A problematização como facilitadora da aprendizagem de conceitos químicos no Ensino Público de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renan Santos da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8667375056295539
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6702
Resumo: Várias são as teorias educacionais existentes quando nos referimos ao processo de ensino e aprendizagem de ciências/química, assim escolheu-se trabalhar a partir do ponto de vista Freiriano e Vygotskiano pela perspectiva de trazer o individuo a participação sobre seu processo de aprendizagem e desse modo desenvolver atividades que saíssem dos caminhos tradicionalistas da educação e que trouxessem consigo uma forma diferente de percepção do conhecimento químico, voltando-se para as questões problema vividas pela sociedade. Assim, objetivou-se conhecer e analisar até que ponto a problematização, organizada em momentos pedagógicos agiria como facilitadora da aprendizagem de conceitos químicos em uma turma do Ensino Médio Público de Manaus, tendo a pesquisa ação como metodologia, e a experimentação, problematização e discussões temáticas como estratégias de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciaram inicialmente dificuldades nos conhecimentos científicos básicos para compreensão dos fenômenos, e a constante utilização do macroscópico para a explicação do microscópico. Foi possível perceber a formação de uma consciência transitiva, saindo da ingenuidade e caminhando para a criticidade, e por fim evidenciou-se que a metodologia problematizadora contribuiu facilitando a aprendizagem dos conceitos científicos, atuando na zona de desenvolvimento proximal e permitindo a associação do conteúdo com os fenômenos, contribuindo também para postura do estudante como ser social.
id UFAM_53e3742d68ccc3c98b1f3ad6298f8a8e
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6702
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling A problematização como facilitadora da aprendizagem de conceitos químicos no Ensino Público de ManausEnsino de QuímicaEducação ProblematizadoraZona de Desenvolvimento ProximalCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICAVárias são as teorias educacionais existentes quando nos referimos ao processo de ensino e aprendizagem de ciências/química, assim escolheu-se trabalhar a partir do ponto de vista Freiriano e Vygotskiano pela perspectiva de trazer o individuo a participação sobre seu processo de aprendizagem e desse modo desenvolver atividades que saíssem dos caminhos tradicionalistas da educação e que trouxessem consigo uma forma diferente de percepção do conhecimento químico, voltando-se para as questões problema vividas pela sociedade. Assim, objetivou-se conhecer e analisar até que ponto a problematização, organizada em momentos pedagógicos agiria como facilitadora da aprendizagem de conceitos químicos em uma turma do Ensino Médio Público de Manaus, tendo a pesquisa ação como metodologia, e a experimentação, problematização e discussões temáticas como estratégias de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciaram inicialmente dificuldades nos conhecimentos científicos básicos para compreensão dos fenômenos, e a constante utilização do macroscópico para a explicação do microscópico. Foi possível perceber a formação de uma consciência transitiva, saindo da ingenuidade e caminhando para a criticidade, e por fim evidenciou-se que a metodologia problematizadora contribuiu facilitando a aprendizagem dos conceitos científicos, atuando na zona de desenvolvimento proximal e permitindo a associação do conteúdo com os fenômenos, contribuindo também para postura do estudante como ser social.Several educational theories exist when we refer to the process of teaching and learning science / chemistry, so we chose to work from the Freiriano and Vygotskiano theories on account the perspective of the individual to participate in their learning process and thereby to develop activities that went beyond the traditionalist paths of education and that brought with them a different form of perception of chemical knowledge, turning to the problem issues lived by society. Thus, the objective was to know and analyze the extent to which the problematization, organized in pedagogical moments, would act as a facilitator of the learning of chemical concepts in a group of Public High School in Manaus, with action research as methodology, and experimentation, problematization and discussions themes such as teaching-learning strategies. The results obtained evidenced initially difficulties in the basic scientific knowledge to understand the phenomena, and the constant use of the macroscopic for the explanation of the microscopic. It was possible to perceive the formation of a transitive consciousness, leaving naivety and moving towards criticality, and finally it was evidenced that the problematizing methodology contributed by facilitating the learning of the scientific concepts, acting in the zone of proximal development and allowing the association of the content with the phenomena, also contributing to the posture of the student as a social being.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em QuímicaSouza, Katiuscia dos Santos dehttp://lattes.cnpq.br/5474421431483167Antunes, Ettore ParedesVasconcelos, Elizandra Rêgo deSilva, Renan Santos dahttp://lattes.cnpq.br/86673750562955392018-10-17T15:21:24Z2018-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Renan Santos da. A problematização como facilitadora da aprendizagem de conceitos químicos no Ensino Público de Manaus. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6702porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-10-18T05:03:48Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6702Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-10-18T05:03:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A problematização como facilitadora da aprendizagem de conceitos químicos no Ensino Público de Manaus
title A problematização como facilitadora da aprendizagem de conceitos químicos no Ensino Público de Manaus
spellingShingle A problematização como facilitadora da aprendizagem de conceitos químicos no Ensino Público de Manaus
Silva, Renan Santos da
Ensino de Química
Educação Problematizadora
Zona de Desenvolvimento Proximal
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
title_short A problematização como facilitadora da aprendizagem de conceitos químicos no Ensino Público de Manaus
title_full A problematização como facilitadora da aprendizagem de conceitos químicos no Ensino Público de Manaus
title_fullStr A problematização como facilitadora da aprendizagem de conceitos químicos no Ensino Público de Manaus
title_full_unstemmed A problematização como facilitadora da aprendizagem de conceitos químicos no Ensino Público de Manaus
title_sort A problematização como facilitadora da aprendizagem de conceitos químicos no Ensino Público de Manaus
author Silva, Renan Santos da
author_facet Silva, Renan Santos da
http://lattes.cnpq.br/8667375056295539
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/8667375056295539
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Katiuscia dos Santos de
http://lattes.cnpq.br/5474421431483167
Antunes, Ettore Paredes
Vasconcelos, Elizandra Rêgo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Renan Santos da
http://lattes.cnpq.br/8667375056295539
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Educação Problematizadora
Zona de Desenvolvimento Proximal
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
topic Ensino de Química
Educação Problematizadora
Zona de Desenvolvimento Proximal
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
description Várias são as teorias educacionais existentes quando nos referimos ao processo de ensino e aprendizagem de ciências/química, assim escolheu-se trabalhar a partir do ponto de vista Freiriano e Vygotskiano pela perspectiva de trazer o individuo a participação sobre seu processo de aprendizagem e desse modo desenvolver atividades que saíssem dos caminhos tradicionalistas da educação e que trouxessem consigo uma forma diferente de percepção do conhecimento químico, voltando-se para as questões problema vividas pela sociedade. Assim, objetivou-se conhecer e analisar até que ponto a problematização, organizada em momentos pedagógicos agiria como facilitadora da aprendizagem de conceitos químicos em uma turma do Ensino Médio Público de Manaus, tendo a pesquisa ação como metodologia, e a experimentação, problematização e discussões temáticas como estratégias de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciaram inicialmente dificuldades nos conhecimentos científicos básicos para compreensão dos fenômenos, e a constante utilização do macroscópico para a explicação do microscópico. Foi possível perceber a formação de uma consciência transitiva, saindo da ingenuidade e caminhando para a criticidade, e por fim evidenciou-se que a metodologia problematizadora contribuiu facilitando a aprendizagem dos conceitos científicos, atuando na zona de desenvolvimento proximal e permitindo a associação do conteúdo com os fenômenos, contribuindo também para postura do estudante como ser social.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-17T15:21:24Z
2018-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Renan Santos da. A problematização como facilitadora da aprendizagem de conceitos químicos no Ensino Público de Manaus. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6702
identifier_str_mv SILVA, Renan Santos da. A problematização como facilitadora da aprendizagem de conceitos químicos no Ensino Público de Manaus. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Química
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Química
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732030594809856