A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Edlane de Freitas
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41509
Resumo: Este artigo é parte de uma pesquisa de dissertação que investigou a relação entre a formação continuada no contexto de um município cearense e o desenvolvimento das práticas pedagógicas na perspectiva de professora de Educação Infantil. Para o presente texto são enfocadas as percepções das professoras acerca da expressão “formação continuada” com ênfase nos termos mais recorrentes a ela atribuídos. Desse modo, considerando o percurso da formação continuada, nesse artigo são apresentados, de maneira sucinta, os diferentes termos e expressões designados para referência à “formação continuada” de acordo com as pesquisas de Marin (1995) e Barbieri (1995), como também os termos e significados atribuídos por professoras de Educação Infantil à referida expressão. As informações decorrentes desse estudo foram organizadas nos seguintes tópicos: 1) Formação continuada de professores: breves considerações teóricas; 2) A formação continuada: termos e expressões que a delimitam 3) Os significados da formação continuada na percepção das professoras de Educação Infantil; e 4) Considerações Finais. [...]
id UFC-7_cda8e9d0ab652ac2a3d60c6320262556
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41509
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A formação continuada na percepção de professoras de educação infantilEducação InfantilPráticas pedagógicasFormação ContinuadaEste artigo é parte de uma pesquisa de dissertação que investigou a relação entre a formação continuada no contexto de um município cearense e o desenvolvimento das práticas pedagógicas na perspectiva de professora de Educação Infantil. Para o presente texto são enfocadas as percepções das professoras acerca da expressão “formação continuada” com ênfase nos termos mais recorrentes a ela atribuídos. Desse modo, considerando o percurso da formação continuada, nesse artigo são apresentados, de maneira sucinta, os diferentes termos e expressões designados para referência à “formação continuada” de acordo com as pesquisas de Marin (1995) e Barbieri (1995), como também os termos e significados atribuídos por professoras de Educação Infantil à referida expressão. As informações decorrentes desse estudo foram organizadas nos seguintes tópicos: 1) Formação continuada de professores: breves considerações teóricas; 2) A formação continuada: termos e expressões que a delimitam 3) Os significados da formação continuada na percepção das professoras de Educação Infantil; e 4) Considerações Finais. [...]EdUECE2019-05-09T12:42:31Z2019-05-09T12:42:31Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCHAVES, Edlane de Freitas; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 697-706. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.2447 2085http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41509Chaves, Edlane de FreitasCruz, Rosimeire Costa de Andradeporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41509Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:52.801503Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil
title A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil
spellingShingle A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil
Chaves, Edlane de Freitas
Educação Infantil
Práticas pedagógicas
Formação Continuada
title_short A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil
title_full A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil
title_fullStr A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil
title_full_unstemmed A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil
title_sort A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil
author Chaves, Edlane de Freitas
author_facet Chaves, Edlane de Freitas
Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
author_role author
author2 Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Edlane de Freitas
Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Práticas pedagógicas
Formação Continuada
topic Educação Infantil
Práticas pedagógicas
Formação Continuada
description Este artigo é parte de uma pesquisa de dissertação que investigou a relação entre a formação continuada no contexto de um município cearense e o desenvolvimento das práticas pedagógicas na perspectiva de professora de Educação Infantil. Para o presente texto são enfocadas as percepções das professoras acerca da expressão “formação continuada” com ênfase nos termos mais recorrentes a ela atribuídos. Desse modo, considerando o percurso da formação continuada, nesse artigo são apresentados, de maneira sucinta, os diferentes termos e expressões designados para referência à “formação continuada” de acordo com as pesquisas de Marin (1995) e Barbieri (1995), como também os termos e significados atribuídos por professoras de Educação Infantil à referida expressão. As informações decorrentes desse estudo foram organizadas nos seguintes tópicos: 1) Formação continuada de professores: breves considerações teóricas; 2) A formação continuada: termos e expressões que a delimitam 3) Os significados da formação continuada na percepção das professoras de Educação Infantil; e 4) Considerações Finais. [...]
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-05-09T12:42:31Z
2019-05-09T12:42:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHAVES, Edlane de Freitas; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 697-706. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
2447 2085
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41509
identifier_str_mv CHAVES, Edlane de Freitas; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. A formação continuada na percepção de professoras de educação infantil. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 697-706. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
2447 2085
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028870283067392