Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Julyanne do Carmo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4072131157674181
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7941
Resumo: O uso dos recursos tecnológicos ganhou significativa atenção no contexto escolar, devido ao processo de massificação dos equipamentos eletroeletrônicos no cotidiano das pessoas e da incorporação, quase que impositiva, ao longo dos últimos anos, também no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender o uso das TICs para a aprendizagem do componente curricular de Ciências Naturais nas escolas estaduais da zona urbana da cidade de Humaitá-Amazonas. Para tanto, realizou-se duas pesquisas procedimentais com abordagem qualitativa, a saber: uma pesquisa documental, onde se pode obter e analisar cinco Projetos Político Pedagógico; e, uma pesquisa de campo, onde os professores de Ciências Naturais e os estudantes do 9º ano do ensino fundamental foram convidados a responderem um questionário online. Por meio da análise documental, compreendeu-se a presença limitada das TICs, a saber, como recurso material de auxílio para as atividades administrativas e pedagógicas, e sem representação de uso para processo de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares. A análise da percepção dos professores de Ciências Naturais revelou o reconhecimento das TICs, porém por meio da análise da postura dos docentes, percebeu-se a incerteza da inclusão das TICs no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, devido à execução de legislações proibitivas. Conclui-se que as TICs estão presentes no contexto escolar, mas não são usadas por muitos professores, nem pela maioria dos estudantes para a aprendizagem das Ciências Naturais devido a paradigmas estabelecidos na escola por legislações passadas.
id UFAM_580a6d48845afc03afc3ef5ae8454207
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7941
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análiseTecnologias da Informação e ComunicaçãoTecnologia educacionalCiências Naturais - Estudo e ensinoDidática (Ensino fundamental)Humaitá (AM) - EducaçãoCIÊNCIAS HUMANASTICsEnsino-AprendizagemCiências NaturaisRecursos didáticosO uso dos recursos tecnológicos ganhou significativa atenção no contexto escolar, devido ao processo de massificação dos equipamentos eletroeletrônicos no cotidiano das pessoas e da incorporação, quase que impositiva, ao longo dos últimos anos, também no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender o uso das TICs para a aprendizagem do componente curricular de Ciências Naturais nas escolas estaduais da zona urbana da cidade de Humaitá-Amazonas. Para tanto, realizou-se duas pesquisas procedimentais com abordagem qualitativa, a saber: uma pesquisa documental, onde se pode obter e analisar cinco Projetos Político Pedagógico; e, uma pesquisa de campo, onde os professores de Ciências Naturais e os estudantes do 9º ano do ensino fundamental foram convidados a responderem um questionário online. Por meio da análise documental, compreendeu-se a presença limitada das TICs, a saber, como recurso material de auxílio para as atividades administrativas e pedagógicas, e sem representação de uso para processo de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares. A análise da percepção dos professores de Ciências Naturais revelou o reconhecimento das TICs, porém por meio da análise da postura dos docentes, percebeu-se a incerteza da inclusão das TICs no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, devido à execução de legislações proibitivas. Conclui-se que as TICs estão presentes no contexto escolar, mas não são usadas por muitos professores, nem pela maioria dos estudantes para a aprendizagem das Ciências Naturais devido a paradigmas estabelecidos na escola por legislações passadas.The use of technological resources has gained significant attention in the school context, due to the process of massification of electronic equipment in people’s daily lives and the incorporation, almost imposing, over the last few years, also in the teaching-learning process. The research was carried out with the objective of understanding the use of ICTs for learning the curricular component of Natural Sciences in state schools in the urban area of the city of Humaitá-Amazonas. To this end, two procedural researches were carried out with a qualitative approach, namely: and, a field survey, where teachers of Natural Sciences and students of the 9º grade of elementary school were invited to answer an online questionnaire. Through documentary analysis, the limited presence of ICTs was understood, namely, as a material resource to administrative and pedagogical activities, and without representation of use for the teaching-learning process of curricular components. The analysis of the perception of the teachers of Natural Sciences revealed the recognition of ICTs, however, through the analysis of the teachers’ posture, it was noticed the uncertainty of the inclusion of ICTs in the teaching-learning process in the classroom, due to the execution of laws prohibitive. It is concluded that ICTs are present in the school context, but are not used by many teachers, nor by the majority of students for the learning of Natural Sciences due to paradigms established at school by past legislation.FAPEAM - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesCosta, Heron Salazarhttp://lattes.cnpq.br/9498793839739367Barba, Clarides Henrich dehttp://lattes.cnpq.br/4572407003327880Monteiro, Gilson Vieirahttp://lattes.cnpq.br/9075952334039287Pires, Julyanne do Carmohttp://lattes.cnpq.br/40721311576741812020-09-27T17:38:23Z2020-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIRES, Julyanne do Carmo. Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7941porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-09-28T05:03:55Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7941Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-09-28T05:03:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise
title Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise
spellingShingle Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise
Pires, Julyanne do Carmo
Tecnologias da Informação e Comunicação
Tecnologia educacional
Ciências Naturais - Estudo e ensino
Didática (Ensino fundamental)
Humaitá (AM) - Educação
CIÊNCIAS HUMANAS
TICs
Ensino-Aprendizagem
Ciências Naturais
Recursos didáticos
title_short Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise
title_full Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise
title_fullStr Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise
title_full_unstemmed Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise
title_sort Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise
author Pires, Julyanne do Carmo
author_facet Pires, Julyanne do Carmo
http://lattes.cnpq.br/4072131157674181
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/4072131157674181
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Heron Salazar
http://lattes.cnpq.br/9498793839739367
Barba, Clarides Henrich de
http://lattes.cnpq.br/4572407003327880
Monteiro, Gilson Vieira
http://lattes.cnpq.br/9075952334039287
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Julyanne do Carmo
http://lattes.cnpq.br/4072131157674181
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da Informação e Comunicação
Tecnologia educacional
Ciências Naturais - Estudo e ensino
Didática (Ensino fundamental)
Humaitá (AM) - Educação
CIÊNCIAS HUMANAS
TICs
Ensino-Aprendizagem
Ciências Naturais
Recursos didáticos
topic Tecnologias da Informação e Comunicação
Tecnologia educacional
Ciências Naturais - Estudo e ensino
Didática (Ensino fundamental)
Humaitá (AM) - Educação
CIÊNCIAS HUMANAS
TICs
Ensino-Aprendizagem
Ciências Naturais
Recursos didáticos
description O uso dos recursos tecnológicos ganhou significativa atenção no contexto escolar, devido ao processo de massificação dos equipamentos eletroeletrônicos no cotidiano das pessoas e da incorporação, quase que impositiva, ao longo dos últimos anos, também no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender o uso das TICs para a aprendizagem do componente curricular de Ciências Naturais nas escolas estaduais da zona urbana da cidade de Humaitá-Amazonas. Para tanto, realizou-se duas pesquisas procedimentais com abordagem qualitativa, a saber: uma pesquisa documental, onde se pode obter e analisar cinco Projetos Político Pedagógico; e, uma pesquisa de campo, onde os professores de Ciências Naturais e os estudantes do 9º ano do ensino fundamental foram convidados a responderem um questionário online. Por meio da análise documental, compreendeu-se a presença limitada das TICs, a saber, como recurso material de auxílio para as atividades administrativas e pedagógicas, e sem representação de uso para processo de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares. A análise da percepção dos professores de Ciências Naturais revelou o reconhecimento das TICs, porém por meio da análise da postura dos docentes, percebeu-se a incerteza da inclusão das TICs no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, devido à execução de legislações proibitivas. Conclui-se que as TICs estão presentes no contexto escolar, mas não são usadas por muitos professores, nem pela maioria dos estudantes para a aprendizagem das Ciências Naturais devido a paradigmas estabelecidos na escola por legislações passadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-27T17:38:23Z
2020-08-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIRES, Julyanne do Carmo. Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2020.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7941
identifier_str_mv PIRES, Julyanne do Carmo. Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2020.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732040961032192