Formação continuada de professores e suas implicações na prática docente de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Suelen Maria Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8957585342294782
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6017
Resumo: A presente pesquisa realizou um estudo sobre inovações metodológicas para formação continuada de professores, tendo como campo de investigação o Curso de Especialização em Educação Infantil, na modalidade a distância, desenvolvido no Centro de Formação, Desenvolvimento de Tecnologias e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino/CEFORT. Buscou-se investigar a sequência metodologia utilizada no curso relacionando a análise com os conceitos de Julia Oliveira-Formosinho, Carmem Barbosa, Fernando Becker e Pierre Levy. Investigou a relação teoria e prática desenvolvida no curso e a construção do conhecimento, assim como suas contribuições para formação continuada. Discutiu os principais fundamentos curriculares e metodológicos desenvolvida no curso, explicitando a mediação tecnológica e as ferramentas utilizadas no ambiente virtual de aprendizagem, o qual favoreceu a ação, interação, comunicação, reflexão e aprendizagem dos professores cursistas. A formação de professores no contexto investigado envolveu planejamento, elaboração e desenvolvimento de projetos de aprendizagem nas escolas vinculadas, possibilitando a relação entre a teoria e a prática. Os sujeitos da pesquisa foram 20 professores cursitas da rede pública de ensino de Manaus, que atuavam nos Centros Municipais de Educação Infantil/CMEI‟s. Dessa forma, utilizou a metodologia de pesquisa qualitativa descritiva com base documental, cujos documentos e registros foram selecionados através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Curso, compreendendo os depoimentos de professores cursistas participantes, coletados no fórum de encerramento da disciplina “Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil – OTPEI”, bem como os registros das trocas de experiências ocorridas no ambiente virtual, que priorizaram a participação ativa dos professores cursistas na superação de desafios, a valorização de suas ações, a avaliação, a análise do percurso formativo, enriquecendo e favorecendo suas práticas em sala de aula. A pesquisa evidenciou as ferramentas comunicacionais, com destaque ao fórum de discussão do AVA o qual potencializou a participação, promoveu trocas cognitivas e constituição de grupos. A interação docente constituída no curso favoreceu o processo de aprendizagem que priorizou a reflexão sobre a prática, a valorização dos grupos e as experiências formativas, promovendo a formação continuada.
id UFAM_6191c4c85504b9bc277bdd4d12e84587
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6017
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Formação continuada de professores e suas implicações na prática docente de educação infantilFormação contínuaEducação infantilRelação teoria e práticaEducação à distânciaCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOA presente pesquisa realizou um estudo sobre inovações metodológicas para formação continuada de professores, tendo como campo de investigação o Curso de Especialização em Educação Infantil, na modalidade a distância, desenvolvido no Centro de Formação, Desenvolvimento de Tecnologias e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino/CEFORT. Buscou-se investigar a sequência metodologia utilizada no curso relacionando a análise com os conceitos de Julia Oliveira-Formosinho, Carmem Barbosa, Fernando Becker e Pierre Levy. Investigou a relação teoria e prática desenvolvida no curso e a construção do conhecimento, assim como suas contribuições para formação continuada. Discutiu os principais fundamentos curriculares e metodológicos desenvolvida no curso, explicitando a mediação tecnológica e as ferramentas utilizadas no ambiente virtual de aprendizagem, o qual favoreceu a ação, interação, comunicação, reflexão e aprendizagem dos professores cursistas. A formação de professores no contexto investigado envolveu planejamento, elaboração e desenvolvimento de projetos de aprendizagem nas escolas vinculadas, possibilitando a relação entre a teoria e a prática. Os sujeitos da pesquisa foram 20 professores cursitas da rede pública de ensino de Manaus, que atuavam nos Centros Municipais de Educação Infantil/CMEI‟s. Dessa forma, utilizou a metodologia de pesquisa qualitativa descritiva com base documental, cujos documentos e registros foram selecionados através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Curso, compreendendo os depoimentos de professores cursistas participantes, coletados no fórum de encerramento da disciplina “Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil – OTPEI”, bem como os registros das trocas de experiências ocorridas no ambiente virtual, que priorizaram a participação ativa dos professores cursistas na superação de desafios, a valorização de suas ações, a avaliação, a análise do percurso formativo, enriquecendo e favorecendo suas práticas em sala de aula. A pesquisa evidenciou as ferramentas comunicacionais, com destaque ao fórum de discussão do AVA o qual potencializou a participação, promoveu trocas cognitivas e constituição de grupos. A interação docente constituída no curso favoreceu o processo de aprendizagem que priorizou a reflexão sobre a prática, a valorização dos grupos e as experiências formativas, promovendo a formação continuada.The present research carried out a study on methodological innovations for the continuous training of teachers, having as field of investigation the Specialization Course in Early Childhood Education, in the distance modality, developed in the Center of Training, Development of Technologies and Provision of Services for Public Networks Of Education / CEFORT. We sought to investigate the sequence methodology used in the course relating the analysis to the concepts of Julia Oliveira-Formosinho, Carmem Barbosa, Fernando Becker and Pierre Levy. He investigated the relationship theory and practice developed in the course and the construction of knowledge, as well as his contributions to continuing education. He discussed the main curricular and methodological foundations developed in the course, explaining the technological mediation and the tools used in the virtual learning environment, which favored the action, interaction, communication, reflection and learning of the cursista teachers. The training of teachers in the investigated context involved planning, elaboration and development of learning projects in the linked schools, allowing the relationship between theory and practice. The subjects of the research were 20 professors from the public schools of Manaus, who worked in the Municipal Centers of Early Childhood Education / CMEI's. In this way, he used the descriptive qualitative research methodology with documental basis, whose documents and records were selected through the Virtual Learning Environment of the Course, including the testimonies of participating cursist teachers, gathered in the closing forum of the discipline "Pedagogical Work Organization As well as the records of the exchanges of experiences that took place in the virtual environment, which prioritized the active participation of the cursista teachers in overcoming challenges, valuing their actions, evaluating, analyzing the training course, enriching and favoring their practices. classroom. The research evidenced the communication tools, highlighting the AVA discussion forum in which it potentiated participation, promoted cognitive exchanges and constituted groups. The teaching interaction constituted in the course favored the learning process, in which it prioritized the reflection on the practice, valorization of the groups and formative experiences, promoting the continuous formation.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBrito, Luiz Carlos Cerquinho dehttp://lattes.cnpq.br/7868389442607257Pereira, Suelen Maria Costahttp://lattes.cnpq.br/89575853422947822017-11-17T15:22:50Z2016-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Suelen Maria Costa. Formação continuada de professores e suas implicações na prática docente de educação infantil. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6017porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-11-18T05:03:49Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6017Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-11-18T05:03:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores e suas implicações na prática docente de educação infantil
title Formação continuada de professores e suas implicações na prática docente de educação infantil
spellingShingle Formação continuada de professores e suas implicações na prática docente de educação infantil
Pereira, Suelen Maria Costa
Formação contínua
Educação infantil
Relação teoria e prática
Educação à distância
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
title_short Formação continuada de professores e suas implicações na prática docente de educação infantil
title_full Formação continuada de professores e suas implicações na prática docente de educação infantil
title_fullStr Formação continuada de professores e suas implicações na prática docente de educação infantil
title_full_unstemmed Formação continuada de professores e suas implicações na prática docente de educação infantil
title_sort Formação continuada de professores e suas implicações na prática docente de educação infantil
author Pereira, Suelen Maria Costa
author_facet Pereira, Suelen Maria Costa
http://lattes.cnpq.br/8957585342294782
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/8957585342294782
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
http://lattes.cnpq.br/7868389442607257
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Suelen Maria Costa
http://lattes.cnpq.br/8957585342294782
dc.subject.por.fl_str_mv Formação contínua
Educação infantil
Relação teoria e prática
Educação à distância
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
topic Formação contínua
Educação infantil
Relação teoria e prática
Educação à distância
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
description A presente pesquisa realizou um estudo sobre inovações metodológicas para formação continuada de professores, tendo como campo de investigação o Curso de Especialização em Educação Infantil, na modalidade a distância, desenvolvido no Centro de Formação, Desenvolvimento de Tecnologias e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino/CEFORT. Buscou-se investigar a sequência metodologia utilizada no curso relacionando a análise com os conceitos de Julia Oliveira-Formosinho, Carmem Barbosa, Fernando Becker e Pierre Levy. Investigou a relação teoria e prática desenvolvida no curso e a construção do conhecimento, assim como suas contribuições para formação continuada. Discutiu os principais fundamentos curriculares e metodológicos desenvolvida no curso, explicitando a mediação tecnológica e as ferramentas utilizadas no ambiente virtual de aprendizagem, o qual favoreceu a ação, interação, comunicação, reflexão e aprendizagem dos professores cursistas. A formação de professores no contexto investigado envolveu planejamento, elaboração e desenvolvimento de projetos de aprendizagem nas escolas vinculadas, possibilitando a relação entre a teoria e a prática. Os sujeitos da pesquisa foram 20 professores cursitas da rede pública de ensino de Manaus, que atuavam nos Centros Municipais de Educação Infantil/CMEI‟s. Dessa forma, utilizou a metodologia de pesquisa qualitativa descritiva com base documental, cujos documentos e registros foram selecionados através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Curso, compreendendo os depoimentos de professores cursistas participantes, coletados no fórum de encerramento da disciplina “Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil – OTPEI”, bem como os registros das trocas de experiências ocorridas no ambiente virtual, que priorizaram a participação ativa dos professores cursistas na superação de desafios, a valorização de suas ações, a avaliação, a análise do percurso formativo, enriquecendo e favorecendo suas práticas em sala de aula. A pesquisa evidenciou as ferramentas comunicacionais, com destaque ao fórum de discussão do AVA o qual potencializou a participação, promoveu trocas cognitivas e constituição de grupos. A interação docente constituída no curso favoreceu o processo de aprendizagem que priorizou a reflexão sobre a prática, a valorização dos grupos e as experiências formativas, promovendo a formação continuada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-30
2017-11-17T15:22:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Suelen Maria Costa. Formação continuada de professores e suas implicações na prática docente de educação infantil. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6017
identifier_str_mv PEREIRA, Suelen Maria Costa. Formação continuada de professores e suas implicações na prática docente de educação infantil. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732023694131200