Práticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/165920 |
Resumo: | Este trabalho de Conclusão de curso objetiva analisar como a diferença é abordada em práticas pedagógicas de professoras estagiárias. Caracterizando-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, as ferramentas metodológicas utilizadas foram a entrevista narrativa e a análise documental do diário de classe de quatro alunas do oitavo semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio grande do Sul, que usaram a temática da diferença em suas práticas de estágio. Os principais conceitos revisados para a realização das análises foram Diferença, Cultura, Currículo e Escola. Nesse sentido, os autores que deram suporte foram, principalmente, Santomé (2011), Vencato (2014), Silva (2000), Moreira e Candau (2007), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Após a análise do material empírico conclui-se que todas as entrevistadas, com diferentes justificativas, consideram extremamente importante a abordagem da diferença na sala de aula; que não existe receita pronta para trabalhar o tema na escola. É necessário um olhar de professora investigadora que percebe o que e como desenvolver o trabalho no seu grupo de alunos. As estratégias para esta abordagem também variam de acordo com a modalidade de ensino e realidade da turma, mas destaca-se: o suporte oferecido pela literatura infantil, as rodas de conversa, a sequência didática que permite aprofundar e fixar conceitos sobre a questão, o lúdico e a iniciação científica. |
id |
UFRGS-2_291859a1afbb850357abfdc4ecd8e30b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165920 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Johann, Rubia TaísAndrade, Sandra dos Santos2017-08-30T02:34:12Z2017http://hdl.handle.net/10183/165920001046626Este trabalho de Conclusão de curso objetiva analisar como a diferença é abordada em práticas pedagógicas de professoras estagiárias. Caracterizando-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, as ferramentas metodológicas utilizadas foram a entrevista narrativa e a análise documental do diário de classe de quatro alunas do oitavo semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio grande do Sul, que usaram a temática da diferença em suas práticas de estágio. Os principais conceitos revisados para a realização das análises foram Diferença, Cultura, Currículo e Escola. Nesse sentido, os autores que deram suporte foram, principalmente, Santomé (2011), Vencato (2014), Silva (2000), Moreira e Candau (2007), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Após a análise do material empírico conclui-se que todas as entrevistadas, com diferentes justificativas, consideram extremamente importante a abordagem da diferença na sala de aula; que não existe receita pronta para trabalhar o tema na escola. É necessário um olhar de professora investigadora que percebe o que e como desenvolver o trabalho no seu grupo de alunos. As estratégias para esta abordagem também variam de acordo com a modalidade de ensino e realidade da turma, mas destaca-se: o suporte oferecido pela literatura infantil, as rodas de conversa, a sequência didática que permite aprofundar e fixar conceitos sobre a questão, o lúdico e a iniciação científica.application/pdfporPráticas pedagógicasDiversidade culturalPráticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046626.pdf001046626.pdfTexto completoapplication/pdf753302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165920/1/001046626.pdf9ed3e7658879777f9b35b86b4019c42dMD51TEXT001046626.pdf.txt001046626.pdf.txtExtracted Texttext/plain141425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165920/2/001046626.pdf.txt53b07d537bca7ad94af0ab1343166db0MD52THUMBNAIL001046626.pdf.jpg001046626.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165920/3/001046626.pdf.jpg05856122eff788640a5410866839443dMD5310183/1659202018-10-23 08:43:29.092oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165920Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:43:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturais |
title |
Práticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturais |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturais Johann, Rubia Taís Práticas pedagógicas Diversidade cultural |
title_short |
Práticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturais |
title_full |
Práticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturais |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturais |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturais |
title_sort |
Práticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturais |
author |
Johann, Rubia Taís |
author_facet |
Johann, Rubia Taís |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Johann, Rubia Taís |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Sandra dos Santos |
contributor_str_mv |
Andrade, Sandra dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas Diversidade cultural |
topic |
Práticas pedagógicas Diversidade cultural |
description |
Este trabalho de Conclusão de curso objetiva analisar como a diferença é abordada em práticas pedagógicas de professoras estagiárias. Caracterizando-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, as ferramentas metodológicas utilizadas foram a entrevista narrativa e a análise documental do diário de classe de quatro alunas do oitavo semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio grande do Sul, que usaram a temática da diferença em suas práticas de estágio. Os principais conceitos revisados para a realização das análises foram Diferença, Cultura, Currículo e Escola. Nesse sentido, os autores que deram suporte foram, principalmente, Santomé (2011), Vencato (2014), Silva (2000), Moreira e Candau (2007), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Após a análise do material empírico conclui-se que todas as entrevistadas, com diferentes justificativas, consideram extremamente importante a abordagem da diferença na sala de aula; que não existe receita pronta para trabalhar o tema na escola. É necessário um olhar de professora investigadora que percebe o que e como desenvolver o trabalho no seu grupo de alunos. As estratégias para esta abordagem também variam de acordo com a modalidade de ensino e realidade da turma, mas destaca-se: o suporte oferecido pela literatura infantil, as rodas de conversa, a sequência didática que permite aprofundar e fixar conceitos sobre a questão, o lúdico e a iniciação científica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-30T02:34:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/165920 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001046626 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/165920 |
identifier_str_mv |
001046626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165920/1/001046626.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165920/2/001046626.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165920/3/001046626.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ed3e7658879777f9b35b86b4019c42d 53b07d537bca7ad94af0ab1343166db0 05856122eff788640a5410866839443d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224535467360256 |