Teolinda Gersão e os campos de poder em A cidade de Ulisses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Catarina Lemes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1371955975231411
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7850
Resumo: O presente estudo dispôs-se a analisar o romance A Cidade de Ulisses de Teolinda Gersão. Verificou-se que, por meio de uma retomada memorialística empreendida pelo protagonista Paulo Vaz, artista plástico de prestígio, a escritora problematiza a perpetuação de falas e comportamentos patriarcais na segunda metade do sécilo XX. Em meio aos eventos que se desenrolam na trama, evidenciou-se que estes permanecem renovados por conta das relações de poder atuantes. Importou, neste contexto, compreender a voz da autora Gersão como intelectual que, coerentemente, problematiza o lugar pelos membros da sociedade, a partir das relações vividas. Para tanto, o principal teórico escolhido foi Pierre Bourdieu cuja ideia central na obra As Regras da Arte, sobre a objetificação do texto literário consiste na metodologia aqui aplicada. Somaram-se a este teórico outros pensadores, como Mikhail Bakhtin, Michelle Perrot, Jacques Le Goff, os quais, com distintas perspectivas, colaboraram para uma compreensão mais completa das discussões propostas. Assim, por meio da representação de diferentes perfis de artistas plásticos, infere-se que a autora constrói reflexões críticas que evidenciam a sua própria força como artista das palavras.
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