A contextualização da aprendizagem a partir do movimento CTS no novo ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Antonio Geilson Matias
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0153437427429212, https://orcid.org/0009-0009-7319-9528
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9469
Resumo: Desde a aprovação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM) em 2018 e do Referencial Curricular Amazonense do Ensino Médio (RCA-EM) em 2021, foram surgindo temáticas sobre essas normativas, chamando atenção a implementação do novo ensino médio. No entanto, a implementação do currículo do novo ensino médio teve que esperar, devido à pandemia da Covid-19, que mudou o cenário nacional, tornando inviável a continuidade dos processos educacionais nos calendários propostos e segundo os quais o início desse novo projeto estava programado para 2019. Dessa forma, em 2022 começou a implementação do novo ensino médio no Amazonas, de forma escalonada. Sendo assim, o presente trabalho objetivou analisar de que forma o movimento Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) – ou Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) – poderá criar contextos de aprendizagem no novo ensino médio da formação básica, a critério do eixo estruturante Unidade Curricular Eletiva (UCE), dentro do itinerário formativo, bem como descrever a criação de contextos de aprendizagem a partir da abordagem CTS/CTSA. A intervenção didática proposta tomou como base teórica o socioconstrutivismo à luz da perspectiva de Levi Vygotsky, considerando a proposta de contextos da aprendizagem no novo ensino médio. Dessa forma, as políticas educacionais podem apresentar, para os educadores, um certo desconforto, surgindo hipóteses referentes ao histórico pelo qual a reforma tem passado em sua formulação para a educação básica/profissional sugerida pela BNCC/EM e aplicada como itinerário formativo. No entanto, em diversos momentos têm se manifestado concepções alternativas sobre o tema, subjugando essa formação devido à comparação com a educação neoliberal, que, por sua vez, é acompanhada por desmandos no mercado de trabalho, submetendo-se aos modos de produção capitalista. Diante desse novo cenário, buscou-se responder ao seguinte problema: de que forma o movimento CTS/CTSA poderá criar contextos de aprendizagem no novo ensino médio? O caminho epistemológico para a solução de tais problemáticas envolve a proposta do desenvolvimento da UCE e de dois elementos indissociáveis: o movimento CTS/CTSA e o pensamento crítico no protagonismo estudantil. As análises desses documentos recorrem à técnica de análise de conteúdo de Bardin e à análise textual discursiva (ATD). A discussão se deu através de dois pontos: (i) a partir das referidas regulamentações das primeiras ações de implementação do ensino médio no Amazonas e (ii) a partir de trabalhos publicados na produção da implementação do novo ensino médio no Amazonas. Os resultados demonstraram que, apesar de ser o ano da implementação do novo ensino médio, levantam-se preocupações nacionais sobre a BNCC/EM e as normativas estaduais. Contudo, quanto à definição do tema proposto dos estudos, resulta a contribuição com o ensino e aprendizagem e com a abordagem CTS/CTSA na educação científica, por meio da UCE presente no eixo estruturante na formação básica e/ou no itinerário formativo no novo ensino médio.
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Dessa forma, em 2022 começou a implementação do novo ensino médio no Amazonas, de forma escalonada. Sendo assim, o presente trabalho objetivou analisar de que forma o movimento Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) – ou Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) – poderá criar contextos de aprendizagem no novo ensino médio da formação básica, a critério do eixo estruturante Unidade Curricular Eletiva (UCE), dentro do itinerário formativo, bem como descrever a criação de contextos de aprendizagem a partir da abordagem CTS/CTSA. A intervenção didática proposta tomou como base teórica o socioconstrutivismo à luz da perspectiva de Levi Vygotsky, considerando a proposta de contextos da aprendizagem no novo ensino médio. Dessa forma, as políticas educacionais podem apresentar, para os educadores, um certo desconforto, surgindo hipóteses referentes ao histórico pelo qual a reforma tem passado em sua formulação para a educação básica/profissional sugerida pela BNCC/EM e aplicada como itinerário formativo. No entanto, em diversos momentos têm se manifestado concepções alternativas sobre o tema, subjugando essa formação devido à comparação com a educação neoliberal, que, por sua vez, é acompanhada por desmandos no mercado de trabalho, submetendo-se aos modos de produção capitalista. Diante desse novo cenário, buscou-se responder ao seguinte problema: de que forma o movimento CTS/CTSA poderá criar contextos de aprendizagem no novo ensino médio? O caminho epistemológico para a solução de tais problemáticas envolve a proposta do desenvolvimento da UCE e de dois elementos indissociáveis: o movimento CTS/CTSA e o pensamento crítico no protagonismo estudantil. As análises desses documentos recorrem à técnica de análise de conteúdo de Bardin e à análise textual discursiva (ATD). A discussão se deu através de dois pontos: (i) a partir das referidas regulamentações das primeiras ações de implementação do ensino médio no Amazonas e (ii) a partir de trabalhos publicados na produção da implementação do novo ensino médio no Amazonas. Os resultados demonstraram que, apesar de ser o ano da implementação do novo ensino médio, levantam-se preocupações nacionais sobre a BNCC/EM e as normativas estaduais. Contudo, quanto à definição do tema proposto dos estudos, resulta a contribuição com o ensino e aprendizagem e com a abordagem CTS/CTSA na educação científica, por meio da UCE presente no eixo estruturante na formação básica e/ou no itinerário formativo no novo ensino médio.Since the approval of the Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM) in 2018 and the Referencial Curricular Amazonense do Ensino Médio (RCA-EM) in 2021, themes about these regulations have emerged, calling attention to the implementation of the new high school. However, the implementation of the new high school curriculum had to wait, due to the Covid-19 pandemic, which changed the national scenario, making it unfeasible to continue educational processes within the proposed timetables and according to which the start of this new project was scheduled for 2019. Thus, in 2022, the implementation of the new secondary education in Amazonas began, in a staggered way. Therefore, the present work aimed to analyze how the Science, Technology and Society (CTS) movement – or Science, Technology, Society and Environment (CTSA) – can create learning contexts in the new secondary education of basic education, at the discretion of the structuring axis Elective Curricular Unit (UCE), within the training itinerary, as well as describing the creation of learning contexts from the CTS/CTSA approach. The proposed didactic intervention was theoretically based on socio-constructivism in the light of Levi Vygotsky’s perspective, considering the proposal of learning contexts in the new high school. In this way, educational policies may present a certain discomfort for educators, with hypotheses arising regarding the history through which the reform has passed in its formulation for basic/professional education suggested by the BNCC/EM and applied as a training itinerary. However, at different times, alternative conceptions on the subject have been manifested, subjugating this training due to the comparison with neoliberal education, which, in turn, is accompanied by excesses in the labor market, submitting to capitalist modes of production. Faced with this new scenario, an attempt was made to answer the following problem: how can the CTS/CTSA movement create learning contexts in the new high school? The epistemological way to solve such problems involves the proposal for the development of the UCE and two inseparable elements: the CTS/CTSA movement and critical thinking in student protagonism. The analyzes of these documents resort to Bardin’s content analysis technique and discursive textual analysis (DTA). The discussion took place through two points: (i) from the aforementioned regulations of the first actions for the implementation of secondary education in Amazonas and (ii) from works published in the production of the implementation of the new secondary education in Amazonas. The results showed that, despite being the year of the implementation of the new secondary education, national concerns are raised about the BNCC/EM and state regulations. However, regarding the definition of the proposed theme of the studies, it results in the contribution with teaching and learning and with the STS/CTSA approach in science education, through the ECU present in the structuring axis in basic training and/or in the training itinerary in the new teaching average.FAPEAM - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências BiológicasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaOliveira, Irlane Maia dehttp://lattes.cnpq.br/3156688483798707Souza, Renato Henrique deFreitas, Adriana Dantas Gonzaga dehttp://lattes.cnpq.br/3694117633635449Monteiro, Antonio Geilson Matiashttp://lattes.cnpq.br/0153437427429212https://orcid.org/0009-0009-7319-95282023-07-11T14:44:32Z2023-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMONTEIRO, Antonio Geilson Matias. A contextualização da aprendizagem a partir do movimento CTS no novo ensino médio. 2023. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-07-12T05:04:03Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9469Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-07-12T05:04:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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