Ferramenta computacional para o cálculo do preço do frete de carga geral do Transporte Hidroviário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ediane da Silva e
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7051882918762002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6401
Resumo: O presente trabalho objetivou o desenvolvimento de uma ferramenta computacional que auxiliasse as empresas de transporte hidroviário, no processo de precificação do frete de cargas em geral, desse modal de transporte, possibilitando a empresa a decidir sobre o preço a ser cobrado do cliente pelo transporte de cargas em geral, tomando por base seus próprios custos referentes a cada viagem de uma determinada embarcação e não mais o preço que era cobrado pela concorrência, como era feito atualmente, pois a ferramenta baseia-se no Ponto de Equilíbrio, que é um componente da Análise CVL, ferramenta da área de custos capaz de conduzir o planejamento financeiro e dar garantias para tomadas de decisões em curto prazo. O ponto de equilíbrio é importante para a determinação do preço a ser cobrado, por mostrar o faturamento mínimo que necessita para quitar a totalidade de seus custos. O sistema foi desenvolvido na linguagem de script PHP e os dados armazenados no banco de dados MySQL. A pesquisa se classificou quanto sua natureza como aplicada e exploratória, com abordagem qualitativa e utilização das técnicas de levantamento bibliográfico e documental. Foram utilizados dados de uma empresa de transporte fluvial de carga geral, atuando na rota Manaus – Porto Velho – Manaus. Os resultados obtidos durante a validação da ferramenta computacional desenvolvida mostraram que esta, uma vez utilizada, será de grande utilidade para a tomada de decisão quanto ao preço do frete a ser cobrado pelos clientes, uma vez que retornou todas as informações esperadas, possibilitando a visualização dos custos referentes a cada viagem, bem como o faturamento que a empresa obterá com a carga pretendida para o transporte, mostrando ainda, se a empresa já cobriu os custos da viagem e quanto terá de lucro com as cargas que já foram contratadas para transporte, levando a oferecer um preço mais baixo, em função do alcance do lucro esperado.
id UFAM_48e33505115f02d19d86f2a218627780
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6401
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Ferramenta computacional para o cálculo do preço do frete de carga geral do Transporte HidroviárioFerramenta Computacional.Transporte HidroviárioAnálise CVLTomada de DecisãoENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOO presente trabalho objetivou o desenvolvimento de uma ferramenta computacional que auxiliasse as empresas de transporte hidroviário, no processo de precificação do frete de cargas em geral, desse modal de transporte, possibilitando a empresa a decidir sobre o preço a ser cobrado do cliente pelo transporte de cargas em geral, tomando por base seus próprios custos referentes a cada viagem de uma determinada embarcação e não mais o preço que era cobrado pela concorrência, como era feito atualmente, pois a ferramenta baseia-se no Ponto de Equilíbrio, que é um componente da Análise CVL, ferramenta da área de custos capaz de conduzir o planejamento financeiro e dar garantias para tomadas de decisões em curto prazo. O ponto de equilíbrio é importante para a determinação do preço a ser cobrado, por mostrar o faturamento mínimo que necessita para quitar a totalidade de seus custos. O sistema foi desenvolvido na linguagem de script PHP e os dados armazenados no banco de dados MySQL. A pesquisa se classificou quanto sua natureza como aplicada e exploratória, com abordagem qualitativa e utilização das técnicas de levantamento bibliográfico e documental. Foram utilizados dados de uma empresa de transporte fluvial de carga geral, atuando na rota Manaus – Porto Velho – Manaus. Os resultados obtidos durante a validação da ferramenta computacional desenvolvida mostraram que esta, uma vez utilizada, será de grande utilidade para a tomada de decisão quanto ao preço do frete a ser cobrado pelos clientes, uma vez que retornou todas as informações esperadas, possibilitando a visualização dos custos referentes a cada viagem, bem como o faturamento que a empresa obterá com a carga pretendida para o transporte, mostrando ainda, se a empresa já cobriu os custos da viagem e quanto terá de lucro com as cargas que já foram contratadas para transporte, levando a oferecer um preço mais baixo, em função do alcance do lucro esperado.The present work aimed at a computational tool development that would help the water transportation companies, in various cargoes pricing the freight process, of this transport king, allowing the company to decide on the price to be charged by the customer for the transportation of in general, based on their own costs for each voyage of a particular vessel and not the price charged by the competition, as it was currently done, because the tool is based on the Point of Equilibrium, which is a component of the CVL analysis, a cost area tool capable of conducting financial planning and providing guarantees for short-term decision-making. The break-even point is important in determining the price to be charged because it shows the minimum billing you need to pay off all of your costs. The system was developed in the PHP scripting language and the data stored in the MySQL database. The research was classified as applied and exploratory, with a qualitative approach and use of bibliographical and documentary survey techniques. We used data from a general cargo river transportation company, operating on the Manaus - Porto Velho - Manaus route. The results obtained during the validation of the developed computational tool showed that this one, once used, will be of great use for the decision making as to the price of freight to be charged by the clients, since it returned all the expected information, allowing the visualization of the costs related to each trip, as well as the billing that the company will obtain with the cargo intended for transportation, showing, if the company has already covered the costs of the trip and how much will profit from the cargoes that were already contracted for transportation, leading to a lower price, depending on the extent of expected profit.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoKuwahara, Nelsonhttp://lattes.cnpq.br/5693681670847561Silva, Ediane da Silva ehttp://lattes.cnpq.br/70518829187620022018-05-23T14:50:25Z2017-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Ediane Silva e. Ferramenta computacional para o cálculo do preço do frete de carga geral do Transporte Hidroviário. 2017.80 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6401porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-05-24T05:03:30Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6401Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-05-24T05:03:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ferramenta computacional para o cálculo do preço do frete de carga geral do Transporte Hidroviário
title Ferramenta computacional para o cálculo do preço do frete de carga geral do Transporte Hidroviário
spellingShingle Ferramenta computacional para o cálculo do preço do frete de carga geral do Transporte Hidroviário
Silva, Ediane da Silva e
Ferramenta Computacional.
Transporte Hidroviário
Análise CVL
Tomada de Decisão
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
title_short Ferramenta computacional para o cálculo do preço do frete de carga geral do Transporte Hidroviário
title_full Ferramenta computacional para o cálculo do preço do frete de carga geral do Transporte Hidroviário
title_fullStr Ferramenta computacional para o cálculo do preço do frete de carga geral do Transporte Hidroviário
title_full_unstemmed Ferramenta computacional para o cálculo do preço do frete de carga geral do Transporte Hidroviário
title_sort Ferramenta computacional para o cálculo do preço do frete de carga geral do Transporte Hidroviário
author Silva, Ediane da Silva e
author_facet Silva, Ediane da Silva e
http://lattes.cnpq.br/7051882918762002
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/7051882918762002
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kuwahara, Nelson
http://lattes.cnpq.br/5693681670847561
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ediane da Silva e
http://lattes.cnpq.br/7051882918762002
dc.subject.por.fl_str_mv Ferramenta Computacional.
Transporte Hidroviário
Análise CVL
Tomada de Decisão
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
topic Ferramenta Computacional.
Transporte Hidroviário
Análise CVL
Tomada de Decisão
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
description O presente trabalho objetivou o desenvolvimento de uma ferramenta computacional que auxiliasse as empresas de transporte hidroviário, no processo de precificação do frete de cargas em geral, desse modal de transporte, possibilitando a empresa a decidir sobre o preço a ser cobrado do cliente pelo transporte de cargas em geral, tomando por base seus próprios custos referentes a cada viagem de uma determinada embarcação e não mais o preço que era cobrado pela concorrência, como era feito atualmente, pois a ferramenta baseia-se no Ponto de Equilíbrio, que é um componente da Análise CVL, ferramenta da área de custos capaz de conduzir o planejamento financeiro e dar garantias para tomadas de decisões em curto prazo. O ponto de equilíbrio é importante para a determinação do preço a ser cobrado, por mostrar o faturamento mínimo que necessita para quitar a totalidade de seus custos. O sistema foi desenvolvido na linguagem de script PHP e os dados armazenados no banco de dados MySQL. A pesquisa se classificou quanto sua natureza como aplicada e exploratória, com abordagem qualitativa e utilização das técnicas de levantamento bibliográfico e documental. Foram utilizados dados de uma empresa de transporte fluvial de carga geral, atuando na rota Manaus – Porto Velho – Manaus. Os resultados obtidos durante a validação da ferramenta computacional desenvolvida mostraram que esta, uma vez utilizada, será de grande utilidade para a tomada de decisão quanto ao preço do frete a ser cobrado pelos clientes, uma vez que retornou todas as informações esperadas, possibilitando a visualização dos custos referentes a cada viagem, bem como o faturamento que a empresa obterá com a carga pretendida para o transporte, mostrando ainda, se a empresa já cobriu os custos da viagem e quanto terá de lucro com as cargas que já foram contratadas para transporte, levando a oferecer um preço mais baixo, em função do alcance do lucro esperado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
2018-05-23T14:50:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Ediane Silva e. Ferramenta computacional para o cálculo do preço do frete de carga geral do Transporte Hidroviário. 2017.80 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6401
identifier_str_mv SILVA, Ediane Silva e. Ferramenta computacional para o cálculo do preço do frete de carga geral do Transporte Hidroviário. 2017.80 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234113484980224