Impacto da pandemia de COVID-19 no ensino odontológico dos cursos de graduação das instituições públicas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Larissa da Costa e
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3087568803620271, https://orcid.org/0000-0002-1026-8196
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8302
Resumo: A pandemia de COVID-19 alterou os protocolos e diretrizes de atendimento aos pacientes na área de Odontologia, uma vez que o ambiente ambulatorial é de alto risco de contaminação. Do ponto de vista do ensino superior em odontologia os impactos a longo prazo ainda são desconhecidos. Esta pesquisa avaliou o impacto e as estratégias de funcionamento que os cursos oficiais de graduação públicos e gratuitos de Odontologia no Brasil adotaram durante a pandemia do COVID-19. Este estudo é um subprojeto delineado como uma pesquisa observacional descritiva de corte transversal do tipo Survey, (CAAE n°: 31939920.7.0000.5418). O levantamento dos cursos foi realizado pelo site público do sistema E-MEC no mês de maio de 2020. As coordenações de curso foram contatadas via e-mail e convidados a responderem um questionário online formado por oito perguntas, baseadas nos domínios: suspensão de atividades acadêmicas, atividades mantidas, alternativas de ensino oferecidas e planejamento de mudanças pós-pandemia. Os dados das respostas dos questionários foram analisados por meio de estatística descritiva (frequência absoluta e relativa) e analítica (teste de correlação de contingência C). As respostas foram recebidas durantes os meses de maio e junho de 2020. A taxa de resposta dos cursos públicos foi 100% (n=57). A maioria dos cursos (62%) suspendeu todas as atividades acadêmicas, e uma pequena parcela manteve apenas os atendimentos de emergência. A minoria dos cursos suspendeu somente as atividades práticas e manteve as teóricas remotamente (38%), utilizando as ferramentas virtuais como Google Meet ou outros. Grande parte dos cursos (50%) estão viabilizando discussões para garantir a formatura dos alunos finalistas, e os que continuaram com alguma atividade estavam adaptando meios alternativos de frequência e avaliação dos estudantes. O planejamento para o retorno das aulas envolve principalmente planejamento para o retorno gradual das atividades com protocolos de distanciamento (78%) e revisão dos protocolos de biossegurança para os atendimentos clínicos (87%) e a longo prazo reformas e adaptações nos ambulatórios (75%). Não houve correlação entre a variável “localização geográfica” (Coef. C = 0.263; p =1.00); ou desempenho do ENADE (Coef. C = 0.397; p = 0.53); com o funcionamento ou não do curso durante a pandemia ou com o tipo de planejamento que os cursos tinham para a retomada das atividades práticas pela região (Coef. C = 0.231; p = 1.00) ou resultados do ENADE (Coef. C = 0.326; p = 0.96). A pandemia teve impacto direto no funcionamento dos cursos de Odontologia brasileiros, ocasionando na paralisação total das atividades práticas, e migração das atividades teóricas para salas virtuais.
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As coordenações de curso foram contatadas via e-mail e convidados a responderem um questionário online formado por oito perguntas, baseadas nos domínios: suspensão de atividades acadêmicas, atividades mantidas, alternativas de ensino oferecidas e planejamento de mudanças pós-pandemia. Os dados das respostas dos questionários foram analisados por meio de estatística descritiva (frequência absoluta e relativa) e analítica (teste de correlação de contingência C). As respostas foram recebidas durantes os meses de maio e junho de 2020. A taxa de resposta dos cursos públicos foi 100% (n=57). A maioria dos cursos (62%) suspendeu todas as atividades acadêmicas, e uma pequena parcela manteve apenas os atendimentos de emergência. A minoria dos cursos suspendeu somente as atividades práticas e manteve as teóricas remotamente (38%), utilizando as ferramentas virtuais como Google Meet ou outros. Grande parte dos cursos (50%) estão viabilizando discussões para garantir a formatura dos alunos finalistas, e os que continuaram com alguma atividade estavam adaptando meios alternativos de frequência e avaliação dos estudantes. O planejamento para o retorno das aulas envolve principalmente planejamento para o retorno gradual das atividades com protocolos de distanciamento (78%) e revisão dos protocolos de biossegurança para os atendimentos clínicos (87%) e a longo prazo reformas e adaptações nos ambulatórios (75%). Não houve correlação entre a variável “localização geográfica” (Coef. C = 0.263; p =1.00); ou desempenho do ENADE (Coef. C = 0.397; p = 0.53); com o funcionamento ou não do curso durante a pandemia ou com o tipo de planejamento que os cursos tinham para a retomada das atividades práticas pela região (Coef. C = 0.231; p = 1.00) ou resultados do ENADE (Coef. C = 0.326; p = 0.96). A pandemia teve impacto direto no funcionamento dos cursos de Odontologia brasileiros, ocasionando na paralisação total das atividades práticas, e migração das atividades teóricas para salas virtuais.The COVID-19 pandemic changed the protocols and guidelines for patient care in the area of Dentistry, since the outpatient environment is at high risk of contamination. From the point of view of higher education in dentistry, the long-term impacts are still unknown. This research evaluated the impact and the working strategies that the official public and free undergraduate courses in Dentistry in Brazil adopted during the COVID-19 pandemic. This study is a subproject designed as a descriptive observational cross-sectional survey (CAAE n°: 31939920.7.0000.5418). The survey of the courses was carried out by the public website of the E-MEC system in May 2020. The course coordinators were contacted via e-mail and invited to answer an online survey consisting in eight questions, based on the domains: suspension of academic activities, activities maintained, teaching alternatives offered and planning for post-pandemic changes. The data from the survey responses were analyzed by descriptive statistics (absolute and relative frequency) and analytical (C contingency correlation test). Responses were received during May and June 2020. The response rate for public courses was 100% (n = 57). Most of the courses (62%) suspended all academic activities, and a small portion maintained only emergency care. The minority of courses suspended only practical activities and maintained theoretical ones remotely (38%), using virtual tools such as Google Meet or others. Most part of the courses (50%) are enabling discussions to guarantee the graduation of finalist students, and those who continued with some activity were adapting alternative means of attending and evaluating the students. Planning to return to classes mainly involves planning for the gradual return of activities with distance protocols (78%) and review of biosafety protocols for clinical care (87%) and long-term reforms and adaptations in outpatient clinics (75%). There was no correlation between the variable “geographic location” (C coef. = 0.263; p =1.00); or performance at ENADE (C coef. = 0.397; p = 0.53); with the course's functioning or not during the pandemic or with the type of planning that the courses had for the resumption of practical activities in the region (C coef. = 0.231; p = 1.00); or ENADE results (C coef. = 0.326; p = 0.96). The pandemic had a direct impact on the functioning of Brazilian Dentistry courses, causing the total paralysis of practical activities, and the migration of theoretical activities to virtual rooms.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de OdontologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em OdontologiaSponchiado Junior, Emilio Carloshttp://lattes.cnpq.br/6190247766651853Carvalho, Fabrício Kitazono deDomingues, José Eduardo GomesSilva, Larissa da Costa ehttp://lattes.cnpq.br/3087568803620271https://orcid.org/0000-0002-1026-81962021-06-10T00:53:37Z2021-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Larissa da Costa e. Impacto da pandemia de COVID-19 no ensino odontológico dos cursos de graduação das instituições públicas no Brasil. 2021. 57 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8302porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-06-10T05:04:13Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8302Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-06-10T05:04:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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