Fauna e flora no jogo poético de Ferreira Gullar em A luta corporal (1954) e Em alguma parte alguma (2010)
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8260 |
Resumo: | O estudo denominado Fauna e flora no jogo poético de Ferreira Gullar em A luta corporal (1954) e Em alguma parte alguma (2010) identifica algumas imagens recorrentes na poética do autor maranhense José Ribamar Ferreira, imagens sempre acompanhadas de forte teor sinestésico, capazes de aproximar o leitor do momento poético e de experiências vividas por ele próprio, no passado. Percebe-se que as imagens de recorrência questionam o sujeito lírico a respeito da existência, da consciência da vida e da morte iminente; além disso, as imagens de fauna e flora dialogam com questões políticas e sociais e com episódios da história, marcados pela luta contra ditaduras, entre outros conflitos sociais. A poesia e o poeta são destaques no conteúdo poético dos dois livros em questão: o grito do poeta é mensagem necessária para que aconteça o “novo” no mundo, assim como o grito do galo carrega a mensagem obrigatória do novo amanhecer. Os estudos que versam para a existência terão como fundamento principal o livro O ser e o nada (1936), de Jean Paul Sartre, assim como O existencialismo é um humanismo (1946). Em relação ao cunho sócio-político carregado nas imagens de fauna e flora, será destacada a obra Notas de literatura I (1958), de Theodor Adorno, bem como o livro Poesia & Utopia – Sobre a função social da poesia e do poeta (2007), de Carlos Felipe Moisés. As obras O ser e o tempo da poesia (1982), de Alfredo Bosi, e O arco e a lira (1977), de Otávio Paz terão relevância em todos os pontos da pesquisa, principalmente no que concerne ao conteúdo imagético em poesia e a criação poética. Além disso, o ensaio de Ferreira Gullar, Sobre arte sobre poesia (uma luz do chão), de 2006, e as entrevistas do poeta, concedidas a jornais e a eventos de arte e literatura, contribuirão para o embasamento teórico do trabalho. |
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Fauna e flora no jogo poético de Ferreira Gullar em A luta corporal (1954) e Em alguma parte alguma (2010)Gullar, Ferreira, 1930-2016Literatura brasileiraAnálise poéticaMétodo existencialistaMétodo sociocríticoLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESFerreira GullarPoesiaFaunaFloraO estudo denominado Fauna e flora no jogo poético de Ferreira Gullar em A luta corporal (1954) e Em alguma parte alguma (2010) identifica algumas imagens recorrentes na poética do autor maranhense José Ribamar Ferreira, imagens sempre acompanhadas de forte teor sinestésico, capazes de aproximar o leitor do momento poético e de experiências vividas por ele próprio, no passado. Percebe-se que as imagens de recorrência questionam o sujeito lírico a respeito da existência, da consciência da vida e da morte iminente; além disso, as imagens de fauna e flora dialogam com questões políticas e sociais e com episódios da história, marcados pela luta contra ditaduras, entre outros conflitos sociais. A poesia e o poeta são destaques no conteúdo poético dos dois livros em questão: o grito do poeta é mensagem necessária para que aconteça o “novo” no mundo, assim como o grito do galo carrega a mensagem obrigatória do novo amanhecer. Os estudos que versam para a existência terão como fundamento principal o livro O ser e o nada (1936), de Jean Paul Sartre, assim como O existencialismo é um humanismo (1946). Em relação ao cunho sócio-político carregado nas imagens de fauna e flora, será destacada a obra Notas de literatura I (1958), de Theodor Adorno, bem como o livro Poesia & Utopia – Sobre a função social da poesia e do poeta (2007), de Carlos Felipe Moisés. As obras O ser e o tempo da poesia (1982), de Alfredo Bosi, e O arco e a lira (1977), de Otávio Paz terão relevância em todos os pontos da pesquisa, principalmente no que concerne ao conteúdo imagético em poesia e a criação poética. Além disso, o ensaio de Ferreira Gullar, Sobre arte sobre poesia (uma luz do chão), de 2006, e as entrevistas do poeta, concedidas a jornais e a eventos de arte e literatura, contribuirão para o embasamento teórico do trabalho.The study denominated Fauna e Flora no jogo poético de Ferreira Gullar em A luta corporal (1954) e Em alguma parte alguma (2010) identifies some recurring images in the poetry of the author José Ribamar Ferreira, images accompanied by a strong synesthetic content, that brings the reader to the poetic moment and to the experiences lived by him in other moments of his life. It is noticed that the recurrence images question the lyrical subject about existence, awareness of life and imminent death; in addition, the images of fauna and flora dialogue with political and social issues and with episodes of history, marked by the fight against dictatorships, among other social conflicts. Poetry and the poet are highlights in the poetic content of the two books in question: the poet's cry is a necessary message for the “new” to happen in the world, just as the rooster's cry carries the mandatory message of the new dawn. The main focus of studies on existence will be the book O Ser e o Tempo (1936), by Jean Paul Sartre and O Existencialismo é um Humanismo (1946). In relation to the socio-political nature of the images of fauna and flora, the work Notas de literature I (1958), by Theodor Adorno, as well as the book Poesia & Utopia – Sobre a função social da poesia e do poeta (2007) ), by Carlos Felipe Moisés. The works O ser e tempo da poesia (1982), by Alfredo Bosi, and O arco e a lira (1977), by Otávio Paz will be relevant in all points of the research, especially with regard to the imagery content in poetry and the poetic creation. In addition, Ferreira Gullar's essay, Sobre arte sobre poesia (uma luz do chão), from 2006, and the poet's interviews with newspapers and art and literature events will contribute to the present work.*Universidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasOliveira, Rita do Perpétuo Socorro Barbosa dehttp://lattes.cnpq.br/2602637105704791Costa, Valcicléia Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/2219072466269116López, Saturnino José Valladareshttp://lattes.cnpq.br/1508680502084377Melo, Jaiana Cristina Oliveira Penedo dehttp://lattes.cnpq.br/30034222626659912021-05-11T00:47:09Z2021-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMELO, Jaiana Cristina Oliveira Penedo de. Fauna e flora no jogo poético de Ferreira Gullar em A luta corporal (1954) e Em alguma parte alguma (2010). 2021. 113 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8260porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-05-11T05:04:00Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8260Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-05-11T05:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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