Engenharia Didática aplicada no ensino de modelagem e simulação de processos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6243 |
Resumo: | A técnica de modelagem e simulação pode contribuir para melhoria de processos, evitando desperdícios e gastos desnecessários, pois permite avaliar hipóteses sem modificar estruturas físicas nem realocar recursos humanos. Contudo, o investigador que a utiliza, normalmente foca seu trabalho na realização de experiências e nos resultados obtidos, dando pouca atenção à fase de planejamento, que ocasiona perda de tempo e efetividade. Buscando recursos didáticos para minimizar esse problema, o trabalho aqui apresentado focou na seguinte questão: Como auxiliar estudantes de cursos de engenharias a construir modelos conceituais com a técnica IDEF-SIM (Integration Definition for Function Modeling-Simulation)? Utilizando como metodologia a Engenharia Didática, planejou-se e executou-se, com um grupo de estudantes de engenharia de produção e engenharia de software, um curso de formação, composto por seis atividades fundamentadas no modelo teórico de investigação estatística PPDAC (Problema, Planejamento, Dados, Ação e Conclusão) e no software de modelagem ProModel® que se diferenciaram pelo modo de exposição dos problemas e pela disposição dos dados. As informações obtidas na fase de análise a posteriori e validação interna sugeriram que a estrutura formativa desenvolvida, aparentemente, propiciou aos futuros engenheiros uma compreensão mais profunda sobre a forma como um sistema funciona, beneficiando o desenvolvimento do modelo conceitual. |
id |
UFAM_4b6f10c990f0c3cf1dcb475b88a601c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6243 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Engenharia Didática aplicada no ensino de modelagem e simulação de processosEnsino em EngenhariaResolução de problemasModelagem e simulaçãoEngenharia - Melhoria de processosEngenharia - Recursos didáticosTécnica IDEF-SIM (Integration Definition for Function Modeling-Simulation)ENGENHARIASA técnica de modelagem e simulação pode contribuir para melhoria de processos, evitando desperdícios e gastos desnecessários, pois permite avaliar hipóteses sem modificar estruturas físicas nem realocar recursos humanos. Contudo, o investigador que a utiliza, normalmente foca seu trabalho na realização de experiências e nos resultados obtidos, dando pouca atenção à fase de planejamento, que ocasiona perda de tempo e efetividade. Buscando recursos didáticos para minimizar esse problema, o trabalho aqui apresentado focou na seguinte questão: Como auxiliar estudantes de cursos de engenharias a construir modelos conceituais com a técnica IDEF-SIM (Integration Definition for Function Modeling-Simulation)? Utilizando como metodologia a Engenharia Didática, planejou-se e executou-se, com um grupo de estudantes de engenharia de produção e engenharia de software, um curso de formação, composto por seis atividades fundamentadas no modelo teórico de investigação estatística PPDAC (Problema, Planejamento, Dados, Ação e Conclusão) e no software de modelagem ProModel® que se diferenciaram pelo modo de exposição dos problemas e pela disposição dos dados. As informações obtidas na fase de análise a posteriori e validação interna sugeriram que a estrutura formativa desenvolvida, aparentemente, propiciou aos futuros engenheiros uma compreensão mais profunda sobre a forma como um sistema funciona, beneficiando o desenvolvimento do modelo conceitual.Data modeling and simulation may contribute to process improvement avoiding unnecessary expenses. Once they allow us to evaluate hypothesis without modify the local structure and relocate human resources. Usually, researches who uses these tool direct their efforts on experimentations and on the results obtained, giving much less attention on the planning phase of the event on research. The planning phase of the event is crucial and once it is skipped the consequences may result on time consuming and lose effectiveness. This work address this gap on data modeling and simulation looking for learning resources focus on minimize this problem with the following questions? How could the professors provide help to students of engineering to build conceptual models using IDEF-SIM (Integration Definition for Function Modeling-Simulation)? We used as methodology the Didactic Engineering. We planned and performed a training course with a group of students of Production and Software Engineering. During the course, we developed six activities. These activities were differentiated according to how the problem was exposed and data disposition as well. Both based on theoretical model of Statistics Investigation called PPDAC (Problem, Plan, Data, Analysis, Conclusions) and the modeling software ProModel®. The information obtained at the analysis phase performed a posteriori and internal validation suggested that the learning structural developed apparently propitiate to the group of the students which attended to the training course a deep understanding regarding to how a system work and how it bring benefits to the development of the conceptual model.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ItacoatiaraBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos AmazônicosSouza, Leandro de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5133010305349485Ferreira, Fábio MedeirosÁvila, Fernando Fulgêncio LeónNogueira, Rodrigo BiscaroOliveira, João Marcos dehttp://lattes.cnpq.br/55252624615338892018-03-08T15:43:41Z2016-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, João Marcos de. Engenharia Didática aplicada no ensino de modelagem e simulação de processos. 2016. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6243porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-03-09T05:03:44Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6243Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-03-09T05:03:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Engenharia Didática aplicada no ensino de modelagem e simulação de processos |
title |
Engenharia Didática aplicada no ensino de modelagem e simulação de processos |
spellingShingle |
Engenharia Didática aplicada no ensino de modelagem e simulação de processos Oliveira, João Marcos de Ensino em Engenharia Resolução de problemas Modelagem e simulação Engenharia - Melhoria de processos Engenharia - Recursos didáticos Técnica IDEF-SIM (Integration Definition for Function Modeling-Simulation) ENGENHARIAS |
title_short |
Engenharia Didática aplicada no ensino de modelagem e simulação de processos |
title_full |
Engenharia Didática aplicada no ensino de modelagem e simulação de processos |
title_fullStr |
Engenharia Didática aplicada no ensino de modelagem e simulação de processos |
title_full_unstemmed |
Engenharia Didática aplicada no ensino de modelagem e simulação de processos |
title_sort |
Engenharia Didática aplicada no ensino de modelagem e simulação de processos |
author |
Oliveira, João Marcos de |
author_facet |
Oliveira, João Marcos de http://lattes.cnpq.br/5525262461533889 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/5525262461533889 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Leandro de Oliveira http://lattes.cnpq.br/5133010305349485 Ferreira, Fábio Medeiros Ávila, Fernando Fulgêncio León Nogueira, Rodrigo Biscaro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, João Marcos de http://lattes.cnpq.br/5525262461533889 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino em Engenharia Resolução de problemas Modelagem e simulação Engenharia - Melhoria de processos Engenharia - Recursos didáticos Técnica IDEF-SIM (Integration Definition for Function Modeling-Simulation) ENGENHARIAS |
topic |
Ensino em Engenharia Resolução de problemas Modelagem e simulação Engenharia - Melhoria de processos Engenharia - Recursos didáticos Técnica IDEF-SIM (Integration Definition for Function Modeling-Simulation) ENGENHARIAS |
description |
A técnica de modelagem e simulação pode contribuir para melhoria de processos, evitando desperdícios e gastos desnecessários, pois permite avaliar hipóteses sem modificar estruturas físicas nem realocar recursos humanos. Contudo, o investigador que a utiliza, normalmente foca seu trabalho na realização de experiências e nos resultados obtidos, dando pouca atenção à fase de planejamento, que ocasiona perda de tempo e efetividade. Buscando recursos didáticos para minimizar esse problema, o trabalho aqui apresentado focou na seguinte questão: Como auxiliar estudantes de cursos de engenharias a construir modelos conceituais com a técnica IDEF-SIM (Integration Definition for Function Modeling-Simulation)? Utilizando como metodologia a Engenharia Didática, planejou-se e executou-se, com um grupo de estudantes de engenharia de produção e engenharia de software, um curso de formação, composto por seis atividades fundamentadas no modelo teórico de investigação estatística PPDAC (Problema, Planejamento, Dados, Ação e Conclusão) e no software de modelagem ProModel® que se diferenciaram pelo modo de exposição dos problemas e pela disposição dos dados. As informações obtidas na fase de análise a posteriori e validação interna sugeriram que a estrutura formativa desenvolvida, aparentemente, propiciou aos futuros engenheiros uma compreensão mais profunda sobre a forma como um sistema funciona, beneficiando o desenvolvimento do modelo conceitual. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-27 2018-03-08T15:43:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, João Marcos de. Engenharia Didática aplicada no ensino de modelagem e simulação de processos. 2016. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6243 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, João Marcos de. Engenharia Didática aplicada no ensino de modelagem e simulação de processos. 2016. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2016. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732025545916416 |