Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4581 |
Resumo: | Este trabalho visa evidenciar a ModelagemMatemática como excelente estratégia de ensino que possibilita ao aluno investigar, questionar, e buscar compreender, por meio de instrumentos matemáticos, situações do seu cotidiano. Nele são apresentadas duas modelagens, especificamente do modelo de Malthus, que foram realizadas com alunos do Ensino Médio, um relacionado a gravidez na adolescência e outro tratando do analfabetismo no Brasil, temas comuns ao cotidiano do aluno. |
id |
UFAM_641bf95d2aad26a7854b94828e388f12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4581 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de MalthusModelagem MatemáticaModelo de MalthusEnsino aprendizagem - MatemáticaMathematics MouldingModel of MalthusTeaching StrategyCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAEste trabalho visa evidenciar a ModelagemMatemática como excelente estratégia de ensino que possibilita ao aluno investigar, questionar, e buscar compreender, por meio de instrumentos matemáticos, situações do seu cotidiano. Nele são apresentadas duas modelagens, especificamente do modelo de Malthus, que foram realizadas com alunos do Ensino Médio, um relacionado a gravidez na adolescência e outro tratando do analfabetismo no Brasil, temas comuns ao cotidiano do aluno.This piece of work aims to make clear the Mathematics Moulding as an excellent strategy of teaching that makes possible to the student investigate, discuss and search to understand through mathematics instruments, situations of his quotidian. Two mouldings are presented in this work, specifically the model of Malthus, that were achieved with secondary students, one related to pregnancy in adolescence and another dealing with analphabetism in Brazil, common themes in the quotidian of the student.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaPrata, Roberto Antonio Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575Prata, Roberto Antonio Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575Oliveira, Nilomar Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847Sousa, Jeanne Moreira dePereira, Tacilene Camposhttp://lattes.cnpq.br/39063464026089392015-08-18T19:58:37Z2015-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Tacilene Campos. Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus. 2015. 46 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4581porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-23T15:22:19Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4581Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-23T15:22:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus |
title |
Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus |
spellingShingle |
Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus Pereira, Tacilene Campos Modelagem Matemática Modelo de Malthus Ensino aprendizagem - Matemática Mathematics Moulding Model of Malthus Teaching Strategy CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
title_short |
Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus |
title_full |
Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus |
title_fullStr |
Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus |
title_sort |
Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus |
author |
Pereira, Tacilene Campos |
author_facet |
Pereira, Tacilene Campos http://lattes.cnpq.br/3906346402608939 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/3906346402608939 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 Oliveira, Nilomar Vieira de http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 Sousa, Jeanne Moreira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Tacilene Campos http://lattes.cnpq.br/3906346402608939 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem Matemática Modelo de Malthus Ensino aprendizagem - Matemática Mathematics Moulding Model of Malthus Teaching Strategy CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
topic |
Modelagem Matemática Modelo de Malthus Ensino aprendizagem - Matemática Mathematics Moulding Model of Malthus Teaching Strategy CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
description |
Este trabalho visa evidenciar a ModelagemMatemática como excelente estratégia de ensino que possibilita ao aluno investigar, questionar, e buscar compreender, por meio de instrumentos matemáticos, situações do seu cotidiano. Nele são apresentadas duas modelagens, especificamente do modelo de Malthus, que foram realizadas com alunos do Ensino Médio, um relacionado a gravidez na adolescência e outro tratando do analfabetismo no Brasil, temas comuns ao cotidiano do aluno. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-18T19:58:37Z 2015-06-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Tacilene Campos. Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus. 2015. 46 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4581 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Tacilene Campos. Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus. 2015. 46 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732013346783232 |