Memórias em pop-up: A/R/tografia presente no processo criativo dos alunos da rede pública
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9420 |
Resumo: | Esta Dissertação é resultado do projeto de pesquisa intitulado Memórias em pop-up: A/r/tografia presente no processo criativo dos alunos da rede pública, o qual trata de uma proposta que aproxima o conceito de memórias de Henri Bergson (2006), tendo como questão norteadora: como gerar um objeto artístico conhecido como pop-up pelos estudantes, envolvendo memórias e lembranças contadas por velhos, a partir de relatos, ilustrações, pinturas, fotografias, promovida pelo encontro de gerações entre netos e avós? O objetivo é trabalhar com as categorias referentes às memórias, histórias de vida, a/r/tografia e velhice referenciadas nas obras apresentadas na primeira exposição da artista amazonense Hadna Abreu intitulada – Linhas do Tempo realizada no ano de 2013. A proposta interventiva consiste em selecionar estudantes do Ensino Fundamental II para trabalhar essas questões a partir da interação dos/as estudantes com os seus avós. Foram escolhidos/as 6 (seis) estudantes do 9ºano, oriundos/as da Escola Estadual Getúlio Vargas, local da pesquisa. A abordagem metodológica da a/r/tografia de Rita Irwin (2013), aplicadas ao processo criativo de estudantes do Ensino Fundamental II, no Componente Curricular Artes. O conceito de memórias de Bergson (2006) ajuda-nos a rememorar em formas de lembranças as memorias que são desveladas nas entrevistas feitas pelos estudantes guiados por um roteiro que foram registradas em caderno de campo. A partir desse processo, foi colocado em prática a abordagem a/r/tográfica, de Rita Irwin (2013) que permitiu o desenvolvimento de uma prática criativa onde estudantes e professor/a estabeleceram conexões em busca de uma compreensão em forma de obra de arte manifesta em um livro pop-up. A escolha metodológica é dada pela utilização de roteiro de entrevista semiestruturado onde os/as estudantes receberam, para que a entrevista não se tornasse cansativa e pudesse orientar o diálogo entre os/a jovens e velhos/as. A proposta buscou promover o encontro de gerações em meio às memórias rememoradas pelos mais velhos, a partir das produções elaboradas pelos estudantes de peças autorais expressas em pop-up com base na primeira exposição – Linhas do Tempo da artista amazonense Hadna Abreu exibida no ano de 2013. A partir dessas experiências e elaboração do processo criativo, gerou um produto final chamado pop-up, uma espécie de livro, confeccionado de forma individual e autoral com base na análise das obras da artista amazonense Hadna Abreu. |
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Memórias em pop-up: A/R/tografia presente no processo criativo dos alunos da rede públicaPesquisa educacionalArte - Estudo e ensinoLINGUISTICA, LETRAS E ARTESA/r/tografiaMemóriasVelhosProcesso CriativoEnsino de ArteEsta Dissertação é resultado do projeto de pesquisa intitulado Memórias em pop-up: A/r/tografia presente no processo criativo dos alunos da rede pública, o qual trata de uma proposta que aproxima o conceito de memórias de Henri Bergson (2006), tendo como questão norteadora: como gerar um objeto artístico conhecido como pop-up pelos estudantes, envolvendo memórias e lembranças contadas por velhos, a partir de relatos, ilustrações, pinturas, fotografias, promovida pelo encontro de gerações entre netos e avós? O objetivo é trabalhar com as categorias referentes às memórias, histórias de vida, a/r/tografia e velhice referenciadas nas obras apresentadas na primeira exposição da artista amazonense Hadna Abreu intitulada – Linhas do Tempo realizada no ano de 2013. A proposta interventiva consiste em selecionar estudantes do Ensino Fundamental II para trabalhar essas questões a partir da interação dos/as estudantes com os seus avós. Foram escolhidos/as 6 (seis) estudantes do 9ºano, oriundos/as da Escola Estadual Getúlio Vargas, local da pesquisa. A abordagem metodológica da a/r/tografia de Rita Irwin (2013), aplicadas ao processo criativo de estudantes do Ensino Fundamental II, no Componente Curricular Artes. O conceito de memórias de Bergson (2006) ajuda-nos a rememorar em formas de lembranças as memorias que são desveladas nas entrevistas feitas pelos estudantes guiados por um roteiro que foram registradas em caderno de campo. A partir desse processo, foi colocado em prática a abordagem a/r/tográfica, de Rita Irwin (2013) que permitiu o desenvolvimento de uma prática criativa onde estudantes e professor/a estabeleceram conexões em busca de uma compreensão em forma de obra de arte manifesta em um livro pop-up. A escolha metodológica é dada pela utilização de roteiro de entrevista semiestruturado onde os/as estudantes receberam, para que a entrevista não se tornasse cansativa e pudesse orientar o diálogo entre os/a jovens e velhos/as. A proposta buscou promover o encontro de gerações em meio às memórias rememoradas pelos mais velhos, a partir das produções elaboradas pelos estudantes de peças autorais expressas em pop-up com base na primeira exposição – Linhas do Tempo da artista amazonense Hadna Abreu exibida no ano de 2013. A partir dessas experiências e elaboração do processo criativo, gerou um produto final chamado pop-up, uma espécie de livro, confeccionado de forma individual e autoral com base na análise das obras da artista amazonense Hadna Abreu.This Dissertation is the result of the research project entitled Memories in pop-up: A/r/tography present in the creative process of public school students, which deals with a proposal that approaches the concept of memories by Henri Bergson (2006), having as a guiding question: how to generate an artistic object known as pop-up by students, involving memories told by old people, from reports, illustrations, paintings, photographs, promoted by the meeting of generations between grandchildren and grandparents? The objective is to work with the categories referring to memories, life stories, a/r/tography and old age referenced in the works presented in the first exhibition of the Amazonian artist Hadna Abreu entitled – Linhas do Tempo held in 2013. The intervention proposal consists of select Elementary School II students to work on these issues based on the students' interaction with their grandparents. Six (6) 9th grade students were chosen, coming from the Getúlio Vargas State School, the research site. The methodological approach of a/r/tography by Rita Irwin (2013), applied to the creative process of Elementary School II students, in the Arts Curriculum Component. Bergson's concept of memories (2006) helps us to remember in the form of memories the memories that are unveiled in the interviews carried out by the students guided by a script that were recorded in a field notebook. From this process, the a/r/tographic approach, by Rita Irwin (2013), was put into practice, which allowed the development of a creative practice where students and teacher established connections in search of an understanding in the form of a work of art manifests in a pop-up book. The methodological choice is given by the use of a semi-structured interview script that the students received, so that the interview would not become tiring and could guide the dialogue between young and old. The proposal sought to promote the meeting of generations in the midst of memories recalled by the elderly, based on the productions elaborated by the students of authorial pieces expressed in pop-up based on the first exhibition – Linhas do Tempo by the Amazonian artist Hadna Abreu, exhibited in the year of 2013. From these experiences and elaboration of the creative process, it generated a final product called pop-up, a kind of book, made individually and authorally based on the analysis of the works of the Amazonian artist Hadna Abreu.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de ArtesBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em ArtesLopes, Valter Frank Mesquitahttp://lattes.cnpq.br/1565384722921188Santos, Eneila Almeida doshttp://lattes.cnpq.br/8047829434629710Nascimento, Maria Evany dohttp://lattes.cnpq.br/1578488589056350Ramos, Evandro de Moraishttp://lattes.cnpq.br/0764449120814936Silva, Diêmille Santos dahttp://lattes.cnpq.br/60659746990526732023-06-22T14:31:07Z2023-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Diêmille Santos da. Memórias em pop-up: A/R/tografia presente no processo criativo dos alunos da rede pública. 2023. 128 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-06-23T05:03:57Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9420Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-06-23T05:03:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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