Ensino médio integrado no IFAM/campus Parintins: uma análise do processo de implementação do curso técnico em informática (2007-2012)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natividade, Julieuza de Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2906755122056860
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5992
Resumo: Esta dissertação apresenta o resultado da pesquisa intitulada Ensino Médio Integrado no IFAM/campus Parintins: uma análise do processo de implementação do curso de Informática, 2007-2012, cujo campo empírico é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), especificamente o campus Parintins, tendo como objetivo geral analisar o processo de implementação do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no IFAM - Campus Parintins, 2007-2012. O referencial teórico pesquisado, que constitui a base do trabalho, contribuiu para elucidar a origem da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) no início do século XX e seu processo de expansão na atualidade. Também subsidiou investigarmos a origem da formação integrada e EMI, concepções de formação humana integral, Ensino Médio Integrado, os pilares conceituais e eixos estruturantes do EMI e a concepção de Pedagogia das Competências, utilizando a produção bibliográfica, dentre outros, dos autores Acácia Kuenzer, Arminda Mourão, Cunha, Dante Moura, Gaudêncio Frigotto, Gramsci, Manacorda, Maria Ciavatta, Marise Ramos, Marx e Saviani. As principais fontes de informação foram os questionários aplicados aos docentes e técnicos que fizeram parte das comissões que (re) estruturaram os Planos de Curso e aos servidores que fizeram parte de alguma forma do processo de implementação do curso investigado no campus Parintins, além de documentos relacionados à Expansão II e à implantação do campus Parintins e implementação do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e os Planos de Curso reestruturados em 2010 e 2012. A metodologia utilizada para a análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD), com base em Moraes e Galiazzi (2011), adotando-se como categorias empíricas de análise Motivos da implementação, Definição dos Planos de Curso, Concepção de formação humana e Desafios. O estudo permitiu concluir, dentre outros aspectos, que o curso de EMI de informática foi implementado no CPA pela necessidade de atender à legislação e devido a sua experiência na oferta do curso. Conclui, ainda, que a materialização dos princípios que norteiam o EMI no processo de implementação do curso não foram considerados e que algumas decisões da gestão, bem como questões relacionadas à formação dos professores foram elementos que impediram a materialização desses princípios.
id UFAM_411ad8b24b98c673c8fca3f66ac270ef
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5992
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Ensino médio integrado no IFAM/campus Parintins: uma análise do processo de implementação do curso técnico em informática (2007-2012)Ensino Médio IntegradoFormação Humana IntegralRede Federal de Educação ProfissionalCientífica e TecnológicaImplantação do campus ParintinsCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOEsta dissertação apresenta o resultado da pesquisa intitulada Ensino Médio Integrado no IFAM/campus Parintins: uma análise do processo de implementação do curso de Informática, 2007-2012, cujo campo empírico é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), especificamente o campus Parintins, tendo como objetivo geral analisar o processo de implementação do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no IFAM - Campus Parintins, 2007-2012. O referencial teórico pesquisado, que constitui a base do trabalho, contribuiu para elucidar a origem da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) no início do século XX e seu processo de expansão na atualidade. Também subsidiou investigarmos a origem da formação integrada e EMI, concepções de formação humana integral, Ensino Médio Integrado, os pilares conceituais e eixos estruturantes do EMI e a concepção de Pedagogia das Competências, utilizando a produção bibliográfica, dentre outros, dos autores Acácia Kuenzer, Arminda Mourão, Cunha, Dante Moura, Gaudêncio Frigotto, Gramsci, Manacorda, Maria Ciavatta, Marise Ramos, Marx e Saviani. As principais fontes de informação foram os questionários aplicados aos docentes e técnicos que fizeram parte das comissões que (re) estruturaram os Planos de Curso e aos servidores que fizeram parte de alguma forma do processo de implementação do curso investigado no campus Parintins, além de documentos relacionados à Expansão II e à implantação do campus Parintins e implementação do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e os Planos de Curso reestruturados em 2010 e 2012. A metodologia utilizada para a análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD), com base em Moraes e Galiazzi (2011), adotando-se como categorias empíricas de análise Motivos da implementação, Definição dos Planos de Curso, Concepção de formação humana e Desafios. O estudo permitiu concluir, dentre outros aspectos, que o curso de EMI de informática foi implementado no CPA pela necessidade de atender à legislação e devido a sua experiência na oferta do curso. Conclui, ainda, que a materialização dos princípios que norteiam o EMI no processo de implementação do curso não foram considerados e que algumas decisões da gestão, bem como questões relacionadas à formação dos professores foram elementos que impediram a materialização desses princípios.This essay presents the results of the research entitled “Ensino Médio Integrado no IFAM/campus Parintins: uma análise do processo de implementação do curso de Informática”, 2007-2012, whose the empirical field is the “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas” (IFAM), specifically the university campus of the city of Parintins, and also has had as the overall aim to analyze the implementation process of the “Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio” no IFAM /campus Parintins, 2007-2012. The theoretical framework, which constitutes the basis of the research, has contributed to elucidate the origin of the “Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) at the beginning of the 20th century and its current expansion process. It was also important to investigate the origin of the integrated education and EMI, conceptions of integral human training, “Ensino Médio Integrado”, the conceptual pillars and structuring axes of the “EMI” and the conception of the Pedagogy competences, using the bibliographical production of Acacia Kuenzer, Arminda Mourão, Cunha, Dante Moura, Gaudêncio Frigotto, Gramsci, Manacorda, Maria Ciavatta, Marise Ramos, Marx and Saviani, and other authors. The main information sources were the survey applied to the teachers and technicians who were part of the committees that (re) structured the “Planos de Curso” and the servers that were part of some form of the implementation process of the computer course at the Parintins campus, besides documents related to the “Expansão II” and the implantation of the Parintins campus and implementation of the “Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio” and the “Planos de Curso reestruturados” in 2010 e 2012. The methodology used for the data analysis was the “Análise Textual Discursiva” (ATD), based on Moraes and Galiazzi (2011), prioritizing as empirical categories of analysis: “Motivos da implementação, Definição dos Planos de Curso, Concepção de formação humana e Desafios”. The study allowed us to draw to a close that the “EMI” computer course was implemented at CPA due to the need to comply with the legislation and its experience in the course offer, besides other aspects of it. It also concludes that the principles materialization that guides the “EMI” in the course implementation process were not considered and that some management decisions as well as issues related to the teachers‟ training were elements that prevented these principles realization.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMourão, Arminda Rachel Botelhohttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379Mourão, Arminda Rachel BotelhoBarros, João Luiz da CostaCarvalho, Marcelo Bastos Seráfico de AssisNatividade, Julieuza de Souzahttp://lattes.cnpq.br/29067551220568602017-11-10T15:12:38Z2016-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNATIVIDADE, Julieuza de Souza .Ensino médio integrado no IFAM/campus Parintins: uma análise do processo de implementação do curso técnico em informática (2007-2012). 2016. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5992porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-11-11T05:04:16Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5992Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-11-11T05:04:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino médio integrado no IFAM/campus Parintins: uma análise do processo de implementação do curso técnico em informática (2007-2012)
title Ensino médio integrado no IFAM/campus Parintins: uma análise do processo de implementação do curso técnico em informática (2007-2012)
spellingShingle Ensino médio integrado no IFAM/campus Parintins: uma análise do processo de implementação do curso técnico em informática (2007-2012)
Natividade, Julieuza de Souza
Ensino Médio Integrado
Formação Humana Integral
Rede Federal de Educação Profissional
Científica e Tecnológica
Implantação do campus Parintins
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
title_short Ensino médio integrado no IFAM/campus Parintins: uma análise do processo de implementação do curso técnico em informática (2007-2012)
title_full Ensino médio integrado no IFAM/campus Parintins: uma análise do processo de implementação do curso técnico em informática (2007-2012)
title_fullStr Ensino médio integrado no IFAM/campus Parintins: uma análise do processo de implementação do curso técnico em informática (2007-2012)
title_full_unstemmed Ensino médio integrado no IFAM/campus Parintins: uma análise do processo de implementação do curso técnico em informática (2007-2012)
title_sort Ensino médio integrado no IFAM/campus Parintins: uma análise do processo de implementação do curso técnico em informática (2007-2012)
author Natividade, Julieuza de Souza
author_facet Natividade, Julieuza de Souza
http://lattes.cnpq.br/2906755122056860
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/2906755122056860
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mourão, Arminda Rachel Botelho
http://lattes.cnpq.br/3864748731992379
Mourão, Arminda Rachel Botelho
Barros, João Luiz da Costa
Carvalho, Marcelo Bastos Seráfico de Assis
dc.contributor.author.fl_str_mv Natividade, Julieuza de Souza
http://lattes.cnpq.br/2906755122056860
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio Integrado
Formação Humana Integral
Rede Federal de Educação Profissional
Científica e Tecnológica
Implantação do campus Parintins
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
topic Ensino Médio Integrado
Formação Humana Integral
Rede Federal de Educação Profissional
Científica e Tecnológica
Implantação do campus Parintins
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
description Esta dissertação apresenta o resultado da pesquisa intitulada Ensino Médio Integrado no IFAM/campus Parintins: uma análise do processo de implementação do curso de Informática, 2007-2012, cujo campo empírico é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), especificamente o campus Parintins, tendo como objetivo geral analisar o processo de implementação do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no IFAM - Campus Parintins, 2007-2012. O referencial teórico pesquisado, que constitui a base do trabalho, contribuiu para elucidar a origem da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) no início do século XX e seu processo de expansão na atualidade. Também subsidiou investigarmos a origem da formação integrada e EMI, concepções de formação humana integral, Ensino Médio Integrado, os pilares conceituais e eixos estruturantes do EMI e a concepção de Pedagogia das Competências, utilizando a produção bibliográfica, dentre outros, dos autores Acácia Kuenzer, Arminda Mourão, Cunha, Dante Moura, Gaudêncio Frigotto, Gramsci, Manacorda, Maria Ciavatta, Marise Ramos, Marx e Saviani. As principais fontes de informação foram os questionários aplicados aos docentes e técnicos que fizeram parte das comissões que (re) estruturaram os Planos de Curso e aos servidores que fizeram parte de alguma forma do processo de implementação do curso investigado no campus Parintins, além de documentos relacionados à Expansão II e à implantação do campus Parintins e implementação do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e os Planos de Curso reestruturados em 2010 e 2012. A metodologia utilizada para a análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD), com base em Moraes e Galiazzi (2011), adotando-se como categorias empíricas de análise Motivos da implementação, Definição dos Planos de Curso, Concepção de formação humana e Desafios. O estudo permitiu concluir, dentre outros aspectos, que o curso de EMI de informática foi implementado no CPA pela necessidade de atender à legislação e devido a sua experiência na oferta do curso. Conclui, ainda, que a materialização dos princípios que norteiam o EMI no processo de implementação do curso não foram considerados e que algumas decisões da gestão, bem como questões relacionadas à formação dos professores foram elementos que impediram a materialização desses princípios.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22
2017-11-10T15:12:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NATIVIDADE, Julieuza de Souza .Ensino médio integrado no IFAM/campus Parintins: uma análise do processo de implementação do curso técnico em informática (2007-2012). 2016. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5992
identifier_str_mv NATIVIDADE, Julieuza de Souza .Ensino médio integrado no IFAM/campus Parintins: uma análise do processo de implementação do curso técnico em informática (2007-2012). 2016. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732023627022336