ANÁLISE DE JOGOS DIGITAIS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Josiane Brunetti Cani
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santiago, Maria Elizabete Vilella, Pinheiro, Ivana Queiroz, Soares, Gilvan Mateus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11880
Resumo: A pesquisa objetiva analisar três aplicativos de dispositivos móveis orientados à aprendizagem de língua estrangeira, identificando suas potencialidades e limitações: LinguaLeo, English Grammar, all levels e Learning 2 talk. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa teve como fundamentação teórica os estudos da gamificação e da aprendizagem de línguas pelo computador (CALL) para analisar os dados obtidos nos três jogos de acordo com os seguintes critérios: (1) teoria de aprendizagem; (2) nível de contextualização; (3) nível de personalização; (4) tipo de interação; (5) conteúdo abordado; e (6) interface. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, abrangendo aspectos tanto da linguagem verbal quanto da gráfica, além dos elementos interativos das interfaces. A análise permitiu concluir que, embora os jogos apresentem a predominância de uma estrutura behaviorista, há uma tentativa de expandir o ensino da língua estrangeira pelo uso de jogos digitais.
id UFMG-7_c1aabd460fbc36f97e1eb9f9d1935111
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/11880
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DE JOGOS DIGITAIS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRASAprendizagem de Línguas por Computador (CALL); Jogos Digitais; Mediação Pedagógica.A pesquisa objetiva analisar três aplicativos de dispositivos móveis orientados à aprendizagem de língua estrangeira, identificando suas potencialidades e limitações: LinguaLeo, English Grammar, all levels e Learning 2 talk. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa teve como fundamentação teórica os estudos da gamificação e da aprendizagem de línguas pelo computador (CALL) para analisar os dados obtidos nos três jogos de acordo com os seguintes critérios: (1) teoria de aprendizagem; (2) nível de contextualização; (3) nível de personalização; (4) tipo de interação; (5) conteúdo abordado; e (6) interface. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, abrangendo aspectos tanto da linguagem verbal quanto da gráfica, além dos elementos interativos das interfaces. A análise permitiu concluir que, embora os jogos apresentem a predominância de uma estrutura behaviorista, há uma tentativa de expandir o ensino da língua estrangeira pelo uso de jogos digitais.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisFerrari, Josiane Brunetti CaniSantiago, Maria Elizabete VilellaPinheiro, Ivana QueirozSoares, Gilvan Mateus2017-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11880Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11880/10741Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-01T12:07:29Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/11880Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2017-11-01T12:07:29Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DE JOGOS DIGITAIS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
title ANÁLISE DE JOGOS DIGITAIS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
spellingShingle ANÁLISE DE JOGOS DIGITAIS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Ferrari, Josiane Brunetti Cani
Aprendizagem de Línguas por Computador (CALL); Jogos Digitais; Mediação Pedagógica.
title_short ANÁLISE DE JOGOS DIGITAIS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
title_full ANÁLISE DE JOGOS DIGITAIS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
title_fullStr ANÁLISE DE JOGOS DIGITAIS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
title_full_unstemmed ANÁLISE DE JOGOS DIGITAIS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
title_sort ANÁLISE DE JOGOS DIGITAIS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
author Ferrari, Josiane Brunetti Cani
author_facet Ferrari, Josiane Brunetti Cani
Santiago, Maria Elizabete Vilella
Pinheiro, Ivana Queiroz
Soares, Gilvan Mateus
author_role author
author2 Santiago, Maria Elizabete Vilella
Pinheiro, Ivana Queiroz
Soares, Gilvan Mateus
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Josiane Brunetti Cani
Santiago, Maria Elizabete Vilella
Pinheiro, Ivana Queiroz
Soares, Gilvan Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem de Línguas por Computador (CALL); Jogos Digitais; Mediação Pedagógica.
topic Aprendizagem de Línguas por Computador (CALL); Jogos Digitais; Mediação Pedagógica.
description A pesquisa objetiva analisar três aplicativos de dispositivos móveis orientados à aprendizagem de língua estrangeira, identificando suas potencialidades e limitações: LinguaLeo, English Grammar, all levels e Learning 2 talk. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa teve como fundamentação teórica os estudos da gamificação e da aprendizagem de línguas pelo computador (CALL) para analisar os dados obtidos nos três jogos de acordo com os seguintes critérios: (1) teoria de aprendizagem; (2) nível de contextualização; (3) nível de personalização; (4) tipo de interação; (5) conteúdo abordado; e (6) interface. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, abrangendo aspectos tanto da linguagem verbal quanto da gráfica, além dos elementos interativos das interfaces. A análise permitiu concluir que, embora os jogos apresentem a predominância de uma estrutura behaviorista, há uma tentativa de expandir o ensino da língua estrangeira pelo uso de jogos digitais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11880
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11880/10741
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711101085024256