Investigação dos sintomas de Ansiedade Social nos universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6789 |
Resumo: | A ansiedade é uma emoção responsável por um conjunto de sensações físicas desagradáveis, uma das mais perturbadoras. Quando aumenta drasticamente diante de interações sociais e em decorrência da necessidade dessa interação, pode-se estar diante de um Transtorno de Ansiedade Social (TAS). O contexto universitário exige dos seus integrantes uma constante exposição das suas habilidades sociais, independentemente do curso escolhido pelo estudante. Essa conjuntura pode desencadear sintomas de ansiedade social, por vezes desapercebido por anos. Contudo, uma mudança comportamental só pode acontecer em indivíduos que percebam prejuízos e estejam motivados pois a motivação é a força intrínseca que direciona a ação. Este estudo investigou a ansiedade social nos universitários e o estágio de motivação para mudança de comportamentos ansiosos. Foram utilizados um Questionário criado na plataforma “Google forms”, a Escala de Fobia Social – Liebowitz (LSAS), o Questionário de Ansiedade Social para Adultos (CASO) e a Régua de prontidão para a mudança. Os instrumentos aferiram os dados sociodemográficos, construtos de ansiedade social e motivação para mudança de comportamentos ansiosos em uma amostra clínica de (n=52) estudantes de cursos de graduação das quatro áreas do conhecimento da Universidade Federal do Amazonas (Humanas, Biológicas, Agrárias e Exatas). O banco de dados foi elaborado no programa de processamento de dados Microsoft Excel 2013 (Microsoft Office Enterprise) e analisado no software Statistic Package for the Social Sciences (SPSS), versão 23.0. Os resultados apontaram predomínio do sexo feminino (80,8%), estado civil solteiro (98,1%), de participantes que possuíam parceiro amoroso fixo (53,8%), que moravam com parentes (98,1%) com renda ≥ 2000 reais (61,5%), que não faziam uso de drogas (75%), de acadêmicos dos cursos de Ciências Humanas (61,5%), onde 65,4% da amostra geral obteve dados clínicos significativos para o diagnóstico de TAS após o entrecorte dos escores do CASO e LSAS. A correlação sinalizou que na primeira utilização em uma pesquisa do norte do país, o CASO possuiu uma validade convergente com o LSAS. A régua de prontidão mostrou que os estudantes estão preparados para realizar a mudança de seus comportamentos. Os escores elevados para TAS e estágio motivacional de preparação para ação, compõem dados suficientes para justificar propostas interventivas. |
id |
UFAM_4c545b4e4f32976c362140f5a69acb6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6789 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Investigação dos sintomas de Ansiedade Social nos universitáriosInvestigation of symptoms of Social Anxiety in university studentsAnsiedade SocialHabilidades SociaisMotivaçãoUnivesitáriosSocial AnxietySocial SkillsMotivationUniversity StudentsCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA COGNITIVACIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICACIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIAA ansiedade é uma emoção responsável por um conjunto de sensações físicas desagradáveis, uma das mais perturbadoras. Quando aumenta drasticamente diante de interações sociais e em decorrência da necessidade dessa interação, pode-se estar diante de um Transtorno de Ansiedade Social (TAS). O contexto universitário exige dos seus integrantes uma constante exposição das suas habilidades sociais, independentemente do curso escolhido pelo estudante. Essa conjuntura pode desencadear sintomas de ansiedade social, por vezes desapercebido por anos. Contudo, uma mudança comportamental só pode acontecer em indivíduos que percebam prejuízos e estejam motivados pois a motivação é a força intrínseca que direciona a ação. Este estudo investigou a ansiedade social nos universitários e o estágio de motivação para mudança de comportamentos ansiosos. Foram utilizados um Questionário criado na plataforma “Google forms”, a Escala de Fobia Social – Liebowitz (LSAS), o Questionário de Ansiedade Social para Adultos (CASO) e a Régua de prontidão para a mudança. Os instrumentos aferiram os dados sociodemográficos, construtos de ansiedade social e motivação para mudança de comportamentos ansiosos em uma amostra clínica de (n=52) estudantes de cursos de graduação das quatro áreas do conhecimento da Universidade Federal do Amazonas (Humanas, Biológicas, Agrárias e Exatas). O banco de dados foi elaborado no programa de processamento de dados Microsoft Excel 2013 (Microsoft Office Enterprise) e analisado no software Statistic Package for the Social Sciences (SPSS), versão 23.0. Os resultados apontaram predomínio do sexo feminino (80,8%), estado civil solteiro (98,1%), de participantes que possuíam parceiro amoroso fixo (53,8%), que moravam com parentes (98,1%) com renda ≥ 2000 reais (61,5%), que não faziam uso de drogas (75%), de acadêmicos dos cursos de Ciências Humanas (61,5%), onde 65,4% da amostra geral obteve dados clínicos significativos para o diagnóstico de TAS após o entrecorte dos escores do CASO e LSAS. A correlação sinalizou que na primeira utilização em uma pesquisa do norte do país, o CASO possuiu uma validade convergente com o LSAS. A régua de prontidão mostrou que os estudantes estão preparados para realizar a mudança de seus comportamentos. Os escores elevados para TAS e estágio motivacional de preparação para ação, compõem dados suficientes para justificar propostas interventivas.Anxiety is an emotion responsible for a set of unpleasant physical sensations, one of the most disturbing. When it increases dramatically in the face of social interactions and due to the need for this interaction, we may be facing a Social Anxiety Disorder (SAD). The university context demands of its members a constant exposition of their social skills, regardless of the course chosen by the student. This conjuncture can trigger social anxiety symptoms, sometimes unnoticed for years. However, a behavioral change can only happen in individuals who perceive damage and are motivated because motivation is the intrinsic force that drives action. This study investigated social anxiety in college students and the stage of motivation to change anxious behaviors. We used a Questionnaire created on the Google forms platform, the Social Phobia Scale - Liebowitz (LSAS), the Social Anxiety Questionnaire for Adults (CASO) and the Ready to Change Ruler. The instruments assessed sociodemographic data, social anxiety constructs and motivation to change anxious behaviors in a clinical sample of (n = 52) undergraduate students from the four areas of knowledge of the Federal University of Amazonas (Humanities, Biological, Agrarian and Exactly). The database was developed in the data processing program Microsoft Excel 2013 (Microsoft Office Enterprise) and analyzed in the Statistic Package for Social Sciences (SPSS) software, version 23.0. The results revealed a predominance of female (80.8%), single civil status (98.1%), of participants who had a fixed love partner (53.8%), who lived with relatives (98.1%) with income ≥ 2000 reais (61.5%), who did not use drugs (75%), of academics of the Human Sciences courses (61.5%), where 65.4% of the general sample obtained significant clinical data for the diagnosis of SAD after the intersection of the CASO and LSAS scores. The correlation indicated that in the first use in a research of the north of the country, the CASO had a convergent validity with the LSAS. Ready to Change Ruler demonstrated that students are prepared to perform the change of their behaviors. High scores for SAD and motivational stage of preparation for action, make up enough data to justify intervention proposals.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorHaviam malwares no site que por dias impossibilitaram a abertura e edição do meu arquivo.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de PsicologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em PsicologiaHayasida, Nazaré Maria de Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/3015930558513406Hayasida, Nazaré Maria de Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/3015930558513406Resende, Gisele Cristinahttp://lattes.cnpq.br/0524959272545250Sandoval, Larissa de Almeida Nobrehttp://lattes.cnpq.br/3688899603043070Borba, Camila de Souzahttp://lattes.cnpq.br/1372208840174429https://orcid.org/0000-0003-3210-74032018-11-30T20:17:23Z2999-12-312018-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisimage/jpegapplication/pdfBORBA, Camila de Souza. Investigação dos sintomas de Ansiedade Social nos universitários. 2018. 165 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6789porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-12-01T05:03:29Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6789Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-12-01T05:03:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação dos sintomas de Ansiedade Social nos universitários Investigation of symptoms of Social Anxiety in university students |
title |
Investigação dos sintomas de Ansiedade Social nos universitários |
spellingShingle |
Investigação dos sintomas de Ansiedade Social nos universitários Borba, Camila de Souza Ansiedade Social Habilidades Sociais Motivação Univesitários Social Anxiety Social Skills Motivation University Students CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA COGNITIVA CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
title_short |
Investigação dos sintomas de Ansiedade Social nos universitários |
title_full |
Investigação dos sintomas de Ansiedade Social nos universitários |
title_fullStr |
Investigação dos sintomas de Ansiedade Social nos universitários |
title_full_unstemmed |
Investigação dos sintomas de Ansiedade Social nos universitários |
title_sort |
Investigação dos sintomas de Ansiedade Social nos universitários |
author |
Borba, Camila de Souza |
author_facet |
Borba, Camila de Souza http://lattes.cnpq.br/1372208840174429 https://orcid.org/0000-0003-3210-7403 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/1372208840174429 https://orcid.org/0000-0003-3210-7403 |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hayasida, Nazaré Maria de Albuquerque http://lattes.cnpq.br/3015930558513406 Hayasida, Nazaré Maria de Albuquerque http://lattes.cnpq.br/3015930558513406 Resende, Gisele Cristina http://lattes.cnpq.br/0524959272545250 Sandoval, Larissa de Almeida Nobre http://lattes.cnpq.br/3688899603043070 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba, Camila de Souza http://lattes.cnpq.br/1372208840174429 https://orcid.org/0000-0003-3210-7403 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ansiedade Social Habilidades Sociais Motivação Univesitários Social Anxiety Social Skills Motivation University Students CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA COGNITIVA CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
topic |
Ansiedade Social Habilidades Sociais Motivação Univesitários Social Anxiety Social Skills Motivation University Students CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA COGNITIVA CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
description |
A ansiedade é uma emoção responsável por um conjunto de sensações físicas desagradáveis, uma das mais perturbadoras. Quando aumenta drasticamente diante de interações sociais e em decorrência da necessidade dessa interação, pode-se estar diante de um Transtorno de Ansiedade Social (TAS). O contexto universitário exige dos seus integrantes uma constante exposição das suas habilidades sociais, independentemente do curso escolhido pelo estudante. Essa conjuntura pode desencadear sintomas de ansiedade social, por vezes desapercebido por anos. Contudo, uma mudança comportamental só pode acontecer em indivíduos que percebam prejuízos e estejam motivados pois a motivação é a força intrínseca que direciona a ação. Este estudo investigou a ansiedade social nos universitários e o estágio de motivação para mudança de comportamentos ansiosos. Foram utilizados um Questionário criado na plataforma “Google forms”, a Escala de Fobia Social – Liebowitz (LSAS), o Questionário de Ansiedade Social para Adultos (CASO) e a Régua de prontidão para a mudança. Os instrumentos aferiram os dados sociodemográficos, construtos de ansiedade social e motivação para mudança de comportamentos ansiosos em uma amostra clínica de (n=52) estudantes de cursos de graduação das quatro áreas do conhecimento da Universidade Federal do Amazonas (Humanas, Biológicas, Agrárias e Exatas). O banco de dados foi elaborado no programa de processamento de dados Microsoft Excel 2013 (Microsoft Office Enterprise) e analisado no software Statistic Package for the Social Sciences (SPSS), versão 23.0. Os resultados apontaram predomínio do sexo feminino (80,8%), estado civil solteiro (98,1%), de participantes que possuíam parceiro amoroso fixo (53,8%), que moravam com parentes (98,1%) com renda ≥ 2000 reais (61,5%), que não faziam uso de drogas (75%), de acadêmicos dos cursos de Ciências Humanas (61,5%), onde 65,4% da amostra geral obteve dados clínicos significativos para o diagnóstico de TAS após o entrecorte dos escores do CASO e LSAS. A correlação sinalizou que na primeira utilização em uma pesquisa do norte do país, o CASO possuiu uma validade convergente com o LSAS. A régua de prontidão mostrou que os estudantes estão preparados para realizar a mudança de seus comportamentos. Os escores elevados para TAS e estágio motivacional de preparação para ação, compõem dados suficientes para justificar propostas interventivas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-30T20:17:23Z 2018-09-28 2999-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BORBA, Camila de Souza. Investigação dos sintomas de Ansiedade Social nos universitários. 2018. 165 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6789 |
identifier_str_mv |
BORBA, Camila de Souza. Investigação dos sintomas de Ansiedade Social nos universitários. 2018. 165 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
image/jpeg application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Psicologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Psicologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732030782504960 |