Teolinda Gersão e os campos de poder em A cidade de Ulisses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7850 |
Resumo: | O presente estudo dispôs-se a analisar o romance A Cidade de Ulisses de Teolinda Gersão. Verificou-se que, por meio de uma retomada memorialística empreendida pelo protagonista Paulo Vaz, artista plástico de prestígio, a escritora problematiza a perpetuação de falas e comportamentos patriarcais na segunda metade do sécilo XX. Em meio aos eventos que se desenrolam na trama, evidenciou-se que estes permanecem renovados por conta das relações de poder atuantes. Importou, neste contexto, compreender a voz da autora Gersão como intelectual que, coerentemente, problematiza o lugar pelos membros da sociedade, a partir das relações vividas. Para tanto, o principal teórico escolhido foi Pierre Bourdieu cuja ideia central na obra As Regras da Arte, sobre a objetificação do texto literário consiste na metodologia aqui aplicada. Somaram-se a este teórico outros pensadores, como Mikhail Bakhtin, Michelle Perrot, Jacques Le Goff, os quais, com distintas perspectivas, colaboraram para uma compreensão mais completa das discussões propostas. Assim, por meio da representação de diferentes perfis de artistas plásticos, infere-se que a autora constrói reflexões críticas que evidenciam a sua própria força como artista das palavras. |
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Teolinda Gersão e os campos de poder em A cidade de UlissesTeolinda Gersão and the fields of power in The city of UlissesDialogismo (Análise literária)Personagens literáriosLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESCampos de poderIntelectualTeolinda GersãoA Cidade de UlissesO presente estudo dispôs-se a analisar o romance A Cidade de Ulisses de Teolinda Gersão. Verificou-se que, por meio de uma retomada memorialística empreendida pelo protagonista Paulo Vaz, artista plástico de prestígio, a escritora problematiza a perpetuação de falas e comportamentos patriarcais na segunda metade do sécilo XX. Em meio aos eventos que se desenrolam na trama, evidenciou-se que estes permanecem renovados por conta das relações de poder atuantes. Importou, neste contexto, compreender a voz da autora Gersão como intelectual que, coerentemente, problematiza o lugar pelos membros da sociedade, a partir das relações vividas. Para tanto, o principal teórico escolhido foi Pierre Bourdieu cuja ideia central na obra As Regras da Arte, sobre a objetificação do texto literário consiste na metodologia aqui aplicada. Somaram-se a este teórico outros pensadores, como Mikhail Bakhtin, Michelle Perrot, Jacques Le Goff, os quais, com distintas perspectivas, colaboraram para uma compreensão mais completa das discussões propostas. Assim, por meio da representação de diferentes perfis de artistas plásticos, infere-se que a autora constrói reflexões críticas que evidenciam a sua própria força como artista das palavras.The present study was prepared to analyze the novel A Cidade de Ulisses by Teolinda Gersão. It was found that, through a memorialistic resumption undertaken by the protagonist Paulo Vaz, a prestigious artist, the writer problematizes the perpetuation of patriarchal speeches and behaviors in the second half of the 20th century. In the midst of the events that unfold in the plot, it became evident that these remain renewed due to the power relations that are active. In this context, it was important to understand the voice of the author Gersão as an intellectual who, coherently, problematizes the place for members of society, based on lived relationships. For that, the main theoretician chosen was Pierre Bourdieu whose central idea in the work The Rules of Art, about the objectification of the literary text consists of the methodology applied here. Other thinkers, such as Mikhail Bakhtin, Michelle Perrot, Jacques Le Goff, were added to this theorist, who, with different perspectives, collaborated for a more complete understanding of the proposed discussions. Thus, through the representation of different profiles of plastic artists, it appears that the author builds critical reflections that show her own strength as an artist of words.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasOliveira, Rita do Perpétuo Socorro Barbosa dehttp://lattes.cnpq.br/2602637105704791Nascimento, Cássia Maria Bezerra dohttp://lattes.cnpq.br/0645346199787535Vieira, Ivânia Maria Carneirohttp://lattes.cnpq.br/1719336988574799Pereira, Catarina Lemeshttp://lattes.cnpq.br/13719559752314112020-07-24T14:50:27Z2020-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Catarina Lemes. Teolinda Gersão e os campos de poder em A cidade de Ulisses. 2020. 93 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7850porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-07-25T05:04:02Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7850Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-07-25T05:04:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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