A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41509 |
Resumo: | Este artigo é parte de uma pesquisa de dissertação que investigou a relação entre a formação continuada no contexto de um município cearense e o desenvolvimento das práticas pedagógicas na perspectiva de professora de Educação Infantil. Para o presente texto são enfocadas as percepções das professoras acerca da expressão “formação continuada” com ênfase nos termos mais recorrentes a ela atribuídos. Desse modo, considerando o percurso da formação continuada, nesse artigo são apresentados, de maneira sucinta, os diferentes termos e expressões designados para referência à “formação continuada” de acordo com as pesquisas de Marin (1995) e Barbieri (1995), como também os termos e significados atribuídos por professoras de Educação Infantil à referida expressão. As informações decorrentes desse estudo foram organizadas nos seguintes tópicos: 1) Formação continuada de professores: breves considerações teóricas; 2) A formação continuada: termos e expressões que a delimitam 3) Os significados da formação continuada na percepção das professoras de Educação Infantil; e 4) Considerações Finais. [...] |
id |
UFC-7_cda8e9d0ab652ac2a3d60c6320262556 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41509 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação continuada na percepção de professoras de educação infantilEducação InfantilPráticas pedagógicasFormação ContinuadaEste artigo é parte de uma pesquisa de dissertação que investigou a relação entre a formação continuada no contexto de um município cearense e o desenvolvimento das práticas pedagógicas na perspectiva de professora de Educação Infantil. Para o presente texto são enfocadas as percepções das professoras acerca da expressão “formação continuada” com ênfase nos termos mais recorrentes a ela atribuídos. Desse modo, considerando o percurso da formação continuada, nesse artigo são apresentados, de maneira sucinta, os diferentes termos e expressões designados para referência à “formação continuada” de acordo com as pesquisas de Marin (1995) e Barbieri (1995), como também os termos e significados atribuídos por professoras de Educação Infantil à referida expressão. As informações decorrentes desse estudo foram organizadas nos seguintes tópicos: 1) Formação continuada de professores: breves considerações teóricas; 2) A formação continuada: termos e expressões que a delimitam 3) Os significados da formação continuada na percepção das professoras de Educação Infantil; e 4) Considerações Finais. [...]EdUECE2019-05-09T12:42:31Z2019-05-09T12:42:31Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCHAVES, Edlane de Freitas; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 697-706. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.2447 2085http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41509Chaves, Edlane de FreitasCruz, Rosimeire Costa de Andradeporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41509Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:52.801503Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil |
title |
A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil |
spellingShingle |
A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil Chaves, Edlane de Freitas Educação Infantil Práticas pedagógicas Formação Continuada |
title_short |
A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil |
title_full |
A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil |
title_fullStr |
A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil |
title_full_unstemmed |
A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil |
title_sort |
A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil |
author |
Chaves, Edlane de Freitas |
author_facet |
Chaves, Edlane de Freitas Cruz, Rosimeire Costa de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Rosimeire Costa de Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Edlane de Freitas Cruz, Rosimeire Costa de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Práticas pedagógicas Formação Continuada |
topic |
Educação Infantil Práticas pedagógicas Formação Continuada |
description |
Este artigo é parte de uma pesquisa de dissertação que investigou a relação entre a formação continuada no contexto de um município cearense e o desenvolvimento das práticas pedagógicas na perspectiva de professora de Educação Infantil. Para o presente texto são enfocadas as percepções das professoras acerca da expressão “formação continuada” com ênfase nos termos mais recorrentes a ela atribuídos. Desse modo, considerando o percurso da formação continuada, nesse artigo são apresentados, de maneira sucinta, os diferentes termos e expressões designados para referência à “formação continuada” de acordo com as pesquisas de Marin (1995) e Barbieri (1995), como também os termos e significados atribuídos por professoras de Educação Infantil à referida expressão. As informações decorrentes desse estudo foram organizadas nos seguintes tópicos: 1) Formação continuada de professores: breves considerações teóricas; 2) A formação continuada: termos e expressões que a delimitam 3) Os significados da formação continuada na percepção das professoras de Educação Infantil; e 4) Considerações Finais. [...] |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2019-05-09T12:42:31Z 2019-05-09T12:42:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CHAVES, Edlane de Freitas; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 697-706. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. 2447 2085 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41509 |
identifier_str_mv |
CHAVES, Edlane de Freitas; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 697-706. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. 2447 2085 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028870283067392 |