A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Diego Marlon
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nagashima, Lucila Akiko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/264
Resumo: Este artigo tem como intuito levantar questões que ampliem o debate sobre o currículo do Ensino Médio definido pela Base Nacional Comum Curricular conforme o Ministério da Educação. Dessa forma, discutiu-se a reformulação do Ensino Médio e da disciplina de Química, analisou-se o processo da organização curricular, dando ênfase na interdisciplinaridade e a contextualização. Dentro da mesma perspectiva, discutimos a área de Ciências da Natureza no Ensino Médio que tem compromisso com uma formação e compreensão de questões culturais, sociais, éticas e ambientais, associadas ao uso dos recursos naturais e à utilização do conhecimento científico e das tecnologias. Com relação à organização do currículo de Química, no Ensino Médio, são propostas seis unidades de conhecimento que remetem aos grandes temas da Química e a algumas práticas de investigação relevantes para a sociedade brasileira. Por fim, há que se considerar que os principais temas da Química no Ensino Médio são tratados, nesta proposta, contemplando também a sua contextualização histórica, social e cultural e as práticas e os processos de investigação associados a cada tema. Assim, o objetivo de estudar Química no Ensino Médio é ajudar o jovem a tornar-se mais bem informado, mais crítico, a argumentar, posicionando-se em uma série de debates do mundo contemporâneo. Enfim, espera-se que essa discussão se amplie e que alternativas sejam construídas.
id FAMA-0_53363975663f9c6dde3ba7052318895a
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/264
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICABase Nacional Comum Curricular. Componente Curricular de Química. Reforma do Ensino Médio.Este artigo tem como intuito levantar questões que ampliem o debate sobre o currículo do Ensino Médio definido pela Base Nacional Comum Curricular conforme o Ministério da Educação. Dessa forma, discutiu-se a reformulação do Ensino Médio e da disciplina de Química, analisou-se o processo da organização curricular, dando ênfase na interdisciplinaridade e a contextualização. Dentro da mesma perspectiva, discutimos a área de Ciências da Natureza no Ensino Médio que tem compromisso com uma formação e compreensão de questões culturais, sociais, éticas e ambientais, associadas ao uso dos recursos naturais e à utilização do conhecimento científico e das tecnologias. Com relação à organização do currículo de Química, no Ensino Médio, são propostas seis unidades de conhecimento que remetem aos grandes temas da Química e a algumas práticas de investigação relevantes para a sociedade brasileira. Por fim, há que se considerar que os principais temas da Química no Ensino Médio são tratados, nesta proposta, contemplando também a sua contextualização histórica, social e cultural e as práticas e os processos de investigação associados a cada tema. Assim, o objetivo de estudar Química no Ensino Médio é ajudar o jovem a tornar-se mais bem informado, mais crítico, a argumentar, posicionando-se em uma série de debates do mundo contemporâneo. Enfim, espera-se que essa discussão se amplie e que alternativas sejam construídas.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASantos, Diego MarlonNagashima, Lucila Akiko2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/264Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 175-1912178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/264/215Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/264Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.396Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA
title A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA
spellingShingle A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA
Santos, Diego Marlon
Base Nacional Comum Curricular. Componente Curricular de Química. Reforma do Ensino Médio.
title_short A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA
title_full A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA
title_fullStr A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA
title_full_unstemmed A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA
title_sort A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA
author Santos, Diego Marlon
author_facet Santos, Diego Marlon
Nagashima, Lucila Akiko
author_role author
author2 Nagashima, Lucila Akiko
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Diego Marlon
Nagashima, Lucila Akiko
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular. Componente Curricular de Química. Reforma do Ensino Médio.
topic Base Nacional Comum Curricular. Componente Curricular de Química. Reforma do Ensino Médio.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo tem como intuito levantar questões que ampliem o debate sobre o currículo do Ensino Médio definido pela Base Nacional Comum Curricular conforme o Ministério da Educação. Dessa forma, discutiu-se a reformulação do Ensino Médio e da disciplina de Química, analisou-se o processo da organização curricular, dando ênfase na interdisciplinaridade e a contextualização. Dentro da mesma perspectiva, discutimos a área de Ciências da Natureza no Ensino Médio que tem compromisso com uma formação e compreensão de questões culturais, sociais, éticas e ambientais, associadas ao uso dos recursos naturais e à utilização do conhecimento científico e das tecnologias. Com relação à organização do currículo de Química, no Ensino Médio, são propostas seis unidades de conhecimento que remetem aos grandes temas da Química e a algumas práticas de investigação relevantes para a sociedade brasileira. Por fim, há que se considerar que os principais temas da Química no Ensino Médio são tratados, nesta proposta, contemplando também a sua contextualização histórica, social e cultural e as práticas e os processos de investigação associados a cada tema. Assim, o objetivo de estudar Química no Ensino Médio é ajudar o jovem a tornar-se mais bem informado, mais crítico, a argumentar, posicionando-se em uma série de debates do mundo contemporâneo. Enfim, espera-se que essa discussão se amplie e que alternativas sejam construídas.
description Este artigo tem como intuito levantar questões que ampliem o debate sobre o currículo do Ensino Médio definido pela Base Nacional Comum Curricular conforme o Ministério da Educação. Dessa forma, discutiu-se a reformulação do Ensino Médio e da disciplina de Química, analisou-se o processo da organização curricular, dando ênfase na interdisciplinaridade e a contextualização. Dentro da mesma perspectiva, discutimos a área de Ciências da Natureza no Ensino Médio que tem compromisso com uma formação e compreensão de questões culturais, sociais, éticas e ambientais, associadas ao uso dos recursos naturais e à utilização do conhecimento científico e das tecnologias. Com relação à organização do currículo de Química, no Ensino Médio, são propostas seis unidades de conhecimento que remetem aos grandes temas da Química e a algumas práticas de investigação relevantes para a sociedade brasileira. Por fim, há que se considerar que os principais temas da Química no Ensino Médio são tratados, nesta proposta, contemplando também a sua contextualização histórica, social e cultural e as práticas e os processos de investigação associados a cada tema. Assim, o objetivo de estudar Química no Ensino Médio é ajudar o jovem a tornar-se mais bem informado, mais crítico, a argumentar, posicionando-se em uma série de debates do mundo contemporâneo. Enfim, espera-se que essa discussão se amplie e que alternativas sejam construídas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/264
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/264/215
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 175-191
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926298775552