Interdisciplinaridade no ensino jurídico: reflexões a partir da percepção de docentes e discentes do curso de direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Francelle Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8346855488044535
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7097
Resumo: Esta tese de doutoramento tem como objetivo geral refletir acerca da interdisciplinaridade no ensino jurídico a partir da percepção de docentes e discentes do curso de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para alcançar tal finalidade, adotaram-se os seguintes objetivos específicos: a) Apresentar a trajetória dos estudos interdisciplinares no Brasil, destacando os pontos de convergências e as distinções entre diferentes teóricos e os paradigmas epistemológicos no contexto do ensino jurídico, contemplada no capítulo inaugural deste trabalho; b) Caracterizar o panorama do curso de Direito no país e os seus eixos de formação, explorado no segundo capítulo; c) Analisar as nuances pedagógicas da interdisciplinaridade, sendo estas delimitadas a partir da percepção de docentes e discentes do curso de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), correspondente ao terceiro capítulo; e, por fim, c) Propor algumas possibilidades pedagógicas interdisciplinares ao curso de Direito a partir da ideia de complexidade. Essa pesquisa é de natureza quanti-qualitativa, uma vez que se optou pela análise pontual tanto do Projeto Político Pedagógico do curso de Direito da UFAM quanto da percepção de docentes e discentes da referida Instituição.
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spelling Interdisciplinaridade no ensino jurídico: reflexões a partir da percepção de docentes e discentes do curso de direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)Interdisciplinarity in legal teaching: reflections from the teachers and disciples perception of the course of law of the Universidade Federal do Amazonas (UFAM)Ensino jurídicoParadigmasComplexidadeInterdisciplinaridadeCIÊNCIAS HUMANASEsta tese de doutoramento tem como objetivo geral refletir acerca da interdisciplinaridade no ensino jurídico a partir da percepção de docentes e discentes do curso de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para alcançar tal finalidade, adotaram-se os seguintes objetivos específicos: a) Apresentar a trajetória dos estudos interdisciplinares no Brasil, destacando os pontos de convergências e as distinções entre diferentes teóricos e os paradigmas epistemológicos no contexto do ensino jurídico, contemplada no capítulo inaugural deste trabalho; b) Caracterizar o panorama do curso de Direito no país e os seus eixos de formação, explorado no segundo capítulo; c) Analisar as nuances pedagógicas da interdisciplinaridade, sendo estas delimitadas a partir da percepção de docentes e discentes do curso de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), correspondente ao terceiro capítulo; e, por fim, c) Propor algumas possibilidades pedagógicas interdisciplinares ao curso de Direito a partir da ideia de complexidade. Essa pesquisa é de natureza quanti-qualitativa, uma vez que se optou pela análise pontual tanto do Projeto Político Pedagógico do curso de Direito da UFAM quanto da percepção de docentes e discentes da referida Instituição.This thesis aims to reflect on the interdisciplinarity in legal education from the perception of teachers and students of the law course of the Federal University of Amazonas (UFAM). In order to reach this general proposal, it adopted as specific objectives: a) To present the trajectory of the interdisciplinary studies in Brazil, highlighting the points of convergence and the distinctions between different theorists, contemplated in the inaugural chapter of this work; b) To characterize the epistemological paradigms and the panorama; (c) Analyze the pedagogical nuances of interdisciplinarity delimited from the perception of teachers and students of the law course of the Federal University of Amazonas (UFAM), corresponding to the third chapter of the thesis; and finally c) Propose some pedagogical possibilities interdisciplinary to the course of Law from the idea of complexity. This research is quantitative-qualitative, since we opted for the punctual analysis of the Political Educational Project of the Law course of UFAM and the perception of teachers and students of this institution.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaBarros, Rosemara Staub dehttp://lattes.cnpq.br/2680914238480876Barbosa, Walmir de Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/2879487090731407Ramos Filho, Carlos Alberto de Moraeshttp://lattes.cnpq.br/0223032178530323Menezes, Rafael da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9067692701564707Araújo, Francelle Santoshttp://lattes.cnpq.br/83468554880445352019-04-23T15:27:25Z2018-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfARAÚJO, Francelle Santos. Interdisciplinaridade no ensino jurídico: reflexões a partir da percepção de docentes e discentes do curso de direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 2018.175 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7097porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-04-24T05:03:50Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7097Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-04-24T05:03:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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