Oficinas Pedagógicas na Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia: Espaço para Formação Intercultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100200 |
Resumo: | Resumo Este trabalho consiste em analisar as interações do sujeito na posição de futuro professor de ciências e biologia no desenvolvimento de oficinas pedagógicas como espaços de formação intercultural. A oficina pedagógica foi construída a partir de observações nos cursos de Educação do Campo e Ciências Biológicas, contou com cinco situações-problemas e foi desenvolvida em disciplinas da área pedagógica desses cursos. Com a materialidade dos dados a análise do discurso evidenciou três momentos principais de discussão: (i) Posicionamentos performáticos: parâmetros científicos que validam outras culturas; (ii) Tensões nas posições de enunciação: frestas do etnocentrismo no ensino de ciências e formação docente; (iii) Mobilização dos saberes relacionados aos contextos socioculturais e identidades dos sujeitos: deslocamentos das posições enunciativas. As situações-problemas possibilitaram a formação de pontes e cruzamentos interculturais e, a partir desse formato, repensar questões inerentes à existência desses sujeitos por meio das frestas que dissolveram a performance esperada e reproduzida em uma perspectiva etnocêntrica. |
id |
UNESP-22_5092c940c6ab980d61fb664c83ae9c1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132020000100200 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficinas Pedagógicas na Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia: Espaço para Formação InterculturalEnsino de biologiaFormação interculturalFormação inicial de professoresOficinas pedagógicasResumo Este trabalho consiste em analisar as interações do sujeito na posição de futuro professor de ciências e biologia no desenvolvimento de oficinas pedagógicas como espaços de formação intercultural. A oficina pedagógica foi construída a partir de observações nos cursos de Educação do Campo e Ciências Biológicas, contou com cinco situações-problemas e foi desenvolvida em disciplinas da área pedagógica desses cursos. Com a materialidade dos dados a análise do discurso evidenciou três momentos principais de discussão: (i) Posicionamentos performáticos: parâmetros científicos que validam outras culturas; (ii) Tensões nas posições de enunciação: frestas do etnocentrismo no ensino de ciências e formação docente; (iii) Mobilização dos saberes relacionados aos contextos socioculturais e identidades dos sujeitos: deslocamentos das posições enunciativas. As situações-problemas possibilitaram a formação de pontes e cruzamentos interculturais e, a partir desse formato, repensar questões inerentes à existência desses sujeitos por meio das frestas que dissolveram a performance esperada e reproduzida em uma perspectiva etnocêntrica.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100200Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320200001info:eu-repo/semantics/openAccessRédua,Laís de SouzaKato,Danilo Seithipor2020-07-07T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132020000100200Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:11.846049Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficinas Pedagógicas na Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia: Espaço para Formação Intercultural |
title |
Oficinas Pedagógicas na Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia: Espaço para Formação Intercultural |
spellingShingle |
Oficinas Pedagógicas na Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia: Espaço para Formação Intercultural Rédua,Laís de Souza Ensino de biologia Formação intercultural Formação inicial de professores Oficinas pedagógicas |
title_short |
Oficinas Pedagógicas na Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia: Espaço para Formação Intercultural |
title_full |
Oficinas Pedagógicas na Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia: Espaço para Formação Intercultural |
title_fullStr |
Oficinas Pedagógicas na Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia: Espaço para Formação Intercultural |
title_full_unstemmed |
Oficinas Pedagógicas na Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia: Espaço para Formação Intercultural |
title_sort |
Oficinas Pedagógicas na Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia: Espaço para Formação Intercultural |
author |
Rédua,Laís de Souza |
author_facet |
Rédua,Laís de Souza Kato,Danilo Seithi |
author_role |
author |
author2 |
Kato,Danilo Seithi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rédua,Laís de Souza Kato,Danilo Seithi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de biologia Formação intercultural Formação inicial de professores Oficinas pedagógicas |
topic |
Ensino de biologia Formação intercultural Formação inicial de professores Oficinas pedagógicas |
description |
Resumo Este trabalho consiste em analisar as interações do sujeito na posição de futuro professor de ciências e biologia no desenvolvimento de oficinas pedagógicas como espaços de formação intercultural. A oficina pedagógica foi construída a partir de observações nos cursos de Educação do Campo e Ciências Biológicas, contou com cinco situações-problemas e foi desenvolvida em disciplinas da área pedagógica desses cursos. Com a materialidade dos dados a análise do discurso evidenciou três momentos principais de discussão: (i) Posicionamentos performáticos: parâmetros científicos que validam outras culturas; (ii) Tensões nas posições de enunciação: frestas do etnocentrismo no ensino de ciências e formação docente; (iii) Mobilização dos saberes relacionados aos contextos socioculturais e identidades dos sujeitos: deslocamentos das posições enunciativas. As situações-problemas possibilitaram a formação de pontes e cruzamentos interculturais e, a partir desse formato, repensar questões inerentes à existência desses sujeitos por meio das frestas que dissolveram a performance esperada e reproduzida em uma perspectiva etnocêntrica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100200 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320200001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170958546141184 |