Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eliane da Silva Soares
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7935154785332323
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7034
Resumo: A dissertação apresentada investiga o uso de Jogos Digitais como recursos estratégicos de mediação didática para o processo de ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza, particularmente, em relação aos conteúdos ministrados de Física, enquanto componente curricular para os primeiros anos do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em quatro Ateliês, todos relacionados à formação docente dirigida ao Ensino Fundamental. Os resultados destas ações auxiliaram a identificar os componentes curriculares mais abordados nas aulas de Ciências da Natureza, investigar quais os tópicos de Física, inseridos entre os conteúdos, se faz mais presente. Visitas feitas in loco a uma escola localizada num dos bairros da cidade de Manaus, evidenciaram abordagem quase exclusiva sobre Higiene e Meio Ambiente, além de completa ausência de atividades experimentais nessa etapa de ensino. Questões vinculadas à formação da cidadania apontam a necessidade de incorporar conhecimentos físicos às atividades cotidianas dos alunos em função dos avanços tecnológicos. A metodologia da pesquisa foi constituída a partir da abordagem qualitativa com ênfase no estudo de caso, tendo como referência os pressupostos construtivistas de Piaget e a Teoria Ator-Rede de Latour. Como resultado, o estudo evidenciou que as crianças precisam de tempo e experiência para reconhecer, refinar as ideias de conhecimento físico, pois é a relação entre a experimentação ativa e o objeto que pode desenvolver a compreensão de conceitos científicos organizados a partir de problemas resolvidos e obstáculos superados.
id UFAM_32d0cf8231609264cc90585922ad44b4
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7034
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em físicaJogos digitaisMediação didáticaEnsino-aprendizagemCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICAA dissertação apresentada investiga o uso de Jogos Digitais como recursos estratégicos de mediação didática para o processo de ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza, particularmente, em relação aos conteúdos ministrados de Física, enquanto componente curricular para os primeiros anos do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em quatro Ateliês, todos relacionados à formação docente dirigida ao Ensino Fundamental. Os resultados destas ações auxiliaram a identificar os componentes curriculares mais abordados nas aulas de Ciências da Natureza, investigar quais os tópicos de Física, inseridos entre os conteúdos, se faz mais presente. Visitas feitas in loco a uma escola localizada num dos bairros da cidade de Manaus, evidenciaram abordagem quase exclusiva sobre Higiene e Meio Ambiente, além de completa ausência de atividades experimentais nessa etapa de ensino. Questões vinculadas à formação da cidadania apontam a necessidade de incorporar conhecimentos físicos às atividades cotidianas dos alunos em função dos avanços tecnológicos. A metodologia da pesquisa foi constituída a partir da abordagem qualitativa com ênfase no estudo de caso, tendo como referência os pressupostos construtivistas de Piaget e a Teoria Ator-Rede de Latour. Como resultado, o estudo evidenciou que as crianças precisam de tempo e experiência para reconhecer, refinar as ideias de conhecimento físico, pois é a relação entre a experimentação ativa e o objeto que pode desenvolver a compreensão de conceitos científicos organizados a partir de problemas resolvidos e obstáculos superados.The dissertation presented here investigates the use of Digital Games as a strategic resource of didactic mediation in the teaching and learning process of Natural Sciences, particularly in relation to the content of Physics taught as a curricular component for the first years of Elementary School. The research was developed in four workshops, all related to teacher training directed to Elementary School. The results of these actions helped to identify the most covered curricular components in the classes of Natural Sciences, to investigate which topics of Physics, inserted between the contents, becomes more present. Visits made in loco to a school located in one of the districts of the city of Manaus, evidenced an almost exclusive approach on Hygiene and Environment, besides the complete absence of experimental activities in this stage of education. Issues related to the formation of citizenship point to the need to incorporate Physics knowledge into the daily activities of students in function of technological advances. The methodology of the research was constituted from the qualitative approach with emphasis in the case study, having as reference the constructivist assumptions of Piaget and the Latour’s Theory Actor-Network. As a result, the study evidenced that children need time and experience to recognize, refine ideas of Physics knowledge, because it is the relationship between active experimentation and the object that can develop the understanding of scientific concepts organized from solved problems and obstacles overcome.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasA possibilidade de levar ideias de conceitos físicos para todos os níveis de ensino.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaThomé, Zeina Rebouças Corrêahttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447Brito, Luiz Carlos Cerquinho dehttp://lattes.cnpq.br/7868389442607257Frota, Hidembergue Ordozgoith dahttp://lattes.cnpq.br/5700103079488064Castro Junior, Alberto Nogueira dehttp://lattes.cnpq.br/5919189481858271Ferreira, Eliane da Silva Soareshttp://lattes.cnpq.br/79351547853323232019-03-19T20:31:29Z2016-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física. 2016. 157 f. Dissertação, (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7034porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-03-20T05:04:03Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7034Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-03-20T05:04:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física
title Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física
spellingShingle Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física
Ferreira, Eliane da Silva Soares
Jogos digitais
Mediação didática
Ensino-aprendizagem
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
title_short Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física
title_full Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física
title_fullStr Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física
title_full_unstemmed Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física
title_sort Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física
author Ferreira, Eliane da Silva Soares
author_facet Ferreira, Eliane da Silva Soares
http://lattes.cnpq.br/7935154785332323
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/7935154785332323
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
http://lattes.cnpq.br/1255254917732447
Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
http://lattes.cnpq.br/7868389442607257
Frota, Hidembergue Ordozgoith da
http://lattes.cnpq.br/5700103079488064
Castro Junior, Alberto Nogueira de
http://lattes.cnpq.br/5919189481858271
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Eliane da Silva Soares
http://lattes.cnpq.br/7935154785332323
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos digitais
Mediação didática
Ensino-aprendizagem
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
topic Jogos digitais
Mediação didática
Ensino-aprendizagem
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
description A dissertação apresentada investiga o uso de Jogos Digitais como recursos estratégicos de mediação didática para o processo de ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza, particularmente, em relação aos conteúdos ministrados de Física, enquanto componente curricular para os primeiros anos do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em quatro Ateliês, todos relacionados à formação docente dirigida ao Ensino Fundamental. Os resultados destas ações auxiliaram a identificar os componentes curriculares mais abordados nas aulas de Ciências da Natureza, investigar quais os tópicos de Física, inseridos entre os conteúdos, se faz mais presente. Visitas feitas in loco a uma escola localizada num dos bairros da cidade de Manaus, evidenciaram abordagem quase exclusiva sobre Higiene e Meio Ambiente, além de completa ausência de atividades experimentais nessa etapa de ensino. Questões vinculadas à formação da cidadania apontam a necessidade de incorporar conhecimentos físicos às atividades cotidianas dos alunos em função dos avanços tecnológicos. A metodologia da pesquisa foi constituída a partir da abordagem qualitativa com ênfase no estudo de caso, tendo como referência os pressupostos construtivistas de Piaget e a Teoria Ator-Rede de Latour. Como resultado, o estudo evidenciou que as crianças precisam de tempo e experiência para reconhecer, refinar as ideias de conhecimento físico, pois é a relação entre a experimentação ativa e o objeto que pode desenvolver a compreensão de conceitos científicos organizados a partir de problemas resolvidos e obstáculos superados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-28
2019-03-19T20:31:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física. 2016. 157 f. Dissertação, (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7034
identifier_str_mv Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física. 2016. 157 f. Dissertação, (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732032492732416