Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7941 |
Resumo: | O uso dos recursos tecnológicos ganhou significativa atenção no contexto escolar, devido ao processo de massificação dos equipamentos eletroeletrônicos no cotidiano das pessoas e da incorporação, quase que impositiva, ao longo dos últimos anos, também no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender o uso das TICs para a aprendizagem do componente curricular de Ciências Naturais nas escolas estaduais da zona urbana da cidade de Humaitá-Amazonas. Para tanto, realizou-se duas pesquisas procedimentais com abordagem qualitativa, a saber: uma pesquisa documental, onde se pode obter e analisar cinco Projetos Político Pedagógico; e, uma pesquisa de campo, onde os professores de Ciências Naturais e os estudantes do 9º ano do ensino fundamental foram convidados a responderem um questionário online. Por meio da análise documental, compreendeu-se a presença limitada das TICs, a saber, como recurso material de auxílio para as atividades administrativas e pedagógicas, e sem representação de uso para processo de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares. A análise da percepção dos professores de Ciências Naturais revelou o reconhecimento das TICs, porém por meio da análise da postura dos docentes, percebeu-se a incerteza da inclusão das TICs no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, devido à execução de legislações proibitivas. Conclui-se que as TICs estão presentes no contexto escolar, mas não são usadas por muitos professores, nem pela maioria dos estudantes para a aprendizagem das Ciências Naturais devido a paradigmas estabelecidos na escola por legislações passadas. |
id |
UFAM_580a6d48845afc03afc3ef5ae8454207 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7941 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análiseTecnologias da Informação e ComunicaçãoTecnologia educacionalCiências Naturais - Estudo e ensinoDidática (Ensino fundamental)Humaitá (AM) - EducaçãoCIÊNCIAS HUMANASTICsEnsino-AprendizagemCiências NaturaisRecursos didáticosO uso dos recursos tecnológicos ganhou significativa atenção no contexto escolar, devido ao processo de massificação dos equipamentos eletroeletrônicos no cotidiano das pessoas e da incorporação, quase que impositiva, ao longo dos últimos anos, também no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender o uso das TICs para a aprendizagem do componente curricular de Ciências Naturais nas escolas estaduais da zona urbana da cidade de Humaitá-Amazonas. Para tanto, realizou-se duas pesquisas procedimentais com abordagem qualitativa, a saber: uma pesquisa documental, onde se pode obter e analisar cinco Projetos Político Pedagógico; e, uma pesquisa de campo, onde os professores de Ciências Naturais e os estudantes do 9º ano do ensino fundamental foram convidados a responderem um questionário online. Por meio da análise documental, compreendeu-se a presença limitada das TICs, a saber, como recurso material de auxílio para as atividades administrativas e pedagógicas, e sem representação de uso para processo de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares. A análise da percepção dos professores de Ciências Naturais revelou o reconhecimento das TICs, porém por meio da análise da postura dos docentes, percebeu-se a incerteza da inclusão das TICs no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, devido à execução de legislações proibitivas. Conclui-se que as TICs estão presentes no contexto escolar, mas não são usadas por muitos professores, nem pela maioria dos estudantes para a aprendizagem das Ciências Naturais devido a paradigmas estabelecidos na escola por legislações passadas.The use of technological resources has gained significant attention in the school context, due to the process of massification of electronic equipment in people’s daily lives and the incorporation, almost imposing, over the last few years, also in the teaching-learning process. The research was carried out with the objective of understanding the use of ICTs for learning the curricular component of Natural Sciences in state schools in the urban area of the city of Humaitá-Amazonas. To this end, two procedural researches were carried out with a qualitative approach, namely: and, a field survey, where teachers of Natural Sciences and students of the 9º grade of elementary school were invited to answer an online questionnaire. Through documentary analysis, the limited presence of ICTs was understood, namely, as a material resource to administrative and pedagogical activities, and without representation of use for the teaching-learning process of curricular components. The analysis of the perception of the teachers of Natural Sciences revealed the recognition of ICTs, however, through the analysis of the teachers’ posture, it was noticed the uncertainty of the inclusion of ICTs in the teaching-learning process in the classroom, due to the execution of laws prohibitive. It is concluded that ICTs are present in the school context, but are not used by many teachers, nor by the majority of students for the learning of Natural Sciences due to paradigms established at school by past legislation.FAPEAM - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesCosta, Heron Salazarhttp://lattes.cnpq.br/9498793839739367Barba, Clarides Henrich dehttp://lattes.cnpq.br/4572407003327880Monteiro, Gilson Vieirahttp://lattes.cnpq.br/9075952334039287Pires, Julyanne do Carmohttp://lattes.cnpq.br/40721311576741812020-09-27T17:38:23Z2020-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIRES, Julyanne do Carmo. Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7941porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-09-28T05:03:55Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7941Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-09-28T05:03:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise |
title |
Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise |
spellingShingle |
Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise Pires, Julyanne do Carmo Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologia educacional Ciências Naturais - Estudo e ensino Didática (Ensino fundamental) Humaitá (AM) - Educação CIÊNCIAS HUMANAS TICs Ensino-Aprendizagem Ciências Naturais Recursos didáticos |
title_short |
Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise |
title_full |
Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise |
title_fullStr |
Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise |
title_sort |
Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise |
author |
Pires, Julyanne do Carmo |
author_facet |
Pires, Julyanne do Carmo http://lattes.cnpq.br/4072131157674181 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4072131157674181 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Heron Salazar http://lattes.cnpq.br/9498793839739367 Barba, Clarides Henrich de http://lattes.cnpq.br/4572407003327880 Monteiro, Gilson Vieira http://lattes.cnpq.br/9075952334039287 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Julyanne do Carmo http://lattes.cnpq.br/4072131157674181 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologia educacional Ciências Naturais - Estudo e ensino Didática (Ensino fundamental) Humaitá (AM) - Educação CIÊNCIAS HUMANAS TICs Ensino-Aprendizagem Ciências Naturais Recursos didáticos |
topic |
Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologia educacional Ciências Naturais - Estudo e ensino Didática (Ensino fundamental) Humaitá (AM) - Educação CIÊNCIAS HUMANAS TICs Ensino-Aprendizagem Ciências Naturais Recursos didáticos |
description |
O uso dos recursos tecnológicos ganhou significativa atenção no contexto escolar, devido ao processo de massificação dos equipamentos eletroeletrônicos no cotidiano das pessoas e da incorporação, quase que impositiva, ao longo dos últimos anos, também no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender o uso das TICs para a aprendizagem do componente curricular de Ciências Naturais nas escolas estaduais da zona urbana da cidade de Humaitá-Amazonas. Para tanto, realizou-se duas pesquisas procedimentais com abordagem qualitativa, a saber: uma pesquisa documental, onde se pode obter e analisar cinco Projetos Político Pedagógico; e, uma pesquisa de campo, onde os professores de Ciências Naturais e os estudantes do 9º ano do ensino fundamental foram convidados a responderem um questionário online. Por meio da análise documental, compreendeu-se a presença limitada das TICs, a saber, como recurso material de auxílio para as atividades administrativas e pedagógicas, e sem representação de uso para processo de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares. A análise da percepção dos professores de Ciências Naturais revelou o reconhecimento das TICs, porém por meio da análise da postura dos docentes, percebeu-se a incerteza da inclusão das TICs no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, devido à execução de legislações proibitivas. Conclui-se que as TICs estão presentes no contexto escolar, mas não são usadas por muitos professores, nem pela maioria dos estudantes para a aprendizagem das Ciências Naturais devido a paradigmas estabelecidos na escola por legislações passadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-27T17:38:23Z 2020-08-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PIRES, Julyanne do Carmo. Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7941 |
identifier_str_mv |
PIRES, Julyanne do Carmo. Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2020. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732040961032192 |