Sequência didática para o ensino da Química: uma proposta de atendimento à diversidade no estudo de ácidos e bases sob à luz da Teoria de Jerome Bruner

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Giselly de Moura
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0824827419504538, https://orcid.org/0000-0001-8508-5936
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8191
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar de que forma o ensino de Química pode ser considerado inclusivo dentro de uma diversa sala de aula de ensino médio, respeitando a cada particularidade encontrada e promovendo o desenvolvimento intelectual dos educandos. Esta pesquisa justifica-se pela carência de didáticas que alcancem a todos os alunos presentes na sala de aula, tornando o processo de ensino excludente e a aprendizagem sem significado aos pensamentos dos aprendizes, impossibilitando seu desenvolvimento intelectual de acordo com a Teoria de Aprendizagem em Espiral – TAE – elaborada por Jerome Bruner na década de 60. Esta teoria fundamenta este trabalho por conter elementos que entram em consonância com um processo educativo que prioriza o aluno numa aquisição autônoma de conhecimento, fomentando sua predisposição à aprendizagem por meio de didáticas variadas que valorizem os conhecimentos pré-existentes dos estudantes e os motivem por meio do processo da descoberta, despertando seu interesse através da curiosidade. Para tanto, utiliza-se uma de uma abordagem essencialmente qualitativa, porém com dados quantitativos que auxiliam na obtenção de indicadores acerca dos pontos chave da investigação – diversidade, inclusão e desenvolvimento intelectual – por meio do processo investigativo de estudo de caso, aplicando-se uma sequência didática que inclui 6 abordagens distintas para o ensino de funções inorgânicas (ácidos e bases), caracterizando o currículo em espiral proposto pela TAE, para uma turma de estudantes voluntários da primeira série do ensino médio, de uma escola da rede estadual de educação pública situada no centro da cidade de Manaus. Deste modo observa-se que a diversidade na sala de aula é uma realidade com a qual os professores são impelidos a lidar no exercício de seu oficio, precisando para isto, estar munido de variadas metodologias e didáticas para a promoção da aprendizagem com significado de todos os alunos presentes, caracterizando um ensino inclusivo e qualidade, o que permite concluir que abordagens variadas de um mesmo conteúdo, conforme o que preconiza a TAE, podem ser um caminho adequado ao processo de ensino e aprendizagem inclusivo, possibilitando o desenvolvimento intelectual de todos os alunos presentes na sala de aula.
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spelling Sequência didática para o ensino da Química: uma proposta de atendimento à diversidade no estudo de ácidos e bases sob à luz da Teoria de Jerome BrunerDidactic sequence for teaching Chemistry: a proposal to attend to diversity in the study of acids and bases under the light of Jerome Bruner's TheoryÁcidosQuímica - Ensino e estudoBruner, Jerome S. (Jerome Seymour), 1915-2016Teoria de Aprendizagem em EspiralProcesso educativoCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRADiversidadeInclusãoDesenvolvimento IntelectualSequência DidáticaEnsino de QuímicaÁcidos e BasesEste trabalho tem como objetivo identificar de que forma o ensino de Química pode ser considerado inclusivo dentro de uma diversa sala de aula de ensino médio, respeitando a cada particularidade encontrada e promovendo o desenvolvimento intelectual dos educandos. Esta pesquisa justifica-se pela carência de didáticas que alcancem a todos os alunos presentes na sala de aula, tornando o processo de ensino excludente e a aprendizagem sem significado aos pensamentos dos aprendizes, impossibilitando seu desenvolvimento intelectual de acordo com a Teoria de Aprendizagem em Espiral – TAE – elaborada por Jerome Bruner na década de 60. Esta teoria fundamenta este trabalho por conter elementos que entram em consonância com um processo educativo que prioriza o aluno numa aquisição autônoma de conhecimento, fomentando sua predisposição à aprendizagem por meio de didáticas variadas que valorizem os conhecimentos pré-existentes dos estudantes e os motivem por meio do processo da descoberta, despertando seu interesse através da curiosidade. Para tanto, utiliza-se uma de uma abordagem essencialmente qualitativa, porém com dados quantitativos que auxiliam na obtenção de indicadores acerca dos pontos chave da investigação – diversidade, inclusão e desenvolvimento intelectual – por meio do processo investigativo de estudo de caso, aplicando-se uma sequência didática que inclui 6 abordagens distintas para o ensino de funções inorgânicas (ácidos e bases), caracterizando o currículo em espiral proposto pela TAE, para uma turma de estudantes voluntários da primeira série do ensino médio, de uma escola da rede estadual de educação pública situada no centro da cidade de Manaus. Deste modo observa-se que a diversidade na sala de aula é uma realidade com a qual os professores são impelidos a lidar no exercício de seu oficio, precisando para isto, estar munido de variadas metodologias e didáticas para a promoção da aprendizagem com significado de todos os alunos presentes, caracterizando um ensino inclusivo e qualidade, o que permite concluir que abordagens variadas de um mesmo conteúdo, conforme o que preconiza a TAE, podem ser um caminho adequado ao processo de ensino e aprendizagem inclusivo, possibilitando o desenvolvimento intelectual de todos os alunos presentes na sala de aula.This work aims to identify how the teaching of Chemistry can be considered inclusive within a diverse high school classroom, respecting each particularity found and promoting the intellectual development of students. This research is justified by the lack of didactics that reach all students present in the classroom, making the teaching process exclusive and learning meaningless to the learners' thoughts, making their intellectual development impossible according to the Spiral Learning Theory - TAE - elaborated by Jerome Bruner in the 60's. This theory is the basis for this work because it contains elements that are in line with an educational process that prioritizes the student in an autonomous acquisition of knowledge, fostering his predisposition to learning through varied didactics that value students' pre-existing knowledge and motivate them through the discovery process, arousing their interest through curiosity. For this, an essentially qualitative approach is used, but with quantitative data that help to obtain indicators about the key points of the investigation - diversity, inclusion and intellectual development - through the case study investigative process, applying a didactic sequence that includes 6 different approaches to the teaching of inorganic functions (acids and bases), featuring the spiral curriculum proposed by TAE, for a group of student volunteers from the first grade of high school, from a state school located in the center of Manaus. In this way, it is observed that diversity in the classroom is a reality that teachers are compelled to deal with in the exercise of their profession, needing for this to be equipped with various methodologies and didactics to promote learning with meaning for all. the students present, featuring inclusive and quality teaching, which allows us to conclude that varied approaches to the same content, as recommended by TAE, can be an adequate path to the inclusive teaching and learning process, enabling the intellectual development of all students presents in the classroom.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaCastro, Thais Helena Chaves dehttp://lattes.cnpq.br/9337143918677200Antunes, Ettore Paredeshttp://lattes.cnpq.br/5717478112353570Rocha, Waldireny Caldashttp://lattes.cnpq.br/0161052060648197Maciel, Giselly de Mourahttp://lattes.cnpq.br/0824827419504538https://orcid.org/0000-0001-8508-59362021-03-30T00:25:40Z2020-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACIEL, Giselly de Moura. Sequência didática para o ensino da Química: uma proposta de atendimento à diversidade no estudo de ácidos e bases sob à luz da Teoria de Jerome Bruner. 2020. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8191porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-03-30T05:04:07Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8191Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-03-30T05:04:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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