Nietzsche e a Democracia: críticas à Gestão Democrática Escolar Brasileira
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6840 |
Resumo: | A presente Dissertação pretendeu compreender as críticas construídas por Friedrich Nietzsche (1844 – 1900) à democracia e suas relações com a Gestão Escolar Democrática no Brasil, bem como contextualizar a democracia quanto ao seu conceito e história; interpretar os princípios democráticos sob o enfrentamento do pensamento nietzschiano; tecer críticas à democracia e ao Estado Democrático de Direito frente às interfaces nietzschianas; e analisar a Gestão Escolar Democrática brasileira sob a perspectiva nietzschiana. Tais objetivos nortearam esta pesquisa teórica por meio do método da triangulação de métodos que consistiu na realização de pesquisa bibliográfica e documental subsidiadas pela hermenêutica. A pesquisa concentrou-se em especial nas obras nietzschianas Humano, Demasiado Humano (2006); O Viajante e Sua Sombra (2007); Além do Bem e do Mal (2007); Crepúsculo dos Ídolos (2007); A Genealogia da Moral (2007); Da Utilidade e do Inconveniente da História para a Vida (2008); Schopenhauer Educador (2008). Tais referências serviram de base interpretativa e crítica aos dilemas educacionais brasileiros que permeiam a democracia, como fundamento da Gestão Democrática Escolar. A Constituição Federal Brasileira de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educacional Nacional – LDB (Lei 9394/96) foram os documentos selecionados para esse cotejamento que se aprofundou no Projeto Político Pedagógico e o Conselho Escolar. |
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Nietzsche e a Democracia: críticas à Gestão Democrática Escolar BrasileiraNietzscheEducação EscolarDemocraciaGestão EscolarCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA presente Dissertação pretendeu compreender as críticas construídas por Friedrich Nietzsche (1844 – 1900) à democracia e suas relações com a Gestão Escolar Democrática no Brasil, bem como contextualizar a democracia quanto ao seu conceito e história; interpretar os princípios democráticos sob o enfrentamento do pensamento nietzschiano; tecer críticas à democracia e ao Estado Democrático de Direito frente às interfaces nietzschianas; e analisar a Gestão Escolar Democrática brasileira sob a perspectiva nietzschiana. Tais objetivos nortearam esta pesquisa teórica por meio do método da triangulação de métodos que consistiu na realização de pesquisa bibliográfica e documental subsidiadas pela hermenêutica. A pesquisa concentrou-se em especial nas obras nietzschianas Humano, Demasiado Humano (2006); O Viajante e Sua Sombra (2007); Além do Bem e do Mal (2007); Crepúsculo dos Ídolos (2007); A Genealogia da Moral (2007); Da Utilidade e do Inconveniente da História para a Vida (2008); Schopenhauer Educador (2008). Tais referências serviram de base interpretativa e crítica aos dilemas educacionais brasileiros que permeiam a democracia, como fundamento da Gestão Democrática Escolar. A Constituição Federal Brasileira de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educacional Nacional – LDB (Lei 9394/96) foram os documentos selecionados para esse cotejamento que se aprofundou no Projeto Político Pedagógico e o Conselho Escolar.The present Dissertation meant to understand the criticism built by Friedrich Nietzsche (1844-1900), on democracy and its relationship with the school management in Brazil, as well as contextualize democracy as to your concept and history; interpret the democratic principles under the confrontation of Nietzschean thinking; criticize the democracy and the democratic State of law against the Nietzschean interfaces; and analyze the Brazilian Democratic school management from the Nietzschean perspective. These objectives guided this theoretical research though of triangulation of methods that consisted in conducting bibliographic and documentary research subsidized by Hermeneutics. The research focused especially on the Nietzschean works like Human, All Too Human (2006), The Wanderer and His Shadow (2007), Beyond Good and Evil ( 2007), Twilight of Idols ( 2007), On the Genealogy of Morality ( 2007), The Use and Abuse of History for Life (2008), Schopenhauer as Educator (2008). These references served as an interpretative and critical basis for the Brazilian educational dilemmas that permeate democracy, as the foundation of school Democratic Management. The Brazilian Federal constitution of 1988 and the Law of guidelines and Bases of the National Educational-LDB (law 9394/96) were the selected documents for this comparison that deepened in the pedagogical political project and the school council.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasPeríodo de Embargo: 09/12/19 - 28/02/21Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMiki, Pérsida da Silva Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/7439443236145560Maciel, Carlos César Macêdohttp://lattes.cnpq.br/44756561023669882019-01-11T18:45:50Z2018-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACIEL, Carlos César Macêdo. Nietzsche e a Democracia: críticas à Gestão Democrática Escolar Brasileira. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-03-02T05:03:36Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6840Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-03-02T05:03:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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