Projeto pedagógico Xavante: tensões e rupturas na intensidade da construção curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo,Dulce Maria Pompêo de
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Albuquerque,Judite Gonçalves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003006100006
Resumo: Este artigo traz reflexões acerca da contribuição do Projeto Tucum - formação de professores índios no exercício do magistério - para a construção de um currículo diferenciado que vem dando sustentação aos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Indígenas Xavante de Mato Grosso. A partir do enfoque das políticas oficiais de educação e da importância da resistência dos movimentos organizados, no sentido de provocar mudanças significativas na implantação e no desenvolvimento da educação escolar indígena, analisamos a experiência dos Xavante e do processo de construção que vêm travando por uma escola específica e diferenciada. São ações e elaborações novas, intensas e significativas que revelam as tensões culturais vivenciadas nas escolas e nas comunidades.
id CEDES-2_654eabc405f03d8445141bfba0bc4b04
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622003006100006
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Projeto pedagógico Xavante: tensões e rupturas na intensidade da construção curricularEducação indígenaEscola indígenaCurrículoProjeto Político-PedagógicoPolíticas indigenistasEste artigo traz reflexões acerca da contribuição do Projeto Tucum - formação de professores índios no exercício do magistério - para a construção de um currículo diferenciado que vem dando sustentação aos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Indígenas Xavante de Mato Grosso. A partir do enfoque das políticas oficiais de educação e da importância da resistência dos movimentos organizados, no sentido de provocar mudanças significativas na implantação e no desenvolvimento da educação escolar indígena, analisamos a experiência dos Xavante e do processo de construção que vêm travando por uma escola específica e diferenciada. São ações e elaborações novas, intensas e significativas que revelam as tensões culturais vivenciadas nas escolas e nas comunidades.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003006100006Cadernos CEDES v.23 n.61 2003reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622003006100006info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo,Dulce Maria Pompêo deAlbuquerque,Judite Gonçalves depor2004-02-12T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622003006100006Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2004-02-12T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto pedagógico Xavante: tensões e rupturas na intensidade da construção curricular
title Projeto pedagógico Xavante: tensões e rupturas na intensidade da construção curricular
spellingShingle Projeto pedagógico Xavante: tensões e rupturas na intensidade da construção curricular
Camargo,Dulce Maria Pompêo de
Educação indígena
Escola indígena
Currículo
Projeto Político-Pedagógico
Políticas indigenistas
title_short Projeto pedagógico Xavante: tensões e rupturas na intensidade da construção curricular
title_full Projeto pedagógico Xavante: tensões e rupturas na intensidade da construção curricular
title_fullStr Projeto pedagógico Xavante: tensões e rupturas na intensidade da construção curricular
title_full_unstemmed Projeto pedagógico Xavante: tensões e rupturas na intensidade da construção curricular
title_sort Projeto pedagógico Xavante: tensões e rupturas na intensidade da construção curricular
author Camargo,Dulce Maria Pompêo de
author_facet Camargo,Dulce Maria Pompêo de
Albuquerque,Judite Gonçalves de
author_role author
author2 Albuquerque,Judite Gonçalves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo,Dulce Maria Pompêo de
Albuquerque,Judite Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação indígena
Escola indígena
Currículo
Projeto Político-Pedagógico
Políticas indigenistas
topic Educação indígena
Escola indígena
Currículo
Projeto Político-Pedagógico
Políticas indigenistas
description Este artigo traz reflexões acerca da contribuição do Projeto Tucum - formação de professores índios no exercício do magistério - para a construção de um currículo diferenciado que vem dando sustentação aos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Indígenas Xavante de Mato Grosso. A partir do enfoque das políticas oficiais de educação e da importância da resistência dos movimentos organizados, no sentido de provocar mudanças significativas na implantação e no desenvolvimento da educação escolar indígena, analisamos a experiência dos Xavante e do processo de construção que vêm travando por uma escola específica e diferenciada. São ações e elaborações novas, intensas e significativas que revelam as tensões culturais vivenciadas nas escolas e nas comunidades.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003006100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003006100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622003006100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.23 n.61 2003
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605138280448