Narrativas da Comunidade Quilombola da Praça 14 de Janeiro: um estudo sociolinguístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Carla de Melo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9656577767447219
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8016
Resumo: Os estudos sobre a cultura afro-brasileira foram estabelecidos pela Lei 10.639/2003 que incluiu o tema no currículo oficial das escolas brasileiras, por isso, todo e qualquer estudo referente ao assunto é de suma importância para a educação brasileira, visto que o negro é um dos elementos constituidores e uma mão de obra relevante para o desenvolvimento desta nação. Na Amazônia, a presença do negro é menos significativa, se comparada às outras regiões brasileiras. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar as narrativas dos residentes em um quilombo remanescente, situado na Praça 14 de Janeiro, em Manaus – Amazonas, denominado Comunidade do Barranco de São Benedito, tendo como participantes 06 descendentes de uma ex-escrava vinda do Maranhão. E ainda, analisar as narrativas de experiência pessoal dos remanescentes da ex-escrava vinda do Maranhão e se haveria, na fala desses descendentes e ou remanescentes, traços linguísticos dos antecessores. A pesquisa teve como objetivo específico o de investigar o caminho que os negros fizeram para chegar à cidade de Manaus. A metodologia adotada foi a de entrevistas, com coletas de narrativas, gravadas em áudio, além de um questionário de perfil, obtendo os dados necessários à pesquisa. Assim como, os documentos históricos acerca, dos residentes, os quais são certificados como quilombolas remanescentes da ex-escrava vinda do Maranhão. Portanto, é a história de descendentes e ou remanescentes: netos, bisnetos e tataranetos. O aporte teórico teve como base os autores: Reis e Silva (1989), Ituassú (1991), Reis (2003), Arruti (2006), Santos (2009), Funes (2009), Sampaio (2011), Melo (2012), Santos e Souza (2013) e Cavalcante (2015) que discutem o caminho dos negros ao Amazonas e como também as narrativas orais como elementos de continuação da memória das comunidades de fala com base em Vansina (1965), Labov, Waletzy (1967), Labov (1972, 2009), Halbwachs (1990), Bruner (1991), Moita Lopes (2001), Hall (2006), Barthes et.al (2008), Ferreira Netto (2008), Oliveira (2015). Os resultados indicaram que princípios norteiam a ausência de traços linguísticos dos antecessores, na fala dos descendentes da comunidade quilombola estudada. Evidenciou-se, também, que eles seguem a direção dos mais escolarizados de áreas urbanas. Ou seja, valorizando a norma urbana culta da língua padrão, não adquirida de seus ancestrais. Ao final do trabalho, sugerimos possíveis análises provenientes desta pesquisa e sugestões de trabalhos futuros sobre o tema.
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spelling Narrativas da Comunidade Quilombola da Praça 14 de Janeiro: um estudo sociolinguísticoNarratives of the Quilombola Community in 14th of January square: a sociolinguistic studyComunidades de escravos fugitivos - Manaus (AM)Quilombos - AmazôniaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRASComunidade QuilombolaNarrativasQuilomboOs estudos sobre a cultura afro-brasileira foram estabelecidos pela Lei 10.639/2003 que incluiu o tema no currículo oficial das escolas brasileiras, por isso, todo e qualquer estudo referente ao assunto é de suma importância para a educação brasileira, visto que o negro é um dos elementos constituidores e uma mão de obra relevante para o desenvolvimento desta nação. Na Amazônia, a presença do negro é menos significativa, se comparada às outras regiões brasileiras. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar as narrativas dos residentes em um quilombo remanescente, situado na Praça 14 de Janeiro, em Manaus – Amazonas, denominado Comunidade do Barranco de São Benedito, tendo como participantes 06 descendentes de uma ex-escrava vinda do Maranhão. E ainda, analisar as narrativas de experiência pessoal dos remanescentes da ex-escrava vinda do Maranhão e se haveria, na fala desses descendentes e ou remanescentes, traços linguísticos dos antecessores. A pesquisa teve como objetivo específico o de investigar o caminho que os negros fizeram para chegar à cidade de Manaus. A metodologia adotada foi a de entrevistas, com coletas de narrativas, gravadas em áudio, além de um questionário de perfil, obtendo os dados necessários à pesquisa. Assim como, os documentos históricos acerca, dos residentes, os quais são certificados como quilombolas remanescentes da ex-escrava vinda do Maranhão. Portanto, é a história de descendentes e ou remanescentes: netos, bisnetos e tataranetos. O aporte teórico teve como base os autores: Reis e Silva (1989), Ituassú (1991), Reis (2003), Arruti (2006), Santos (2009), Funes (2009), Sampaio (2011), Melo (2012), Santos e Souza (2013) e Cavalcante (2015) que discutem o caminho dos negros ao Amazonas e como também as narrativas orais como elementos de continuação da memória das comunidades de fala com base em Vansina (1965), Labov, Waletzy (1967), Labov (1972, 2009), Halbwachs (1990), Bruner (1991), Moita Lopes (2001), Hall (2006), Barthes et.al (2008), Ferreira Netto (2008), Oliveira (2015). Os resultados indicaram que princípios norteiam a ausência de traços linguísticos dos antecessores, na fala dos descendentes da comunidade quilombola estudada. Evidenciou-se, também, que eles seguem a direção dos mais escolarizados de áreas urbanas. Ou seja, valorizando a norma urbana culta da língua padrão, não adquirida de seus ancestrais. Ao final do trabalho, sugerimos possíveis análises provenientes desta pesquisa e sugestões de trabalhos futuros sobre o tema.Studies about Afro-Brazilian culture were established by law 10.639/2003 that is included in the official curriculum of the Brazilian schools, for that reason all studies about it are very important to Brazilian education, considering that black people are one of the base of this nation and also a significant labour force to the development. In the Amazonas the presence of black people is considered unimpressive if it is compared with other regions of the country. The aim of this paper was to analyse the speechs of urban land Quilombo, descendents of slaves who lived in the Barranco Community of St. Benedict, in Manaus - Amazonas. The specific goals were investigate the way of black people in the North and to know about the linguistics straight lines from their antecessors. The methodology adopted was the Sociolinguistic interviews which collecting narratives from personal narratives’ community. The narratives were being done with foms and questionnaries as a guide to provoke personal speches. The residents of this community are certified as remainders Quilombo from a slave who came from Maranhão, in Brazil. When it refers to Barranco Community it presents the remainders and descendents historylife: grandsons and great-grandson looking for living in freedom. The theoretical framework is based on Reis e Silva (1989), Ituassú (1991), Reis (2003), Arruti (2006), Santos (2009), Funes (2009), Sampaio (2011), Melo (2012), Santos e Souza (2013) e Cavalcante (2015) who discuss the way of black people in the Amazon as well the oral narratives as continued elements from speech communities’ memories based in: Vansina (1965), Labov, Waletzy (1967), Labov (1972, 2009), Halbwachs (1990), Bruner (1991), Moita Lopes (2001), Hall (2006), Barthes et.al (2008), Ferreira Netto (2008), Oliveira (2015). This aim was to comprehend and interpret behaviors, opinions and all the expectations of a population, analyzing oral narratives as elements of a continuation from the memory’s community strategy of developing for what reason strategy of development of human’s thought and also its formation’s identity. The results indicated that were principles whose guide the absence of linguistics straight lines from their antecessors in the descendents’ speechs of urban land Quilombo. It was also highlighted that the descendentes move toward people who are scholars from urban areas, enriching the cultured norm in the way of their speech, whose speech they hadn´t gotten from their antecessors. At the end of the work, we suggest new possibilities from this research and suggestions of future studies on the subject.A Tabela de Àreas de conhecimento.O corpus é inédito, todas as narrativas foram obtidas pela própria pesquisadora.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasCardoso, Maria Luiza de Carvalho Cruzhttp://lattes.cnpq.br/0121166273814163Costa, Leonard Christy Souzahttp://lattes.cnpq.br/6253814174927313Oliveira, Lucia Inês Freire dehttp://lattes.cnpq.br/4320162844007610Guerreiro, Carla de Melohttp://lattes.cnpq.br/96565777674472192020-11-24T17:53:33Z2020-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUERREIRO, Carla de Melo. Narrativas da Comunidade Quilombola da Praça 14 de Janeiro: um estudo sociolinguístico. 2020. 88 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8016porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-11-25T05:03:49Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-11-25T05:03:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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