Identidade cultural de estudantes rurais/ribeirinhos a partir das práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3207 |
Resumo: | A presente pesquisa intitulada Identidade Cultural de Estudantes Rurais/Ribeirinhos a partir das Práticas Pedagógicas , teve como objetivos: analisar como a prática pedagógica docente funciona como mediadora no processo de construção da identidade cultural de estudantes ribeirinhos; investigar características da prática pedagógica relacionadas à construção da identidade cultural dos estudantes; verificar de que forma a diversidade cultural é trabalhada pelo professor da escola ribeirinha; e identificar conteúdos da cultura da comunidade ribeirinha que influenciam a prática pedagógica docente e a construção da identidade cultural dos estudantes. As problemáticas sócio-culturais e ambientais enfrentadas pelas comunidades rurais/ribeirinhas da Amazônia, também, passam pela educação que é oferecida nas escolas dessas comunidades, principalmente quando ainda prevalecem práticas e conteúdos pautados em perspectivas que desconsideram a identidade e as peculiaridades da cultural local. Assim, questionamos: de que forma a prática pedagógica docente funciona como mediadora no processo de construção da identidade cultural de estudantes ribeirinhos, na perspectiva de romper com práticas pedagógicas e com conteúdos curriculares que privilegiam determinadas identidades no espaço escolar e que evitam a negação de valores culturais e sociais no ambiente escolar ribeirinho? Para discutir essa problemática desenvolvemos um estudo de caso na Escola Minervina Reis Ferreira que está situada na comunidade Bom Socorro, Região de Zé Açu, no Município de Parintins AM, com a realização de observação, aplicação de questionários abertos e entrevistas. Os sujeitos envolvidos foram 21 discentes e 4 professores de duas turmas de 8ª série dessa escola. Os resultados da pesquisa demonstraram o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contribuem com a construção da identidade cultural dos estudantes rurais/ribeirinhos, com base em mediações formais e informais que se movimentam nas características da prática pedagógica, nos discursos e ações comprometidas com os conteúdos culturais da comunidade rural/ribeirinha. No campo da identidade cultural, esta pesquisa demonstrou de um lado características identitárias de pertencimento à valores locais relacionados ao modo de ser rural/ribeirinho e, de outro lado, demonstrou características de valorização de elementos externos à comunidade pesquisada, tornando-a identidade as vezes contraditória e oculta. No campo dos conteúdos culturais percebemos sua importância para a construção de referenciais de pertencimento necessários às práticas pedagógicas e curriculares no processo de valorização da identidade cultural dos estudantes rurais/ribeirinhos e da diversidade cultural presente no espaço escolar investigado. |
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Identidade cultural de estudantes rurais/ribeirinhos a partir das práticas pedagógicasIdentidade Cultural Rural/Ribeirinha, Práticas Pedagógicas, Diversidade CulturalCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA presente pesquisa intitulada Identidade Cultural de Estudantes Rurais/Ribeirinhos a partir das Práticas Pedagógicas , teve como objetivos: analisar como a prática pedagógica docente funciona como mediadora no processo de construção da identidade cultural de estudantes ribeirinhos; investigar características da prática pedagógica relacionadas à construção da identidade cultural dos estudantes; verificar de que forma a diversidade cultural é trabalhada pelo professor da escola ribeirinha; e identificar conteúdos da cultura da comunidade ribeirinha que influenciam a prática pedagógica docente e a construção da identidade cultural dos estudantes. As problemáticas sócio-culturais e ambientais enfrentadas pelas comunidades rurais/ribeirinhas da Amazônia, também, passam pela educação que é oferecida nas escolas dessas comunidades, principalmente quando ainda prevalecem práticas e conteúdos pautados em perspectivas que desconsideram a identidade e as peculiaridades da cultural local. Assim, questionamos: de que forma a prática pedagógica docente funciona como mediadora no processo de construção da identidade cultural de estudantes ribeirinhos, na perspectiva de romper com práticas pedagógicas e com conteúdos curriculares que privilegiam determinadas identidades no espaço escolar e que evitam a negação de valores culturais e sociais no ambiente escolar ribeirinho? Para discutir essa problemática desenvolvemos um estudo de caso na Escola Minervina Reis Ferreira que está situada na comunidade Bom Socorro, Região de Zé Açu, no Município de Parintins AM, com a realização de observação, aplicação de questionários abertos e entrevistas. Os sujeitos envolvidos foram 21 discentes e 4 professores de duas turmas de 8ª série dessa escola. Os resultados da pesquisa demonstraram o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contribuem com a construção da identidade cultural dos estudantes rurais/ribeirinhos, com base em mediações formais e informais que se movimentam nas características da prática pedagógica, nos discursos e ações comprometidas com os conteúdos culturais da comunidade rural/ribeirinha. No campo da identidade cultural, esta pesquisa demonstrou de um lado características identitárias de pertencimento à valores locais relacionados ao modo de ser rural/ribeirinho e, de outro lado, demonstrou características de valorização de elementos externos à comunidade pesquisada, tornando-a identidade as vezes contraditória e oculta. No campo dos conteúdos culturais percebemos sua importância para a construção de referenciais de pertencimento necessários às práticas pedagógicas e curriculares no processo de valorização da identidade cultural dos estudantes rurais/ribeirinhos e da diversidade cultural presente no espaço escolar investigado.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoTavares Filho, Thomé EliziárioVasconcelos, Maria Eliane de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/88747871750079372015-04-22T21:55:55Z2015-04-082010-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVASCONCELOS, Maria Eliane de Oliveira. Identidade cultural de estudantes rurais/ribeirinhos a partir das práticas pedagógicas. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3207porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-04-22T14:38:38Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3207Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-04-22T14:38:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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A presente pesquisa intitulada Identidade Cultural de Estudantes Rurais/Ribeirinhos a partir das Práticas Pedagógicas , teve como objetivos: analisar como a prática pedagógica docente funciona como mediadora no processo de construção da identidade cultural de estudantes ribeirinhos; investigar características da prática pedagógica relacionadas à construção da identidade cultural dos estudantes; verificar de que forma a diversidade cultural é trabalhada pelo professor da escola ribeirinha; e identificar conteúdos da cultura da comunidade ribeirinha que influenciam a prática pedagógica docente e a construção da identidade cultural dos estudantes. As problemáticas sócio-culturais e ambientais enfrentadas pelas comunidades rurais/ribeirinhas da Amazônia, também, passam pela educação que é oferecida nas escolas dessas comunidades, principalmente quando ainda prevalecem práticas e conteúdos pautados em perspectivas que desconsideram a identidade e as peculiaridades da cultural local. Assim, questionamos: de que forma a prática pedagógica docente funciona como mediadora no processo de construção da identidade cultural de estudantes ribeirinhos, na perspectiva de romper com práticas pedagógicas e com conteúdos curriculares que privilegiam determinadas identidades no espaço escolar e que evitam a negação de valores culturais e sociais no ambiente escolar ribeirinho? Para discutir essa problemática desenvolvemos um estudo de caso na Escola Minervina Reis Ferreira que está situada na comunidade Bom Socorro, Região de Zé Açu, no Município de Parintins AM, com a realização de observação, aplicação de questionários abertos e entrevistas. Os sujeitos envolvidos foram 21 discentes e 4 professores de duas turmas de 8ª série dessa escola. Os resultados da pesquisa demonstraram o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contribuem com a construção da identidade cultural dos estudantes rurais/ribeirinhos, com base em mediações formais e informais que se movimentam nas características da prática pedagógica, nos discursos e ações comprometidas com os conteúdos culturais da comunidade rural/ribeirinha. No campo da identidade cultural, esta pesquisa demonstrou de um lado características identitárias de pertencimento à valores locais relacionados ao modo de ser rural/ribeirinho e, de outro lado, demonstrou características de valorização de elementos externos à comunidade pesquisada, tornando-a identidade as vezes contraditória e oculta. No campo dos conteúdos culturais percebemos sua importância para a construção de referenciais de pertencimento necessários às práticas pedagógicas e curriculares no processo de valorização da identidade cultural dos estudantes rurais/ribeirinhos e da diversidade cultural presente no espaço escolar investigado. |
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