Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7034 |
Resumo: | A dissertação apresentada investiga o uso de Jogos Digitais como recursos estratégicos de mediação didática para o processo de ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza, particularmente, em relação aos conteúdos ministrados de Física, enquanto componente curricular para os primeiros anos do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em quatro Ateliês, todos relacionados à formação docente dirigida ao Ensino Fundamental. Os resultados destas ações auxiliaram a identificar os componentes curriculares mais abordados nas aulas de Ciências da Natureza, investigar quais os tópicos de Física, inseridos entre os conteúdos, se faz mais presente. Visitas feitas in loco a uma escola localizada num dos bairros da cidade de Manaus, evidenciaram abordagem quase exclusiva sobre Higiene e Meio Ambiente, além de completa ausência de atividades experimentais nessa etapa de ensino. Questões vinculadas à formação da cidadania apontam a necessidade de incorporar conhecimentos físicos às atividades cotidianas dos alunos em função dos avanços tecnológicos. A metodologia da pesquisa foi constituída a partir da abordagem qualitativa com ênfase no estudo de caso, tendo como referência os pressupostos construtivistas de Piaget e a Teoria Ator-Rede de Latour. Como resultado, o estudo evidenciou que as crianças precisam de tempo e experiência para reconhecer, refinar as ideias de conhecimento físico, pois é a relação entre a experimentação ativa e o objeto que pode desenvolver a compreensão de conceitos científicos organizados a partir de problemas resolvidos e obstáculos superados. |
id |
UFAM_32d0cf8231609264cc90585922ad44b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7034 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em físicaJogos digitaisMediação didáticaEnsino-aprendizagemCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICAA dissertação apresentada investiga o uso de Jogos Digitais como recursos estratégicos de mediação didática para o processo de ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza, particularmente, em relação aos conteúdos ministrados de Física, enquanto componente curricular para os primeiros anos do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em quatro Ateliês, todos relacionados à formação docente dirigida ao Ensino Fundamental. Os resultados destas ações auxiliaram a identificar os componentes curriculares mais abordados nas aulas de Ciências da Natureza, investigar quais os tópicos de Física, inseridos entre os conteúdos, se faz mais presente. Visitas feitas in loco a uma escola localizada num dos bairros da cidade de Manaus, evidenciaram abordagem quase exclusiva sobre Higiene e Meio Ambiente, além de completa ausência de atividades experimentais nessa etapa de ensino. Questões vinculadas à formação da cidadania apontam a necessidade de incorporar conhecimentos físicos às atividades cotidianas dos alunos em função dos avanços tecnológicos. A metodologia da pesquisa foi constituída a partir da abordagem qualitativa com ênfase no estudo de caso, tendo como referência os pressupostos construtivistas de Piaget e a Teoria Ator-Rede de Latour. Como resultado, o estudo evidenciou que as crianças precisam de tempo e experiência para reconhecer, refinar as ideias de conhecimento físico, pois é a relação entre a experimentação ativa e o objeto que pode desenvolver a compreensão de conceitos científicos organizados a partir de problemas resolvidos e obstáculos superados.The dissertation presented here investigates the use of Digital Games as a strategic resource of didactic mediation in the teaching and learning process of Natural Sciences, particularly in relation to the content of Physics taught as a curricular component for the first years of Elementary School. The research was developed in four workshops, all related to teacher training directed to Elementary School. The results of these actions helped to identify the most covered curricular components in the classes of Natural Sciences, to investigate which topics of Physics, inserted between the contents, becomes more present. Visits made in loco to a school located in one of the districts of the city of Manaus, evidenced an almost exclusive approach on Hygiene and Environment, besides the complete absence of experimental activities in this stage of education. Issues related to the formation of citizenship point to the need to incorporate Physics knowledge into the daily activities of students in function of technological advances. The methodology of the research was constituted from the qualitative approach with emphasis in the case study, having as reference the constructivist assumptions of Piaget and the Latour’s Theory Actor-Network. As a result, the study evidenced that children need time and experience to recognize, refine ideas of Physics knowledge, because it is the relationship between active experimentation and the object that can develop the understanding of scientific concepts organized from solved problems and obstacles overcome.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasA possibilidade de levar ideias de conceitos físicos para todos os níveis de ensino.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaThomé, Zeina Rebouças Corrêahttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447Brito, Luiz Carlos Cerquinho dehttp://lattes.cnpq.br/7868389442607257Frota, Hidembergue Ordozgoith dahttp://lattes.cnpq.br/5700103079488064Castro Junior, Alberto Nogueira dehttp://lattes.cnpq.br/5919189481858271Ferreira, Eliane da Silva Soareshttp://lattes.cnpq.br/79351547853323232019-03-19T20:31:29Z2016-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física. 2016. 157 f. Dissertação, (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7034porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-03-20T05:04:03Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7034Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-03-20T05:04:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física |
title |
Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física |
spellingShingle |
Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física Ferreira, Eliane da Silva Soares Jogos digitais Mediação didática Ensino-aprendizagem CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA |
title_short |
Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física |
title_full |
Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física |
title_fullStr |
Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física |
title_full_unstemmed |
Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física |
title_sort |
Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física |
author |
Ferreira, Eliane da Silva Soares |
author_facet |
Ferreira, Eliane da Silva Soares http://lattes.cnpq.br/7935154785332323 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/7935154785332323 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Thomé, Zeina Rebouças Corrêa http://lattes.cnpq.br/1255254917732447 Brito, Luiz Carlos Cerquinho de http://lattes.cnpq.br/7868389442607257 Frota, Hidembergue Ordozgoith da http://lattes.cnpq.br/5700103079488064 Castro Junior, Alberto Nogueira de http://lattes.cnpq.br/5919189481858271 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Eliane da Silva Soares http://lattes.cnpq.br/7935154785332323 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos digitais Mediação didática Ensino-aprendizagem CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA |
topic |
Jogos digitais Mediação didática Ensino-aprendizagem CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA |
description |
A dissertação apresentada investiga o uso de Jogos Digitais como recursos estratégicos de mediação didática para o processo de ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza, particularmente, em relação aos conteúdos ministrados de Física, enquanto componente curricular para os primeiros anos do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em quatro Ateliês, todos relacionados à formação docente dirigida ao Ensino Fundamental. Os resultados destas ações auxiliaram a identificar os componentes curriculares mais abordados nas aulas de Ciências da Natureza, investigar quais os tópicos de Física, inseridos entre os conteúdos, se faz mais presente. Visitas feitas in loco a uma escola localizada num dos bairros da cidade de Manaus, evidenciaram abordagem quase exclusiva sobre Higiene e Meio Ambiente, além de completa ausência de atividades experimentais nessa etapa de ensino. Questões vinculadas à formação da cidadania apontam a necessidade de incorporar conhecimentos físicos às atividades cotidianas dos alunos em função dos avanços tecnológicos. A metodologia da pesquisa foi constituída a partir da abordagem qualitativa com ênfase no estudo de caso, tendo como referência os pressupostos construtivistas de Piaget e a Teoria Ator-Rede de Latour. Como resultado, o estudo evidenciou que as crianças precisam de tempo e experiência para reconhecer, refinar as ideias de conhecimento físico, pois é a relação entre a experimentação ativa e o objeto que pode desenvolver a compreensão de conceitos científicos organizados a partir de problemas resolvidos e obstáculos superados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-28 2019-03-19T20:31:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física. 2016. 157 f. Dissertação, (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7034 |
identifier_str_mv |
Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física. 2016. 157 f. Dissertação, (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732032492732416 |