Identificação de fragilidade ambiental nas estradas Agrovila e Emade Tefé (AM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Massilene
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6324701120579870
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5996
Resumo: Os processos de formação de fragilidade ambiental capitaneados por estradas têm-se mostrado um forte estruturante e condicionante para atividades (sociais, ambientais e econômicas, entre outras) no município, assim como para o estudo de impactos e planejamento ambiental com base no uso do solo. O objetivo principal desse trabalho é analisar a fragilidade ambiental e o uso e ocupação do solo nas estradas Agrovila e Emade em Tefé (AM). As estradas Agrovila e Emade em Tefé (AM) apresentam a problemática da fragilidade ambiental como elemento constituinte da relação entre sociedade e natureza, isto ocasiona diversos usos da natureza enquanto recurso, tais usos produzem seus respectivos impactos. A abordagem neste trabalho é a partir do Geossistemas e da Formação sócio-espacial como teoria e como métodos básicos para identificar a fragilidade nessas estradas a partir de seus aspectos (naturais, sociais, econômicos e ambientais). O trabalho também foi desenvolvido com base na relação sociedade e natureza, assim como com a utilização de mapas, evidenciando a relação dinamizadora entre a formação sócio-espacial, os geossistema, a paisagem e a fragilidade ambiental. O uso e ocupação do solo nas estradas foram identificados em classes de uso como vegetação, mata secundária, área de queimada recente, pastagem, solo exposto e área construída, sendo que por meio da realidade empiricamente observada em ambas as estradas identificou-se que na estrada Agrovila o uso mais intenso foi o dos cursos fluviais para balneários, ocorrendo o caso de um mesmo curso fluvial ser utilizado para mais de um balneário. Diversas atividades foram identificadas nas estradas como, por exemplo, o intenso negócio imobiliário que vem se tornando recorrente. A fragilidade ambiental desses ambientes foi identificada a partir da metodologia de Ross (1994); para fragilidade de ambientes naturais a partir da instauração da sociedade em suas especificidades de modalidades de uso nesses ambientes, utilizou-se variáveis de dissecação do relevo, tipo de solo, uso e ocupação do solo/cobertura vegetal e pluviosidade. Foram identificadas duas classes de fragilidade, sendo média e forte nas duas estradas, porém, a classe forte na estrada Agrovila ocorre no trecho inicial até aproximadamente a entrada de acesso a outra estrada aqui estudada. Nesta área há moradias, pastagens, plantações, entre outras atividades e esta mesma área fica próxima a área aeroportuária e, também, do lixão da cidade, assim como de uma bacia hidrográfica que contém uso de cursos fluviais para balneários. Na estrada Emade essa classe foi identificada no trecho final da estrada, área de voçorocamento intenso e com proximidade do rio Solimões. A classe de fragilidade média na estrada Agrovila foi identificada depois da área de lixão e da entrada da outra estrada até o trecho final da estrada. Na Emade esta classe foi identificada desde o trecho inicial da estrada até as proximidades do trecho final. O uso da fragilidade ambiental torna-se um elemento fundamental para identificação, análise e planejamento de áreas que recebem impactos e necessitam de ações de proteção.
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A abordagem neste trabalho é a partir do Geossistemas e da Formação sócio-espacial como teoria e como métodos básicos para identificar a fragilidade nessas estradas a partir de seus aspectos (naturais, sociais, econômicos e ambientais). O trabalho também foi desenvolvido com base na relação sociedade e natureza, assim como com a utilização de mapas, evidenciando a relação dinamizadora entre a formação sócio-espacial, os geossistema, a paisagem e a fragilidade ambiental. O uso e ocupação do solo nas estradas foram identificados em classes de uso como vegetação, mata secundária, área de queimada recente, pastagem, solo exposto e área construída, sendo que por meio da realidade empiricamente observada em ambas as estradas identificou-se que na estrada Agrovila o uso mais intenso foi o dos cursos fluviais para balneários, ocorrendo o caso de um mesmo curso fluvial ser utilizado para mais de um balneário. Diversas atividades foram identificadas nas estradas como, por exemplo, o intenso negócio imobiliário que vem se tornando recorrente. A fragilidade ambiental desses ambientes foi identificada a partir da metodologia de Ross (1994); para fragilidade de ambientes naturais a partir da instauração da sociedade em suas especificidades de modalidades de uso nesses ambientes, utilizou-se variáveis de dissecação do relevo, tipo de solo, uso e ocupação do solo/cobertura vegetal e pluviosidade. Foram identificadas duas classes de fragilidade, sendo média e forte nas duas estradas, porém, a classe forte na estrada Agrovila ocorre no trecho inicial até aproximadamente a entrada de acesso a outra estrada aqui estudada. Nesta área há moradias, pastagens, plantações, entre outras atividades e esta mesma área fica próxima a área aeroportuária e, também, do lixão da cidade, assim como de uma bacia hidrográfica que contém uso de cursos fluviais para balneários. Na estrada Emade essa classe foi identificada no trecho final da estrada, área de voçorocamento intenso e com proximidade do rio Solimões. A classe de fragilidade média na estrada Agrovila foi identificada depois da área de lixão e da entrada da outra estrada até o trecho final da estrada. Na Emade esta classe foi identificada desde o trecho inicial da estrada até as proximidades do trecho final. O uso da fragilidade ambiental torna-se um elemento fundamental para identificação, análise e planejamento de áreas que recebem impactos e necessitam de ações de proteção.The processes of formation of environmental fragility captained by roads have proved to be a strong structuring and conditioning factor for activities (social, environmental and economic, among others) in the municipality, as well as for the study of impacts and environmental planning based on land use. The main objective of this work is to analyze the environmental fragility and the use and occupation of the soil in the Agrovila and Emade roads in Tefé (AM). The Agrovila and Emade roads, in Tefé (AM), present the problem of environmental fragility as a constituent element of the relationship between society and nature, this causes various uses of nature as a resource, such uses produce their respective impacts. The approach in this work is from the Geosystems and Socio-spatial Formation as a theory and as basic methods to identify the fragility in these roads from its aspects (natural, social, economic and environmental). The work was also developed based on the relationship between society and nature, as well as with the use of maps, highlighting the dynamising relationship between socio-spatial formation, geosystem, landscape and environmental fragility. The use and occupation of the soil on the roads were identified in classes of use as vegetation, agriculture, pasture, exposed soil and dwellings, being that in the Agrovila road the most intense use was of the fluvial courses for bathhouses occurring the case of the same fluvial course being Used for more than one spa. Several activities have been identified on the roads, such as the intense real estate business that has been intensifying. The environmental fragility of these environments was identified from the Ross methodology (1994), for the fragility of natural environments from the establishment of the society in its specific modalities of use in these environments, we used variables of relief dissection, soil type, use And soil occupation / vegetation cover and rainfall. It was identified two classes of fragility being medium and strong in the two roads and the strong class in the road Agrovila occurs in the initial stretch until approximately the entrance of access to another road studied here. In this area there are villas, pastures, plantations, among other activities and this same area is close to the airport area and also the city dump, as well as one of the river basin that contains use of river courses for seaside resorts. On the Emade road this class was identified in the final section of the road, intense voiceless area and with proximity to the river Solimões. The middle fragility class on the Agrovila road was identified after the dump area and the entrance of the other road to the final stretch of road. In Emade this class was identified from the initial stretch of the road to the vicinity of the final stretch. The use of environmental fragility becomes a fundamental element for the identification, analysis and planning of areas that receive impacts and require protection actions.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em GeografiaCosta, Reinaldo Corrêahttp://lattes.cnpq.br/2202003231659719Mesquita, Massilenehttp://lattes.cnpq.br/63247011205798702017-11-10T18:12:11Z2017-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMESQUITA, Massilene. Identificação de fragilidade ambiental nas estradas Agrovila e Emade Tefé (AM). 2017. 141 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5996porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-11-11T05:04:32Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5996Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-11-11T05:04:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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