Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Tacilene Campos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3906346402608939
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4581
Resumo: Este trabalho visa evidenciar a ModelagemMatemática como excelente estratégia de ensino que possibilita ao aluno investigar, questionar, e buscar compreender, por meio de instrumentos matemáticos, situações do seu cotidiano. Nele são apresentadas duas modelagens, especificamente do modelo de Malthus, que foram realizadas com alunos do Ensino Médio, um relacionado a gravidez na adolescência e outro tratando do analfabetismo no Brasil, temas comuns ao cotidiano do aluno.
id UFAM_641bf95d2aad26a7854b94828e388f12
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4581
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de MalthusModelagem MatemáticaModelo de MalthusEnsino aprendizagem - MatemáticaMathematics MouldingModel of MalthusTeaching StrategyCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAEste trabalho visa evidenciar a ModelagemMatemática como excelente estratégia de ensino que possibilita ao aluno investigar, questionar, e buscar compreender, por meio de instrumentos matemáticos, situações do seu cotidiano. Nele são apresentadas duas modelagens, especificamente do modelo de Malthus, que foram realizadas com alunos do Ensino Médio, um relacionado a gravidez na adolescência e outro tratando do analfabetismo no Brasil, temas comuns ao cotidiano do aluno.This piece of work aims to make clear the Mathematics Moulding as an excellent strategy of teaching that makes possible to the student investigate, discuss and search to understand through mathematics instruments, situations of his quotidian. Two mouldings are presented in this work, specifically the model of Malthus, that were achieved with secondary students, one related to pregnancy in adolescence and another dealing with analphabetism in Brazil, common themes in the quotidian of the student.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaPrata, Roberto Antonio Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575Prata, Roberto Antonio Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575Oliveira, Nilomar Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847Sousa, Jeanne Moreira dePereira, Tacilene Camposhttp://lattes.cnpq.br/39063464026089392015-08-18T19:58:37Z2015-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Tacilene Campos. Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus. 2015. 46 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4581porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-23T15:22:19Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4581Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-23T15:22:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus
title Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus
spellingShingle Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus
Pereira, Tacilene Campos
Modelagem Matemática
Modelo de Malthus
Ensino aprendizagem - Matemática
Mathematics Moulding
Model of Malthus
Teaching Strategy
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
title_short Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus
title_full Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus
title_fullStr Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus
title_full_unstemmed Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus
title_sort Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus
author Pereira, Tacilene Campos
author_facet Pereira, Tacilene Campos
http://lattes.cnpq.br/3906346402608939
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/3906346402608939
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prata, Roberto Antonio Cordeiro
http://lattes.cnpq.br/5159150780688575
Prata, Roberto Antonio Cordeiro
http://lattes.cnpq.br/5159150780688575
Oliveira, Nilomar Vieira de
http://lattes.cnpq.br/4870990824639847
Sousa, Jeanne Moreira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Tacilene Campos
http://lattes.cnpq.br/3906346402608939
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem Matemática
Modelo de Malthus
Ensino aprendizagem - Matemática
Mathematics Moulding
Model of Malthus
Teaching Strategy
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
topic Modelagem Matemática
Modelo de Malthus
Ensino aprendizagem - Matemática
Mathematics Moulding
Model of Malthus
Teaching Strategy
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Este trabalho visa evidenciar a ModelagemMatemática como excelente estratégia de ensino que possibilita ao aluno investigar, questionar, e buscar compreender, por meio de instrumentos matemáticos, situações do seu cotidiano. Nele são apresentadas duas modelagens, especificamente do modelo de Malthus, que foram realizadas com alunos do Ensino Médio, um relacionado a gravidez na adolescência e outro tratando do analfabetismo no Brasil, temas comuns ao cotidiano do aluno.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-18T19:58:37Z
2015-06-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Tacilene Campos. Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus. 2015. 46 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4581
identifier_str_mv PEREIRA, Tacilene Campos. Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus. 2015. 46 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732013346783232