A fotografia em meios a/r/tográficos : narrativas identitárias no espaço escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258753 |
Resumo: | Esta monografia visa explorar as potencialidades que a fotografia enquanto arte contemporânea acresce ao se discutir sobre processos identitários em duas turmas do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação Básica do Rio Grande do Sul. Partiu-se do questionamento: Quais narrativas identitárias surgem no espaço escolar ao se discutir a ausência da cor da pele em um autorretrato fotográfico da mão? Assim, estrutura-se uma Pesquisa Educacional Baseada em Arte, com base nos escritos de Belidson Dias e Rita L. Irwin (2023), e com ideias metodológicas de um Projeto de Trabalho, de Fernando Hernández (1998) (2009), que visam o protagonismo coletivo nos processos investigativos. Os referenciais artístico-teóricos abordados são a arte de viver, que privilegia a arte produtora de sentidos dentro do cotidiano, com vistas a aberturas para a alteridade, conceituada por Nadja Hermann (2006), e a identidade enquanto alteridade, com reflexões sobre retrato e o autorretrato fotográfico, pela Annateresa Fabris (2004), de forma a conscientizar sobre questões étnicas. As considerações sobre os processos identitários propostos aos estudantes foram feitas com base no jogo da identidade, conceito trabalhado por Stuart Hall (2006). Os trabalhos de artistas contemporâneos contribuem para os diálogos criados em aula, como: o projeto Humanæ (2012 - still going), de Angélica Dass; Tintas Polvo (2013), de Adriana Varejão; Untitled Stills (1977-1980), de Cindy Sherman; Project Series (1997-2001), de Nikki S. Lee e Notícias de América (2011-2012), de Paulo Nazareth. A pesquisa contempla narrativas escritas em sentido mais acadêmico e, também, no formato de crônicas; e, narrativas visuais trazendo produções plásticas realizadas nas aulas por estudantes e pela professora com fotografias, impressões em clorofila e aquarelas. |
id |
UFRGS-2_b2c4760be012dd7ace728850ee7c66e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258753 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kohls, Jéssica RaminelliRibeiro, Niura Aparecida Legramante2023-06-01T03:29:12Z2023http://hdl.handle.net/10183/258753001170171Esta monografia visa explorar as potencialidades que a fotografia enquanto arte contemporânea acresce ao se discutir sobre processos identitários em duas turmas do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação Básica do Rio Grande do Sul. Partiu-se do questionamento: Quais narrativas identitárias surgem no espaço escolar ao se discutir a ausência da cor da pele em um autorretrato fotográfico da mão? Assim, estrutura-se uma Pesquisa Educacional Baseada em Arte, com base nos escritos de Belidson Dias e Rita L. Irwin (2023), e com ideias metodológicas de um Projeto de Trabalho, de Fernando Hernández (1998) (2009), que visam o protagonismo coletivo nos processos investigativos. Os referenciais artístico-teóricos abordados são a arte de viver, que privilegia a arte produtora de sentidos dentro do cotidiano, com vistas a aberturas para a alteridade, conceituada por Nadja Hermann (2006), e a identidade enquanto alteridade, com reflexões sobre retrato e o autorretrato fotográfico, pela Annateresa Fabris (2004), de forma a conscientizar sobre questões étnicas. As considerações sobre os processos identitários propostos aos estudantes foram feitas com base no jogo da identidade, conceito trabalhado por Stuart Hall (2006). Os trabalhos de artistas contemporâneos contribuem para os diálogos criados em aula, como: o projeto Humanæ (2012 - still going), de Angélica Dass; Tintas Polvo (2013), de Adriana Varejão; Untitled Stills (1977-1980), de Cindy Sherman; Project Series (1997-2001), de Nikki S. Lee e Notícias de América (2011-2012), de Paulo Nazareth. A pesquisa contempla narrativas escritas em sentido mais acadêmico e, também, no formato de crônicas; e, narrativas visuais trazendo produções plásticas realizadas nas aulas por estudantes e pela professora com fotografias, impressões em clorofila e aquarelas.This monograph explores the potential that photography, as contemporary art, adds when discussing identity processes in two classes of an elementary school in the Basic Education State Network of Rio Grande do Sul. The following question was posed: What identity narratives emerge when discussing the absence of skin color in a photographic self-portrait of the hand? Thus, this work structures an Educational Research Based on Art, based on the writings of Belidson Dias and Rita L. Irwin (2023), and with methodological ideas of a Work Project, by Fernando Hernández (1998) (2009), which aim to promote collective protagonism in the investigative processes. The artistic-theoretical referential approach is the arte de viver, which privileges the art that produces senses within daily life, with a view towards openings for alterity, conceptualized by Nadja Hermann (2006), and identity as alterity by Annateresa Fabris (2004), with reflections on portrait and photographic self-portrait. Considerations about identity processes proposed to the students were made based on the identities game, a concept worked on by Stuart Hall (2006). The works of contemporary artists contribute to the dialogues created in class, such as the project Humanæ (2012 - still going) by Angélica Dass; Tintas Polvo (2013) by Adriana Varejão; Untitled Stills (1977-1980) by Cindy Sherman; Project Series (1997-2001) by Nikki S. Lee, and Notícias de América (2011-2012) by Paulo Nazareth. The research includes written narratives in a more academic sense and written narratives in a chronicle format. In addition, it includes visual narratives from artworks made in class by students and the teacher using photographs, chlorophyll prints, and watercolors.application/pdfporArte : EducaçãoFotografiaA/r/tografiaArte contemporâneaContemporary artA/r/tographyEducationPhotographyIdentityA fotografia em meios a/r/tográficos : narrativas identitárias no espaço escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2023Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170171.pdf.txt001170171.pdf.txtExtracted Texttext/plain110593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258753/2/001170171.pdf.txtdf8cba0926f13f9ae7bd57e456640541MD52ORIGINAL001170171.pdfTexto completoapplication/pdf33293181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258753/1/001170171.pdf192bfbc9895a319e2c7de8e71aac2a3bMD5110183/2587532023-06-02 03:30:19.707397oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258753Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-02T06:30:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A fotografia em meios a/r/tográficos : narrativas identitárias no espaço escolar |
title |
A fotografia em meios a/r/tográficos : narrativas identitárias no espaço escolar |
spellingShingle |
A fotografia em meios a/r/tográficos : narrativas identitárias no espaço escolar Kohls, Jéssica Raminelli Arte : Educação Fotografia A/r/tografia Arte contemporânea Contemporary art A/r/tography Education Photography Identity |
title_short |
A fotografia em meios a/r/tográficos : narrativas identitárias no espaço escolar |
title_full |
A fotografia em meios a/r/tográficos : narrativas identitárias no espaço escolar |
title_fullStr |
A fotografia em meios a/r/tográficos : narrativas identitárias no espaço escolar |
title_full_unstemmed |
A fotografia em meios a/r/tográficos : narrativas identitárias no espaço escolar |
title_sort |
A fotografia em meios a/r/tográficos : narrativas identitárias no espaço escolar |
author |
Kohls, Jéssica Raminelli |
author_facet |
Kohls, Jéssica Raminelli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kohls, Jéssica Raminelli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Niura Aparecida Legramante |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Niura Aparecida Legramante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte : Educação Fotografia A/r/tografia Arte contemporânea |
topic |
Arte : Educação Fotografia A/r/tografia Arte contemporânea Contemporary art A/r/tography Education Photography Identity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Contemporary art A/r/tography Education Photography Identity |
description |
Esta monografia visa explorar as potencialidades que a fotografia enquanto arte contemporânea acresce ao se discutir sobre processos identitários em duas turmas do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação Básica do Rio Grande do Sul. Partiu-se do questionamento: Quais narrativas identitárias surgem no espaço escolar ao se discutir a ausência da cor da pele em um autorretrato fotográfico da mão? Assim, estrutura-se uma Pesquisa Educacional Baseada em Arte, com base nos escritos de Belidson Dias e Rita L. Irwin (2023), e com ideias metodológicas de um Projeto de Trabalho, de Fernando Hernández (1998) (2009), que visam o protagonismo coletivo nos processos investigativos. Os referenciais artístico-teóricos abordados são a arte de viver, que privilegia a arte produtora de sentidos dentro do cotidiano, com vistas a aberturas para a alteridade, conceituada por Nadja Hermann (2006), e a identidade enquanto alteridade, com reflexões sobre retrato e o autorretrato fotográfico, pela Annateresa Fabris (2004), de forma a conscientizar sobre questões étnicas. As considerações sobre os processos identitários propostos aos estudantes foram feitas com base no jogo da identidade, conceito trabalhado por Stuart Hall (2006). Os trabalhos de artistas contemporâneos contribuem para os diálogos criados em aula, como: o projeto Humanæ (2012 - still going), de Angélica Dass; Tintas Polvo (2013), de Adriana Varejão; Untitled Stills (1977-1980), de Cindy Sherman; Project Series (1997-2001), de Nikki S. Lee e Notícias de América (2011-2012), de Paulo Nazareth. A pesquisa contempla narrativas escritas em sentido mais acadêmico e, também, no formato de crônicas; e, narrativas visuais trazendo produções plásticas realizadas nas aulas por estudantes e pela professora com fotografias, impressões em clorofila e aquarelas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-01T03:29:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/258753 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001170171 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/258753 |
identifier_str_mv |
001170171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258753/2/001170171.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258753/1/001170171.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
df8cba0926f13f9ae7bd57e456640541 192bfbc9895a319e2c7de8e71aac2a3b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447340028264448 |