A produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Denilson Saturnino
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3099831800493250
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7691
Resumo: Este estudo busca compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem da prática de produção textual escrita do Ensino Fundamental Anos Finais no âmbito do Ensino Presencial por Mediação Tecnológica desenvolvido no Centro de Mídias de Educação do Amazonas à luz dos discursos sobre o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa materializados nos documentos dessa instituição e, assim, promover a reflexão e a crítica que possam colaborar para o aperfeiçoamento das aulas de produção textual que promovam o desenvolvimento da competência discursiva e colaborem para a formação do cidadão autônomo, crítico e capaz de interagir no meio em que vive. A pesquisa se situa no campo da Linguística Aplicada, faz uso de uma abordagem metodológica qualitativa interpretativista de base documental em diálogo com as concepções teóricas de Bakhtin (2011, 2014). Como resultado, constatou-se que parte das práticas de produção textual escrita coaduna com o processo de ensino-aprendizagem que segue a perspectiva proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998b), enquanto outras não. Também se verificou a existência de um embate entre o discurso da tradição e o discurso do novo reverberado nos Planos de Aulas e o fato de parte dos docentes ainda não compreender a proposta dos PCN (1998b) e da teoria do gênero discursivo, preferindo a abordagem teórica do gênero textual.
id UFAM_3fb6cc9b9c2fc21f9e593a0c08fc46d5
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7691
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling A produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do Centro de Mídias de Educação do AmazonasThe written textual production in technology-mediated education in the context of Education Media Center of AmazonasAnálise do discursoLíngua portuguesa - EscritaLíngua portuguesa (Ensino fundamental)LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LINGUÍSTICA: LINGUÍSTICA APLICADAProdução Textual EscritaTecnologiaEnsino Presencial com Mediação TecnológicaAnálise Dialógica do DiscursoEste estudo busca compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem da prática de produção textual escrita do Ensino Fundamental Anos Finais no âmbito do Ensino Presencial por Mediação Tecnológica desenvolvido no Centro de Mídias de Educação do Amazonas à luz dos discursos sobre o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa materializados nos documentos dessa instituição e, assim, promover a reflexão e a crítica que possam colaborar para o aperfeiçoamento das aulas de produção textual que promovam o desenvolvimento da competência discursiva e colaborem para a formação do cidadão autônomo, crítico e capaz de interagir no meio em que vive. A pesquisa se situa no campo da Linguística Aplicada, faz uso de uma abordagem metodológica qualitativa interpretativista de base documental em diálogo com as concepções teóricas de Bakhtin (2011, 2014). Como resultado, constatou-se que parte das práticas de produção textual escrita coaduna com o processo de ensino-aprendizagem que segue a perspectiva proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998b), enquanto outras não. Também se verificou a existência de um embate entre o discurso da tradição e o discurso do novo reverberado nos Planos de Aulas e o fato de parte dos docentes ainda não compreender a proposta dos PCN (1998b) e da teoria do gênero discursivo, preferindo a abordagem teórica do gênero textual.The aim of this paper is to understand how the teaching-learning process takes place in the practice of written textual production of the Elementary School in the context of Education Media Center of Amazonas beyond the discourses of teaching-learning Portuguese language of this institution, thus, promote reflection and criticism that can collaborate for the improvement of textual production classes which promote the development of discursive competence and collaborate for the formation of autonomous, critical and capable of interacting citizens in the environment you live. The research is in the field of Applied Linguistics. It is a qualitative interpretative methodological approach based on Bakhtin's theoretical conceptions (2011, 2014). As a result, it was found that part of the written textual production practices is consistent with the teaching-learning process that follows the perspective proposed by the National Curriculum Parameters(1998b), while others are not. There was also a conflict between the discourse of tradition and the discourse of the new reverberated in the Lesson Plans and the fact that part of the teachers still do not understand the proposal of the PCN (1998b) and the theory of the discursive genre, preferring the approach theory of the textual genre.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasMendonça, Fernanda Dias de Los Rioshttp://lattes.cnpq.br/7211102809346198Costa, Leonard Christy Souzahttp://lattes.cnpq.br/6253814174927313Souza, Sérgio Augusto Freire dehttp://lattes.cnpq.br/1010905812755398Silva, Denilson Saturninohttp://lattes.cnpq.br/30998318004932502020-03-02T20:27:06Z2019-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Denilson Saturnino. A produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas. 2019. 156f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Amazonas, Amazonas. 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7691porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-03-03T05:04:00Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7691Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-03-03T05:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas
The written textual production in technology-mediated education in the context of Education Media Center of Amazonas
title A produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas
spellingShingle A produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas
Silva, Denilson Saturnino
Análise do discurso
Língua portuguesa - Escrita
Língua portuguesa (Ensino fundamental)
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LINGUÍSTICA: LINGUÍSTICA APLICADA
Produção Textual Escrita
Tecnologia
Ensino Presencial com Mediação Tecnológica
Análise Dialógica do Discurso
title_short A produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas
title_full A produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas
title_fullStr A produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas
title_full_unstemmed A produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas
title_sort A produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas
author Silva, Denilson Saturnino
author_facet Silva, Denilson Saturnino
http://lattes.cnpq.br/3099831800493250
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/3099831800493250
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendonça, Fernanda Dias de Los Rios
http://lattes.cnpq.br/7211102809346198
Costa, Leonard Christy Souza
http://lattes.cnpq.br/6253814174927313
Souza, Sérgio Augusto Freire de
http://lattes.cnpq.br/1010905812755398
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Denilson Saturnino
http://lattes.cnpq.br/3099831800493250
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Língua portuguesa - Escrita
Língua portuguesa (Ensino fundamental)
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LINGUÍSTICA: LINGUÍSTICA APLICADA
Produção Textual Escrita
Tecnologia
Ensino Presencial com Mediação Tecnológica
Análise Dialógica do Discurso
topic Análise do discurso
Língua portuguesa - Escrita
Língua portuguesa (Ensino fundamental)
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LINGUÍSTICA: LINGUÍSTICA APLICADA
Produção Textual Escrita
Tecnologia
Ensino Presencial com Mediação Tecnológica
Análise Dialógica do Discurso
description Este estudo busca compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem da prática de produção textual escrita do Ensino Fundamental Anos Finais no âmbito do Ensino Presencial por Mediação Tecnológica desenvolvido no Centro de Mídias de Educação do Amazonas à luz dos discursos sobre o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa materializados nos documentos dessa instituição e, assim, promover a reflexão e a crítica que possam colaborar para o aperfeiçoamento das aulas de produção textual que promovam o desenvolvimento da competência discursiva e colaborem para a formação do cidadão autônomo, crítico e capaz de interagir no meio em que vive. A pesquisa se situa no campo da Linguística Aplicada, faz uso de uma abordagem metodológica qualitativa interpretativista de base documental em diálogo com as concepções teóricas de Bakhtin (2011, 2014). Como resultado, constatou-se que parte das práticas de produção textual escrita coaduna com o processo de ensino-aprendizagem que segue a perspectiva proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998b), enquanto outras não. Também se verificou a existência de um embate entre o discurso da tradição e o discurso do novo reverberado nos Planos de Aulas e o fato de parte dos docentes ainda não compreender a proposta dos PCN (1998b) e da teoria do gênero discursivo, preferindo a abordagem teórica do gênero textual.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-28
2020-03-02T20:27:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Denilson Saturnino. A produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas. 2019. 156f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Amazonas, Amazonas. 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7691
identifier_str_mv SILVA, Denilson Saturnino. A produção textual escrita no ensino presencial com mediação tecnológica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas. 2019. 156f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Amazonas, Amazonas. 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234122258415616