Transporte hidroviário interior de cargas: articulação espacial e internacionalização dos mercados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe Junior, Nelson Fernandes
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silveira, Márcio Rogério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/883
Resumo: A mundialização do capital se caracteriza pela existência de espaços mutantes organizados de acordo com a lógica do sistema capitalista. A acumulação de capitais se baseia em reestruturações, cooperações e alianças, como os de caráter técnico-científico-informacional e público-privado (Parcerias Público-Privadas), resultando num desenvolvimento desigual entre os diferentes territórios. Os investimentos em infra-estruturas possibilitam a existência de redes e fluxos no espaço e, por conseguinte, contribuem com o desenvolvimento local/regional e com a produção do espaço. O transporte hidroviário interior de cargas (como o sistema Tietê- Paraná) assegura a fluidez, mobilidade e acessibilidade nos territórios, aumenta as interações espaciais e as trocas, e fomenta a produção agropecuária e industrial. A circulação e mobilidade do capital permitem sua reprodução e fomentam as articulações inter-regionais, sob uma logística voltada à otimização do escoamento e armazenamento da produção. Ademais, as interações espaciais representam a intensidade das atividades econômicas e a reprodução social no território, diferenciando-os. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The mundialization of capital is characterized by the existence of relative spaces organized from the logic of the capitalistic system. The acumulation of capitals if basead in reestruturations, cooperations and alliances, with the character technical, scientific, informative and public private (Public-Private Partnership) proceedings, resulting in an unequal development among the different territories. The investments in substructure possibility the existence of nets and flows in the space, and enable with the development local/regional and with the production of space. The fluvial waterway transport of loads (with the Tietê-Paraná system) enable the fluency, mobility and accessibility in the territories, growth the spatial interactions, the trades and the industrial and agropecuary production. The circulation and mobility of capital enable your reproduction and growth the inter-regional articulation, with a logistic of otimization of production armazenament and transport. More, the spatial interactions represent the intensity of economic activities and the social reproduction in the territory, differentials.
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spelling Felipe Junior, Nelson FernandesSilveira, Márcio Rogério2014-02-04T19:21:35Z2014-02-04T19:21:35Z2008-06FELIPE JUNIOR, N. F.; SILVEIRA, M. R. Transporte hidroviário interior de cargas: articulação espacial e internacionalização dos mercados. Revista Geografia e Pesquisa, Ourinhos, v. 2, n. 1, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.ourinhos.unesp.br/seer/index.php/geografiaepesquisa/article/view/78>. Acesso em: 4 fev. 2014.1806-8553https://ri.ufs.br/handle/riufs/883Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorA mundialização do capital se caracteriza pela existência de espaços mutantes organizados de acordo com a lógica do sistema capitalista. A acumulação de capitais se baseia em reestruturações, cooperações e alianças, como os de caráter técnico-científico-informacional e público-privado (Parcerias Público-Privadas), resultando num desenvolvimento desigual entre os diferentes territórios. Os investimentos em infra-estruturas possibilitam a existência de redes e fluxos no espaço e, por conseguinte, contribuem com o desenvolvimento local/regional e com a produção do espaço. O transporte hidroviário interior de cargas (como o sistema Tietê- Paraná) assegura a fluidez, mobilidade e acessibilidade nos territórios, aumenta as interações espaciais e as trocas, e fomenta a produção agropecuária e industrial. A circulação e mobilidade do capital permitem sua reprodução e fomentam as articulações inter-regionais, sob uma logística voltada à otimização do escoamento e armazenamento da produção. Ademais, as interações espaciais representam a intensidade das atividades econômicas e a reprodução social no território, diferenciando-os. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The mundialization of capital is characterized by the existence of relative spaces organized from the logic of the capitalistic system. The acumulation of capitals if basead in reestruturations, cooperations and alliances, with the character technical, scientific, informative and public private (Public-Private Partnership) proceedings, resulting in an unequal development among the different territories. The investments in substructure possibility the existence of nets and flows in the space, and enable with the development local/regional and with the production of space. The fluvial waterway transport of loads (with the Tietê-Paraná system) enable the fluency, mobility and accessibility in the territories, growth the spatial interactions, the trades and the industrial and agropecuary production. The circulation and mobility of capital enable your reproduction and growth the inter-regional articulation, with a logistic of otimization of production armazenament and transport. More, the spatial interactions represent the intensity of economic activities and the social reproduction in the territory, differentials.Universidade Estadual PaulistaTransporte hidroviárioCapitalInternacionalização de mercadosTransporte fluvialLogísticaInfra-estruturaTransporte hidroviário interior de cargas: articulação espacial e internacionalização dos mercadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILTransporteInteriorCargas.pdf.jpgTransporteInteriorCargas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1672https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/883/4/TransporteInteriorCargas.pdf.jpg385a692e1c204284f8b501e920f7e384MD54ORIGINALTransporteInteriorCargas.pdfTransporteInteriorCargas.pdfapplication/pdf102481https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/883/1/TransporteInteriorCargas.pdffa4b126b7d3d65ee55b9312de17eecc2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/883/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTTransporteInteriorCargas.pdf.txtTransporteInteriorCargas.pdf.txtExtracted texttext/plain48977https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/883/3/TransporteInteriorCargas.pdf.txtf68b09cfb8af1d1953c5e15073709accMD53riufs/8832014-02-05 02:00:14.38oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2014-02-05T05:00:14Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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