Contribuições de Jerome Bruner : aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goi, Mara Elisângela Jappe
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Flávia Maria Teixeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194575
Resumo: A Resolução de Problemas se constitui em campo metodológico e psicológico do Ensino de Ciências. Enquanto metodologia de ensino permite o trabalho pedagogicamente orientado por situações instigantes, a construção de concepções cientificas adequadas e ao desenvolvimento de atitude científica nos contextos das aulas de Ciências da Natureza. Como campo psicológico, fundamentado principalmente nos trabalhos de Jerome Bruner, devido as suas orientações sobre o desenvolvimento da criança, em que parte da hipótese de que qualquer assunto pode ser ensinado com eficiência em qualquer fase do desenvolvimento do indivíduo examina três ideias fundamentais: o processo do desenvolvimento intelectual da criança, o ato de aprendizagem e a noção do currículo em espiral. Também argumenta que o ensino pode se constituir através da Resolução de Problemas e pode permitir a compreensão de que a ciência é um empreendimento humano focado na Resolução de problemas. Assim, este ensaio se propõe a apresentar e discutir aspectos da teoria de Jerome Bruner, com o objetivo de aprofundar seu aporte teórico e que esse possa ser utilizado em programas de formação inicial e continuada de professores.
id UFRGS-2_901c7ef3ec20dc794c83fd8ca5937782
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194575
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Goi, Mara Elisângela JappeSantos, Flávia Maria Teixeira dos2019-05-24T02:36:55Z20181806-5821http://hdl.handle.net/10183/194575001088087A Resolução de Problemas se constitui em campo metodológico e psicológico do Ensino de Ciências. Enquanto metodologia de ensino permite o trabalho pedagogicamente orientado por situações instigantes, a construção de concepções cientificas adequadas e ao desenvolvimento de atitude científica nos contextos das aulas de Ciências da Natureza. Como campo psicológico, fundamentado principalmente nos trabalhos de Jerome Bruner, devido as suas orientações sobre o desenvolvimento da criança, em que parte da hipótese de que qualquer assunto pode ser ensinado com eficiência em qualquer fase do desenvolvimento do indivíduo examina três ideias fundamentais: o processo do desenvolvimento intelectual da criança, o ato de aprendizagem e a noção do currículo em espiral. Também argumenta que o ensino pode se constituir através da Resolução de Problemas e pode permitir a compreensão de que a ciência é um empreendimento humano focado na Resolução de problemas. Assim, este ensaio se propõe a apresentar e discutir aspectos da teoria de Jerome Bruner, com o objetivo de aprofundar seu aporte teórico e que esse possa ser utilizado em programas de formação inicial e continuada de professores.The Problems Solving is a methodological and psychological field of Science Teaching. While teaching methodology allows the work pedagogically guided by instigates situations, the appropriate scientific concepts construction and the development of scientific attitude in the nature Sciences classes contexts. In psychological field, based mainly on the works of Jerome Bruner, due to his orientations on the development of the child, in part of the hypothesis that any subject can be taught effectively in any phase of the development of the individual examines three fundamental ideas: the process the child's intellectual development, the act of learning, and the notion of the spiral curriculum. It also argues that teaching can be built through Problems Solving and can allow the understanding that science is a human enterprise focused on problems solving. Thus, this essay proposes to introduce and discuss aspects of Jerome Bruner's theory, with the objective of deepening its theoretical contribution and that it can be used in initial and continuing teacher training programs.application/pdfporCiências & Cognição. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 23, n. 2 (2018), p. 315-332Formação de professoresBruner, Jerome Seymour, 1915-CurrículoScience teachingProblems solvingTeaching formationPsychological aspects of the human developmentContribuições de Jerome Bruner : aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da naturezaJerome Bruner Contributions’ : psychological aspects related to solving problems in the teachers Science Education traininginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088087.pdf.txt001088087.pdf.txtExtracted Texttext/plain77122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194575/2/001088087.pdf.txt1a00c6d3f0ec79202712fec11646d20bMD52ORIGINAL001088087.pdfTexto completoapplication/pdf421546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194575/1/001088087.pdf429a6b160261ea373f692fe1991f3378MD5110183/1945752019-05-25 02:39:16.238692oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194575Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-25T05:39:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições de Jerome Bruner : aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Jerome Bruner Contributions’ : psychological aspects related to solving problems in the teachers Science Education training
title Contribuições de Jerome Bruner : aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza
spellingShingle Contribuições de Jerome Bruner : aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza
Goi, Mara Elisângela Jappe
Formação de professores
Bruner, Jerome Seymour, 1915-
Currículo
Science teaching
Problems solving
Teaching formation
Psychological aspects of the human development
title_short Contribuições de Jerome Bruner : aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza
title_full Contribuições de Jerome Bruner : aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza
title_fullStr Contribuições de Jerome Bruner : aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza
title_full_unstemmed Contribuições de Jerome Bruner : aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza
title_sort Contribuições de Jerome Bruner : aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza
author Goi, Mara Elisângela Jappe
author_facet Goi, Mara Elisângela Jappe
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author_role author
author2 Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goi, Mara Elisângela Jappe
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Bruner, Jerome Seymour, 1915-
Currículo
topic Formação de professores
Bruner, Jerome Seymour, 1915-
Currículo
Science teaching
Problems solving
Teaching formation
Psychological aspects of the human development
dc.subject.eng.fl_str_mv Science teaching
Problems solving
Teaching formation
Psychological aspects of the human development
description A Resolução de Problemas se constitui em campo metodológico e psicológico do Ensino de Ciências. Enquanto metodologia de ensino permite o trabalho pedagogicamente orientado por situações instigantes, a construção de concepções cientificas adequadas e ao desenvolvimento de atitude científica nos contextos das aulas de Ciências da Natureza. Como campo psicológico, fundamentado principalmente nos trabalhos de Jerome Bruner, devido as suas orientações sobre o desenvolvimento da criança, em que parte da hipótese de que qualquer assunto pode ser ensinado com eficiência em qualquer fase do desenvolvimento do indivíduo examina três ideias fundamentais: o processo do desenvolvimento intelectual da criança, o ato de aprendizagem e a noção do currículo em espiral. Também argumenta que o ensino pode se constituir através da Resolução de Problemas e pode permitir a compreensão de que a ciência é um empreendimento humano focado na Resolução de problemas. Assim, este ensaio se propõe a apresentar e discutir aspectos da teoria de Jerome Bruner, com o objetivo de aprofundar seu aporte teórico e que esse possa ser utilizado em programas de formação inicial e continuada de professores.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-24T02:36:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194575
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-5821
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001088087
identifier_str_mv 1806-5821
001088087
url http://hdl.handle.net/10183/194575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciências & Cognição. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 23, n. 2 (2018), p. 315-332
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194575/2/001088087.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194575/1/001088087.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a00c6d3f0ec79202712fec11646d20b
429a6b160261ea373f692fe1991f3378
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224966242304000