A formação da crítica literária acadêmica amazonense e seus itinerários pela poesia lírica do Amazonas (1982-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fabrício Magalhães de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9928204407324763
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8264
Resumo: Esta tese elege como objeto a formação da crítica literária acadêmica amazonense e seus itinerários pela poesia lírica do Amazonas, tendo em vista a necessidade de realizar um inventário sobre sua história e compreendê-la como um processo sociocultural. Dividimos e caracterizamos a crítica literária em três gerações: a primeira é a crítica impressionista. A segunda e a terceira geração formam, eminentemente, uma crítica acadêmica-universitária, a segunda formando-se entre as décadas de 1980 até metade da década de 1990 nos Programas de Pós-Graduação do sudeste e do sul do país; e a terceira formando-se entre a segunda metade da década de 1990 e a primeira década dos anos 2000, em grande parte no PPGSCA. Os objetivos propostos nesta tese são: 1) realizar um inventário sobre a história de formação da crítica literária acadêmica; 2) acompanhar o processo de formação da crítica acadêmica no Amazonas a partir do itinerário que ela fez pela poesia lírica; e 3) caracterizar as abordagens teóricas e escolhas temáticas adotadas nos estudos realizados pela segunda e pela terceira geração da crítica acadêmica. O referencial teórico apoia-se na sociologia da cultura, a partir das noções de campo (Pierre Bordieu, 1997) e espaço literário (Pascoale Casanova, 2002), e da sociologia da memória, a partir das noções de lugares de memória (Pierre Nora, 1993) e memória literária (Astrid Erll, 2005; 2012). Adotamos uma fenomenologia de natureza hermenêutica, apoiando-nos nas propostas de Hans-Georg Gadamer (1998; 2012) e Hans Robert Jauss (1994). A pesquisa é de caráter bibliográfico, documental e interpretativo. Partimos das seguintes hipóteses, expressas em forma de perguntas: Podemos falar que se formou uma crítica literária acadêmica no Amazonas? Será Manaus um centro cultural quando falamos nesse assunto? Ou ainda é um processo em andamento, visto que nem todos que defenderam suas dissertações ou teses continuaram a produzir crítica literária, isto é, não se tornaram críticos literários profissionais?
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Os objetivos propostos nesta tese são: 1) realizar um inventário sobre a história de formação da crítica literária acadêmica; 2) acompanhar o processo de formação da crítica acadêmica no Amazonas a partir do itinerário que ela fez pela poesia lírica; e 3) caracterizar as abordagens teóricas e escolhas temáticas adotadas nos estudos realizados pela segunda e pela terceira geração da crítica acadêmica. O referencial teórico apoia-se na sociologia da cultura, a partir das noções de campo (Pierre Bordieu, 1997) e espaço literário (Pascoale Casanova, 2002), e da sociologia da memória, a partir das noções de lugares de memória (Pierre Nora, 1993) e memória literária (Astrid Erll, 2005; 2012). Adotamos uma fenomenologia de natureza hermenêutica, apoiando-nos nas propostas de Hans-Georg Gadamer (1998; 2012) e Hans Robert Jauss (1994). A pesquisa é de caráter bibliográfico, documental e interpretativo. Partimos das seguintes hipóteses, expressas em forma de perguntas: Podemos falar que se formou uma crítica literária acadêmica no Amazonas? Será Manaus um centro cultural quando falamos nesse assunto? Ou ainda é um processo em andamento, visto que nem todos que defenderam suas dissertações ou teses continuaram a produzir crítica literária, isto é, não se tornaram críticos literários profissionais?This tesis elects as object the formation of the Amazonian academic literary critic and its itineraries for the lyric poetry in the Amazon, considering the necessity to make an inventory about its history and to understand it as a sociocultural process. We have divided and characterized literary criticism into three generations: the first is Impressionist criticism. The second and third generation eminently form an academic universitary critique, the second forming between the 1980s and mid-1990s in the Southeast and Southern Graduate Programs; and the third forming between the second half of the 1990s and the first decade of the 2000s, largely in the PPGSCA. The objectives proposed in this thesis are: 1) to make an inventory about the history of academic literary critic formation; 2) to follow the process of formation of academic criticism in the Amazon from the itinerary she made for lyric poetry, and 3) to characterize the theoretical approaches and thematic choices adopted in the studies conducted by the second and third generation of academic criticism. The theoretical framework is based on the sociology of culture, from the notions of field (Pierre Bordieu, 1997) and literary space (Pascoale Casanova, 2002), and from the sociology of memory, from the notions of places of memory (Pierre Nora , 1993) and literary memory (Astrid Erll, 2005; 2012). We adopted a phenomenology of a hermeneutic nature, based on the proposals of Hans-Gerg Gadamer (1998; 2012) and Hans Robert Jauss (1994). The research is bibliographic, documentary and interpretative. We start from the following hypotheses, expressed in the form of questions: Can we say that an academic literary criticism was formed in the Amazon? It will be Manaus a cultural center when we talk about this subject? Or is it still an ongoing process, since not everyone who defended his dissertations or theses continued to produce literary criticism, that is, did not become professional literary critics?Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaAlbuquerque, Gabriel Arcanjo Santos dehttp://lattes.cnpq.br/0632488092860482Aleixo, Marcos Frederico Krügerhttp://lattes.cnpq.br/8302225272067037Zucolo, Nicia Petrecelihttp://lattes.cnpq.br/4572857563677466Freitas, Marilene Corrêa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4187449641949679Souza, Fabrício Magalhães dehttp://lattes.cnpq.br/99282044073247632021-05-13T02:50:55Z2020-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUZA, Fabrício Magalhães de. A formação da crítica literária acadêmica amazonense e seus itinerários pela poesia lírica do Amazonas (1982-2010). 2020. 220 f. 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