Currículo da escola e cultura do povo Mura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valle Neto, Jaspe
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6838045075656360, https://orcid.org/0000-0002-5917-2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8223
Resumo: O processo de organização, constituição e implementação da educação escolar Mura e seu currículo é recente, iniciado por volta do fim dos anos 90 do século passado, momento marcado pelo auge de movimentos sociais e encontros entre diversos grupos étnicos das regiões do país que reivindicavam a efetivação dos escritos em documentos oficiais referente à estruturação da educação escolar destinada aos povos indígenas brasileiros. Com intuito de conhecer as ocorrências das práticas pedagógicas curriculares desenvolvidas pelos Mura, a pesquisa objetivou analisar o currículo da Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina e suas possíveis interrelações com a cultura do povo Mura que habita na aldeia São Félix, Autazes-AM. A investigação se fundamentou no método hermenêutico-dialético, uma vez que procuramos interpretar os verdadeiros significados dos fenômenos revelados no percurso da pesquisa. Tal prática permitiu a interpretação dos dados produzidos visando à compreensão da totalidade dos fatos apresentados, a qual se deu por meio de um movimento analítico constituído dialeticamente. Os procedimentos metodológicos adotados foram operacionalizados através da revisão de literatura, leitura e reflexão de referenciais que abordam a temática estudada; entrevista com elementos significativos e importantes para aquisição de informações sobre a cultura e produção do currículo escolar Mura; análise dos “Planejamentos Grandes” de 2018 e 2019 e do Projeto Político-Pedagógico Mura; organização e análise dos dados produzidos. Os resultados indicaram que o currículo que orienta o fazer pedagógico da Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina assegura as propostas oficiais educacionais destinadas aos povos indígenas brasileiros e converte-se num projeto que possibilita melhorias ao processo educativo e na vida do povo Mura que habita São Félix e dos residentes das aldeias vizinhas que possuem alunos matriculados nessa escola. Embora seja recente, o currículo produzido na Escola Mura tem conseguido desempenhar um papel significativo, pois procura atender as reais necessidades, anseios e expectativas da população Mura, culminando no fortalecimento da identidade e cultura desse povo.
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A investigação se fundamentou no método hermenêutico-dialético, uma vez que procuramos interpretar os verdadeiros significados dos fenômenos revelados no percurso da pesquisa. Tal prática permitiu a interpretação dos dados produzidos visando à compreensão da totalidade dos fatos apresentados, a qual se deu por meio de um movimento analítico constituído dialeticamente. Os procedimentos metodológicos adotados foram operacionalizados através da revisão de literatura, leitura e reflexão de referenciais que abordam a temática estudada; entrevista com elementos significativos e importantes para aquisição de informações sobre a cultura e produção do currículo escolar Mura; análise dos “Planejamentos Grandes” de 2018 e 2019 e do Projeto Político-Pedagógico Mura; organização e análise dos dados produzidos. Os resultados indicaram que o currículo que orienta o fazer pedagógico da Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina assegura as propostas oficiais educacionais destinadas aos povos indígenas brasileiros e converte-se num projeto que possibilita melhorias ao processo educativo e na vida do povo Mura que habita São Félix e dos residentes das aldeias vizinhas que possuem alunos matriculados nessa escola. Embora seja recente, o currículo produzido na Escola Mura tem conseguido desempenhar um papel significativo, pois procura atender as reais necessidades, anseios e expectativas da população Mura, culminando no fortalecimento da identidade e cultura desse povo.The process of organizing, constituting and implementing Mura school education and its curriculum is recent, started around the end of the 90s of the last century, a moment marked by the peak of social movements and meetings among different ethnic groups in the regions of the country that claimed the implementation of the writings in official documents regarding the structuration of school education for Brazilian indigenous peoples. In order to know the occurrences of curricular pedagogical practices developed by Mura peoples, the research aimed to analyze the curriculum of the Dr. Jacobina Indigenous local School and its possible interrelationships with the culture of the Mura people who live in the village São Félix, Autazes-AM. The investigation was based on the hermeneutic-dialectic method, since we seek to interpret the true meanings of the phenomena revealed in the course of the research. Such practice allowed the interpretation of the data produced in order to comprehend the totality of the facts presented, which occurred through an analytical movement constituted dialectically. The methodological procedures adopted were operationalized through the literature review, reading and reflection of references that address the studied theme; interview with significant and important elements to acquire information about the culture and production of the Mura school curriculum; analysis of the “Large Plans” of 2018 and 2019 and the Mura Political-Pedagogical Project; organization and analysis of data produced. The results indicated that the curriculum that guides the pedagogical work of the Dr. Jacobina Indigenous local School ensures the official educational proposals aimed at Brazilian indigenous peoples and becomes a project that allows improvements to the educational process and also on the life of the Mura people who live in São Félix and residents of neighboring villages which have students enrolled in that school. Although recent, the curriculum produced at Mura school has reached a significant role, since it seeks to meet the real needs, desires and expectations of the Mura peoples, culminating in strengthening the identity and culture of these people.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoWeigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/6273580825792084Silva, Iolete Ribeiro dahttp://lattes.cnpq.br/6024598140248335Torres, Iraildes Caldashttp://lattes.cnpq.br/2677966121712850Bettiol, Célia Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6935670235651644Valle Neto, Jaspehttp://lattes.cnpq.br/6838045075656360https://orcid.org/0000-0002-5917-20132021-04-17T00:47:04Z2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVALLE NETO, Jaspe. Currículo da escola e cultura do povo Mura. 2020. 126 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8223porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-04-17T05:04:07Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8223Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-04-17T05:04:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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