A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/264 |
Resumo: | Este artigo tem como intuito levantar questões que ampliem o debate sobre o currículo do Ensino Médio definido pela Base Nacional Comum Curricular conforme o Ministério da Educação. Dessa forma, discutiu-se a reformulação do Ensino Médio e da disciplina de Química, analisou-se o processo da organização curricular, dando ênfase na interdisciplinaridade e a contextualização. Dentro da mesma perspectiva, discutimos a área de Ciências da Natureza no Ensino Médio que tem compromisso com uma formação e compreensão de questões culturais, sociais, éticas e ambientais, associadas ao uso dos recursos naturais e à utilização do conhecimento científico e das tecnologias. Com relação à organização do currículo de Química, no Ensino Médio, são propostas seis unidades de conhecimento que remetem aos grandes temas da Química e a algumas práticas de investigação relevantes para a sociedade brasileira. Por fim, há que se considerar que os principais temas da Química no Ensino Médio são tratados, nesta proposta, contemplando também a sua contextualização histórica, social e cultural e as práticas e os processos de investigação associados a cada tema. Assim, o objetivo de estudar Química no Ensino Médio é ajudar o jovem a tornar-se mais bem informado, mais crítico, a argumentar, posicionando-se em uma série de debates do mundo contemporâneo. Enfim, espera-se que essa discussão se amplie e que alternativas sejam construídas. |
id |
FAMA-0_53363975663f9c6dde3ba7052318895a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/264 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICABase Nacional Comum Curricular. Componente Curricular de Química. Reforma do Ensino Médio.Este artigo tem como intuito levantar questões que ampliem o debate sobre o currículo do Ensino Médio definido pela Base Nacional Comum Curricular conforme o Ministério da Educação. Dessa forma, discutiu-se a reformulação do Ensino Médio e da disciplina de Química, analisou-se o processo da organização curricular, dando ênfase na interdisciplinaridade e a contextualização. Dentro da mesma perspectiva, discutimos a área de Ciências da Natureza no Ensino Médio que tem compromisso com uma formação e compreensão de questões culturais, sociais, éticas e ambientais, associadas ao uso dos recursos naturais e à utilização do conhecimento científico e das tecnologias. Com relação à organização do currículo de Química, no Ensino Médio, são propostas seis unidades de conhecimento que remetem aos grandes temas da Química e a algumas práticas de investigação relevantes para a sociedade brasileira. Por fim, há que se considerar que os principais temas da Química no Ensino Médio são tratados, nesta proposta, contemplando também a sua contextualização histórica, social e cultural e as práticas e os processos de investigação associados a cada tema. Assim, o objetivo de estudar Química no Ensino Médio é ajudar o jovem a tornar-se mais bem informado, mais crítico, a argumentar, posicionando-se em uma série de debates do mundo contemporâneo. Enfim, espera-se que essa discussão se amplie e que alternativas sejam construídas.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASantos, Diego MarlonNagashima, Lucila Akiko2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/264Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 175-1912178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/264/215Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/264Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.396Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA |
title |
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA |
spellingShingle |
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA Santos, Diego Marlon Base Nacional Comum Curricular. Componente Curricular de Química. Reforma do Ensino Médio. |
title_short |
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA |
title_full |
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA |
title_fullStr |
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA |
title_full_unstemmed |
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA |
title_sort |
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA |
author |
Santos, Diego Marlon |
author_facet |
Santos, Diego Marlon Nagashima, Lucila Akiko |
author_role |
author |
author2 |
Nagashima, Lucila Akiko |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Diego Marlon Nagashima, Lucila Akiko |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base Nacional Comum Curricular. Componente Curricular de Química. Reforma do Ensino Médio. |
topic |
Base Nacional Comum Curricular. Componente Curricular de Química. Reforma do Ensino Médio. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo tem como intuito levantar questões que ampliem o debate sobre o currículo do Ensino Médio definido pela Base Nacional Comum Curricular conforme o Ministério da Educação. Dessa forma, discutiu-se a reformulação do Ensino Médio e da disciplina de Química, analisou-se o processo da organização curricular, dando ênfase na interdisciplinaridade e a contextualização. Dentro da mesma perspectiva, discutimos a área de Ciências da Natureza no Ensino Médio que tem compromisso com uma formação e compreensão de questões culturais, sociais, éticas e ambientais, associadas ao uso dos recursos naturais e à utilização do conhecimento científico e das tecnologias. Com relação à organização do currículo de Química, no Ensino Médio, são propostas seis unidades de conhecimento que remetem aos grandes temas da Química e a algumas práticas de investigação relevantes para a sociedade brasileira. Por fim, há que se considerar que os principais temas da Química no Ensino Médio são tratados, nesta proposta, contemplando também a sua contextualização histórica, social e cultural e as práticas e os processos de investigação associados a cada tema. Assim, o objetivo de estudar Química no Ensino Médio é ajudar o jovem a tornar-se mais bem informado, mais crítico, a argumentar, posicionando-se em uma série de debates do mundo contemporâneo. Enfim, espera-se que essa discussão se amplie e que alternativas sejam construídas. |
description |
Este artigo tem como intuito levantar questões que ampliem o debate sobre o currículo do Ensino Médio definido pela Base Nacional Comum Curricular conforme o Ministério da Educação. Dessa forma, discutiu-se a reformulação do Ensino Médio e da disciplina de Química, analisou-se o processo da organização curricular, dando ênfase na interdisciplinaridade e a contextualização. Dentro da mesma perspectiva, discutimos a área de Ciências da Natureza no Ensino Médio que tem compromisso com uma formação e compreensão de questões culturais, sociais, éticas e ambientais, associadas ao uso dos recursos naturais e à utilização do conhecimento científico e das tecnologias. Com relação à organização do currículo de Química, no Ensino Médio, são propostas seis unidades de conhecimento que remetem aos grandes temas da Química e a algumas práticas de investigação relevantes para a sociedade brasileira. Por fim, há que se considerar que os principais temas da Química no Ensino Médio são tratados, nesta proposta, contemplando também a sua contextualização histórica, social e cultural e as práticas e os processos de investigação associados a cada tema. Assim, o objetivo de estudar Química no Ensino Médio é ajudar o jovem a tornar-se mais bem informado, mais crítico, a argumentar, posicionando-se em uma série de debates do mundo contemporâneo. Enfim, espera-se que essa discussão se amplie e que alternativas sejam construídas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/264 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/264/215 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 175-191 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926298775552 |