Contribuições de Jerome Bruner : aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194575 |
Resumo: | A Resolução de Problemas se constitui em campo metodológico e psicológico do Ensino de Ciências. Enquanto metodologia de ensino permite o trabalho pedagogicamente orientado por situações instigantes, a construção de concepções cientificas adequadas e ao desenvolvimento de atitude científica nos contextos das aulas de Ciências da Natureza. Como campo psicológico, fundamentado principalmente nos trabalhos de Jerome Bruner, devido as suas orientações sobre o desenvolvimento da criança, em que parte da hipótese de que qualquer assunto pode ser ensinado com eficiência em qualquer fase do desenvolvimento do indivíduo examina três ideias fundamentais: o processo do desenvolvimento intelectual da criança, o ato de aprendizagem e a noção do currículo em espiral. Também argumenta que o ensino pode se constituir através da Resolução de Problemas e pode permitir a compreensão de que a ciência é um empreendimento humano focado na Resolução de problemas. Assim, este ensaio se propõe a apresentar e discutir aspectos da teoria de Jerome Bruner, com o objetivo de aprofundar seu aporte teórico e que esse possa ser utilizado em programas de formação inicial e continuada de professores. |
id |
UFRGS-2_901c7ef3ec20dc794c83fd8ca5937782 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194575 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Goi, Mara Elisângela JappeSantos, Flávia Maria Teixeira dos2019-05-24T02:36:55Z20181806-5821http://hdl.handle.net/10183/194575001088087A Resolução de Problemas se constitui em campo metodológico e psicológico do Ensino de Ciências. Enquanto metodologia de ensino permite o trabalho pedagogicamente orientado por situações instigantes, a construção de concepções cientificas adequadas e ao desenvolvimento de atitude científica nos contextos das aulas de Ciências da Natureza. Como campo psicológico, fundamentado principalmente nos trabalhos de Jerome Bruner, devido as suas orientações sobre o desenvolvimento da criança, em que parte da hipótese de que qualquer assunto pode ser ensinado com eficiência em qualquer fase do desenvolvimento do indivíduo examina três ideias fundamentais: o processo do desenvolvimento intelectual da criança, o ato de aprendizagem e a noção do currículo em espiral. Também argumenta que o ensino pode se constituir através da Resolução de Problemas e pode permitir a compreensão de que a ciência é um empreendimento humano focado na Resolução de problemas. Assim, este ensaio se propõe a apresentar e discutir aspectos da teoria de Jerome Bruner, com o objetivo de aprofundar seu aporte teórico e que esse possa ser utilizado em programas de formação inicial e continuada de professores.The Problems Solving is a methodological and psychological field of Science Teaching. While teaching methodology allows the work pedagogically guided by instigates situations, the appropriate scientific concepts construction and the development of scientific attitude in the nature Sciences classes contexts. In psychological field, based mainly on the works of Jerome Bruner, due to his orientations on the development of the child, in part of the hypothesis that any subject can be taught effectively in any phase of the development of the individual examines three fundamental ideas: the process the child's intellectual development, the act of learning, and the notion of the spiral curriculum. It also argues that teaching can be built through Problems Solving and can allow the understanding that science is a human enterprise focused on problems solving. Thus, this essay proposes to introduce and discuss aspects of Jerome Bruner's theory, with the objective of deepening its theoretical contribution and that it can be used in initial and continuing teacher training programs.application/pdfporCiências & Cognição. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 23, n. 2 (2018), p. 315-332Formação de professoresBruner, Jerome Seymour, 1915-CurrículoScience teachingProblems solvingTeaching formationPsychological aspects of the human developmentContribuições de Jerome Bruner : aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da naturezaJerome Bruner Contributions’ : psychological aspects related to solving problems in the teachers Science Education traininginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088087.pdf.txt001088087.pdf.txtExtracted Texttext/plain77122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194575/2/001088087.pdf.txt1a00c6d3f0ec79202712fec11646d20bMD52ORIGINAL001088087.pdfTexto completoapplication/pdf421546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194575/1/001088087.pdf429a6b160261ea373f692fe1991f3378MD5110183/1945752019-05-25 02:39:16.238692oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194575Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-25T05:39:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições de Jerome Bruner : aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Jerome Bruner Contributions’ : psychological aspects related to solving problems in the teachers Science Education training |
title |
Contribuições de Jerome Bruner : aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza |
spellingShingle |
Contribuições de Jerome Bruner : aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza Goi, Mara Elisângela Jappe Formação de professores Bruner, Jerome Seymour, 1915- Currículo Science teaching Problems solving Teaching formation Psychological aspects of the human development |
title_short |
Contribuições de Jerome Bruner : aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza |
title_full |
Contribuições de Jerome Bruner : aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza |
title_fullStr |
Contribuições de Jerome Bruner : aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza |
title_full_unstemmed |
Contribuições de Jerome Bruner : aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza |
title_sort |
Contribuições de Jerome Bruner : aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza |
author |
Goi, Mara Elisângela Jappe |
author_facet |
Goi, Mara Elisângela Jappe Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goi, Mara Elisângela Jappe Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Bruner, Jerome Seymour, 1915- Currículo |
topic |
Formação de professores Bruner, Jerome Seymour, 1915- Currículo Science teaching Problems solving Teaching formation Psychological aspects of the human development |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Science teaching Problems solving Teaching formation Psychological aspects of the human development |
description |
A Resolução de Problemas se constitui em campo metodológico e psicológico do Ensino de Ciências. Enquanto metodologia de ensino permite o trabalho pedagogicamente orientado por situações instigantes, a construção de concepções cientificas adequadas e ao desenvolvimento de atitude científica nos contextos das aulas de Ciências da Natureza. Como campo psicológico, fundamentado principalmente nos trabalhos de Jerome Bruner, devido as suas orientações sobre o desenvolvimento da criança, em que parte da hipótese de que qualquer assunto pode ser ensinado com eficiência em qualquer fase do desenvolvimento do indivíduo examina três ideias fundamentais: o processo do desenvolvimento intelectual da criança, o ato de aprendizagem e a noção do currículo em espiral. Também argumenta que o ensino pode se constituir através da Resolução de Problemas e pode permitir a compreensão de que a ciência é um empreendimento humano focado na Resolução de problemas. Assim, este ensaio se propõe a apresentar e discutir aspectos da teoria de Jerome Bruner, com o objetivo de aprofundar seu aporte teórico e que esse possa ser utilizado em programas de formação inicial e continuada de professores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-24T02:36:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/194575 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-5821 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001088087 |
identifier_str_mv |
1806-5821 001088087 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/194575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ciências & Cognição. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 23, n. 2 (2018), p. 315-332 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194575/2/001088087.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194575/1/001088087.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1a00c6d3f0ec79202712fec11646d20b 429a6b160261ea373f692fe1991f3378 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447685922029568 |