A festa do Çairé e a resistência indígena: uma experiência ancestral dos Borari em Alter do Chão, Santarém, Pará
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7382 |
Resumo: | Este estudo se ocupa de uma análise sobre a existência de elementos do xamanismo indígena, manifestados por meio de práticas rituais, crenças e mitos que se entrelaçam com os elementos do cristianismo na festa do Çairé, em Alter do Chão, no Pará, como forma de resistência aos ditames da Igreja e à moral da sociedade moderna. Concentra-se na intenção de identificar os elementos artísticos e culturais presentes na manifestação dessa festa, por meio de ritos, danças, musicalidade, comidas, ladainhas, fé e devoção que atravessam por todos os símbolos que compõem essa festa popular de cariz religioso/profano, remetendo para uma poiesis da religiosidade popular. O Çairé é uma festa secular introduzida na Amazônia pelos padres jesuítas que diante das dificuldades no trabalho de evangelização dos indígenas, inventaram e/ou adaptaram um instrumento com cipós, fitas, espelhos, biscoitos como forma de seduzir os nativos mesclando elementos da cultura europeia como os preceitos do cristianismo com elementos da cultura indígena como a dança e os instrumentos musicais, além, claro do movimento lúdico característico dos indígenas. Esta pesquisa assume uma perspectiva interdisciplinar de diálogo com a Antropologia, Filosofia, Arte, História e Religião, colocando em evidência as relações de gênero com destaque para a histórica dominação masculina e o protagonismo feminino. O protagonismo é tomado nesta tese como fragmento conceptual, a partir de práticas sociais de direção e liderança exercidas por mulheres no âmbito dos festejos do Çairé. O trabalho de campo foi realizado sob o aporte das abordagens qualitativas, tendo por inspiração metodológica a etnografia aliada aos princípios da história oral. Os resultados revelam que o propósito de negação do paganismo indígena por parte do projeto colonizador português, apresentando Deus, a cruz e a salvação eterna através da simbologia da Santíssima Trindade, encontrou resistência dos indígenas dentro da festa do Çairé. A resistência aparece por dentro da manifestação do Çairé de forma politeísta, reunindo elementos do paganismo indígena, sobretudo de sua mitologia. O dado central daquilo que estamos denominando de paganismo é a figura do pajé ou curandeiro juntamente com o tarubá, bebida sagrada, central nos rituais religiosos indígenas. |
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O Çairé é uma festa secular introduzida na Amazônia pelos padres jesuítas que diante das dificuldades no trabalho de evangelização dos indígenas, inventaram e/ou adaptaram um instrumento com cipós, fitas, espelhos, biscoitos como forma de seduzir os nativos mesclando elementos da cultura europeia como os preceitos do cristianismo com elementos da cultura indígena como a dança e os instrumentos musicais, além, claro do movimento lúdico característico dos indígenas. Esta pesquisa assume uma perspectiva interdisciplinar de diálogo com a Antropologia, Filosofia, Arte, História e Religião, colocando em evidência as relações de gênero com destaque para a histórica dominação masculina e o protagonismo feminino. O protagonismo é tomado nesta tese como fragmento conceptual, a partir de práticas sociais de direção e liderança exercidas por mulheres no âmbito dos festejos do Çairé. O trabalho de campo foi realizado sob o aporte das abordagens qualitativas, tendo por inspiração metodológica a etnografia aliada aos princípios da história oral. Os resultados revelam que o propósito de negação do paganismo indígena por parte do projeto colonizador português, apresentando Deus, a cruz e a salvação eterna através da simbologia da Santíssima Trindade, encontrou resistência dos indígenas dentro da festa do Çairé. A resistência aparece por dentro da manifestação do Çairé de forma politeísta, reunindo elementos do paganismo indígena, sobretudo de sua mitologia. O dado central daquilo que estamos denominando de paganismo é a figura do pajé ou curandeiro juntamente com o tarubá, bebida sagrada, central nos rituais religiosos indígenas.This study deals with an analysis of the existence of elements of indigenous shamanism, manifested through ritual practices, beliefs and myths that intertwine with the elements of Christianity in the party of Çairé, in Alter do Chão, Pará, as a form of resistance to the dictates of the Church and the morality of modern society. It concentrates on the intention of identifying the artistic and cultural elements present in the manifestation of this celebration, through rites, dances, musicality, food, litanies, faith and devotion that cross through all the symbols that make up this popular festival of religious / profane , referring to a poetry of popular religiosity. The Çairé is a secular festival introduced in the Amazon by the Jesuit priests who, faced with difficulties in the work of evangelization of the natives, invented and / or adapted an instrument with vines, ribbons, mirrors and biscuits as a way to seduce the natives by mixing elements of European culture as the precepts of Christianity with elements of indigenous culture such as dance and musical instruments, besides, of course, the ludic movement characteristic of the natives. This research assumes an interdisciplinary perspective of dialogue with Anthropology, Philosophy, Art, History and Religion, highlighting the gender relations with emphasis on the historical male domination and female protagonism. The protagonism is taken in this thesis as conceptual fragment, from social practices of direction and leadership exerted by women in the ambit of the Çairé festivities. The field work was carried out under the contribution of qualitative approaches, having as methodological inspiration the ethnography allied to the principles of oral history. The results reveal that the purpose of the negation of indigenous paganism by the Portuguese colonizing project, presenting God, the cross and eternal salvation through the symbolism of the Holy Trinity, found resistance from the natives within the party of the Abrei. Resistance appears within the manifestation of the Çairé in a polytheistic form, bringing together elements of indigenous paganism, especially of its mythology. The central point of what we are calling paganism is the figure of the shaman or healer along with the taruba, sacred drink, central in the indigenous religious rituals.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaTorres, Iraildes Caldashttp://lattes.cnpq.br/2677966121712850Carvalho, Edgard de Assishttp://lattes.cnpq.br/5615241034525485Castro, Ricardo Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/5296978118422413Pinheiro, Harald Sá Peixotohttp://lattes.cnpq.br/8413331972028683Dias, João Aluízio Piranhahttp://lattes.cnpq.br/58380349668779702019-09-23T18:15:21Z2019-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfDIAS, João Aluízio Piranha. A festa do Çairé e a resistência indígena: uma experiência ancestral dos Borari em Alter do Chão, Santarém, Pará. 2019. 223 f. 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