Formação inicial de professores em Educação Física pelo PARFOR no Estado de Roraima: diálogo com egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Marnilde Silva de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/cv?id=8296375817062543, https://orcid.org/0000-0003-0433-2953
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8368
Resumo: O presente estudo teve como objeto de pesquisa a formação inicial de professores em Educação Física via Plano Nacional de Formação de Professores para Educação Básica–PARFOR. Com foco na experiência do curso de Licenciatura em Educação Física ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Partimos do pressuposto de que as políticas de formação têm se importado menos com a democratização e acesso ao conhecimento, e mais em expandir quantitativamente a formação, mesmo em condições de qualidades empobrecidas, desenvolvendo políticas e reformas de formação que estão cada vez mais fragmentadas e aligeiradas. Buscamos saber que percepção os egressos da primeira licenciatura em Educação Física do IFRR/PARFOR de Rorainópolis têm sobre sua formação inicial, em particular, sobre as reverberações dessa experiência em sua prática pedagógica/atuação profissional. Para tanto, elegeu-se como objetivo geral analisar a contribuição da formação inicial no desenvolvimento profissional de professores de Educação Física egressos de primeira licenciatura Física do IFRR/PARFOR de Rorainópolis. Para fundamentar esta tese buscou-se discutir os conceitos de formação inicial, desenvolvimento docente e prática pedagógica, apoiando-se em autores como Freire (1987, 1991, 1996), Nóvoa (1992, 1999, 2009), Imbernón (2009; 2011), Pimenta (2012), Contreras (2002), André (2002; 2010), Gutierrez (1972), Castellani Filho (2001), Darido (2003), Soares (2007) Betti (2013), dentre outros. Partindo dos princípios metodológicos de uma pesquisa qualitativa, os dados empíricos foram produzidos, utilizando diferentes instrumentos de abordagem, como a análise documental do currículo do curso e documentos que regem o PARFOR para uma melhor compreensão do objeto; o questionário semiestruturado; entrevistas com os egressos, observação e diário de campo, além de registros fotográficos. Os sujeitos participantes foram professores egressos de uma turma de primeira licenciatura que foi ofertada no município de Rorainópolis-RR no período de 2011 a 2015. Os dados foram analisados com base na análise de prosa, tal como propõem André (1983) e Nascimento (2019). Os participantes da pesquisa relataram que a formação influenciou significativamente em modo de ser-saber-fazer, no entanto, foi possível identificar práticas sem sustentação teórica, conhecimento específico fragmentado, dificuldade de articulação teórico prática e desvinculação da pesquisa no trabalho docente, evidenciando um modelo de formação técnico-prático. O acesso a formação pelo PARFOR contribuiu significativamente para elevar o nível de formação dos professores em contextos amazônicos, principalmente para a formação em Educação Física, alcançando as áreas mais remotas e menos privilegiadas do país. Contudo, os achados do estudo revelam lacunas e ressaltam as críticas que são tecidas pelos egressos sobre seu percurso formativo a partir da visão de inacabamento, à medida que reconhecem e apontam a formação contínua que contemple os contextos e particularidades regionais, uma necessidade permanente.
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spelling Formação inicial de professores em Educação Física pelo PARFOR no Estado de Roraima: diálogo com egressosThe initial training of teachers in Physical Education through the National Training Plan for Teachers of Basic Education - PARFOR.Professores - FormaçãoEducação física (Educação Básica)Rorainópolis (RR)Prática pedagógicaProfessores de educação físicaCIÊNCIAS HUMANASFormação InicialEducação FísicaPARFORDesenvolvimento docentePrática pedagógicaO presente estudo teve como objeto de pesquisa a formação inicial de professores em Educação Física via Plano Nacional de Formação de Professores para Educação Básica–PARFOR. Com foco na experiência do curso de Licenciatura em Educação Física ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Partimos do pressuposto de que as políticas de formação têm se importado menos com a democratização e acesso ao conhecimento, e mais em expandir quantitativamente a formação, mesmo em condições de qualidades empobrecidas, desenvolvendo políticas e reformas de formação que estão cada vez mais fragmentadas e aligeiradas. Buscamos saber que percepção os egressos da primeira licenciatura em Educação Física do IFRR/PARFOR de Rorainópolis têm sobre sua formação inicial, em particular, sobre as reverberações dessa experiência em sua prática pedagógica/atuação profissional. Para tanto, elegeu-se como objetivo geral analisar a contribuição da formação inicial no desenvolvimento profissional de professores de Educação Física egressos de primeira licenciatura Física do IFRR/PARFOR de Rorainópolis. Para fundamentar esta tese buscou-se discutir os conceitos de formação inicial, desenvolvimento docente e prática pedagógica, apoiando-se em autores como Freire (1987, 1991, 1996), Nóvoa (1992, 1999, 2009), Imbernón (2009; 2011), Pimenta (2012), Contreras (2002), André (2002; 2010), Gutierrez (1972), Castellani Filho (2001), Darido (2003), Soares (2007) Betti (2013), dentre outros. Partindo dos princípios metodológicos de uma pesquisa qualitativa, os dados empíricos foram produzidos, utilizando diferentes instrumentos de abordagem, como a análise documental do currículo do curso e documentos que regem o PARFOR para uma melhor compreensão do objeto; o questionário semiestruturado; entrevistas com os egressos, observação e diário de campo, além de registros fotográficos. Os sujeitos participantes foram professores egressos de uma turma de primeira licenciatura que foi ofertada no município de Rorainópolis-RR no período de 2011 a 2015. Os dados foram analisados com base na análise de prosa, tal como propõem André (1983) e Nascimento (2019). Os participantes da pesquisa relataram que a formação influenciou significativamente em modo de ser-saber-fazer, no entanto, foi possível identificar práticas sem sustentação teórica, conhecimento específico fragmentado, dificuldade de articulação teórico prática e desvinculação da pesquisa no trabalho docente, evidenciando um modelo de formação técnico-prático. O acesso a formação pelo PARFOR contribuiu significativamente para elevar o nível de formação dos professores em contextos amazônicos, principalmente para a formação em Educação Física, alcançando as áreas mais remotas e menos privilegiadas do país. Contudo, os achados do estudo revelam lacunas e ressaltam as críticas que são tecidas pelos egressos sobre seu percurso formativo a partir da visão de inacabamento, à medida que reconhecem e apontam a formação contínua que contemple os contextos e particularidades regionais, uma necessidade permanente.The object of the present study was the initial training of teachers in Physical Education through the National Training Plan for Teachers of Basic Education - PARFOR. Focusing on the experience of the Degree Course in Physical Education offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima. We start from the assumption that training policies have been less concerned with the democratization and access to knowledge, and more with expanding quantitatively the training, even in conditions of impoverished qualities, developing training policies and reforms that are increasingly fragmented and lightweight. We sought to find out the perception that graduates of the first degree in Physical Education from IFRR/PARFOR in Rorainópolis have about their initial training, particularly about the reverberations of this experience in their pedagogical practice/professional action. Therefore, the general objective was to analyze the contribution of the initial training in the professional development of Physical Education teachers graduating from the first Physical Education degree of IFRR/PARFOR of Rorainópolis. To support this thesis, the concepts of initial training, teacher development and pedagogical practice were discussed, based on authors such as Freire (1987, 1991, 1996), Nóvoa (1992, 1999, 2009), Imbernón (2009; 2011), Pimenta (2012), Contreras (2002), André (2002; 2010), Gutierrez (1972), Castellani Filho (2001), Darido (2003), Soares (2007), Betti (2013), among others. Starting from the methodological principles of a qualitative research, the empirical data were produced, using different instruments of approach, such as the documental analysis of the course curriculum and documents that govern the PARFOR for a better understanding of the object; the semi-structured questionnaire; interviews with the egresses, observation and field diary, and photographic records. The participating subjects were former teachers of a first degree class that was offered in the municipality of Rorainópolis-RR in the period from 2011 to 2015. The data were analyzed based on prose analysis, as proposed by André (1983) and Nascimento (2019). The research participants reported that the training significantly influenced the way of being-knowing-doing, however, it was possible to identify practices without theoretical support, fragmented specific knowledge, difficulty of theoretical-practical articulation and disconnection of research in the teaching work, evidencing a technical-practical training model. The access to training through PARFOR has contributed significantly to raise the level of teacher training in Amazonian contexts, especially for training in Physical Education, reaching the most remote and less privileged areas of the country. However, the findings of the study reveal gaps and highlight the criticisms that are made by graduates about their training from the view of incompleteness, as they recognize and point out the continuing education that addresses the regional contexts and particularities, a permanent need.El presente estudio tuvo como objeto de investigación la formación inicial de docentes en Educación Física a través del Plan Nacional de Formación Docente de Educación Básica - PARFOR. Centrándonos en la experiencia de la Licenciatura en Educación Física que ofrece el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Roraima. Suponemos que las políticas de formación se han preocupado menos por la democratización y el acceso al conocimiento, y más por la ampliación cuantitativa de la formación, incluso en condiciones de empobrecimiento, desarrollando políticas y reformas formativas cada vez más fragmentadas y aligeradas. Se buscó conocer qué percepción tienen los egresados del primer grado en Educación Física de la IFRR / PARFOR en Rorainópolis sobre su formación inicial, en particular, sobre las reverberaciones de esta experiencia en su práctica pedagógica / práctica profesional. Por lo tanto, se eligió como objetivo general, analizar la contribución de la formación inicial en el desarrollo profesional de los docentes de Educación Física egresados del primer Grado de Física en IFRR / PARFOR en Rorainópolis. Para sustentar esta tesis, se buscó discutir los conceptos de formación inicial, desarrollo docente y práctica pedagógica, apoyándonos en autores como Freire (1987, 1991, 1996), Nóvoa (1992, 1999, 2009), Imbernón (2009; 2011), Pimenta (2012), Contreras (2002), André (2002; 2010), Gutiérrez (1972), Castellani Filho (2001), Darido (2003), Soares (2007) Betti (2013), entre otros. A partir de los principios metodológicos de una investigación cualitativa, se produjeron datos empíricos, utilizando distintos instrumentos de abordaje, como el análisis documental del currículo del curso y los documentos que rigen PARFOR para una mejor comprensión del objeto; el cuestionario semiestructurado; entrevistas a egresados, observación y diario de campo, además de registros fotográficos. Los sujetos participantes fueron docentes egresados de una promoción de primer grado que se ofreció en la ciudad de Rorainópolis-RR de 2011 a 2015. Los datos fueron analizados con base en el análisis en prosa, propuesto por André (1983) y Nascimento (2019). Los participantes de la investigación informaron que la formación influyó significativamente en la forma de ser-saber-hacer, sin embargo, fue posible identificar prácticas sin sustento teórico, conocimientos específicos fragmentados, dificultad en la articulación teórico-práctica y disociación de la investigación en la labor docente, mostrando un modelo técnico -entrenamiento practico. El acceso a la formación a través de PARFOR ha contribuido significativamente a elevar el nivel de formación docente en contextos amazónicos, especialmente para la formación en Educación Física, llegando a las zonas más remotas y menos privilegiadas del país. Sin embargo, los hallazgos del estudio revelan lagunas y resaltan las críticas de los egresados sobre su trayectoria formativa desde la perspectiva de la incompletitud, ya que reconocen y apuntan a una formación continua que contempla contextos y particularidades regionales, una necesidad permanente.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAMNão tive nenhuma dificuldade. Muito explicativo.A pesquisa iniciou de forma presencial e finalizou remotamente.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBarros, João Luiz da Costahttp://lattes.cnpq.br/6129130317451083Silva, Iolete Ribeiro da*Farias, Isabel Maria Sabino de*Moreira, Wagner Wey*Farias, Marnilde Silva dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/cv?id=8296375817062543https://orcid.org/0000-0003-0433-29532021-07-26T18:14:58Z2021-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFARIAS, Marnilde Silva de. Formação inicial de professores em Educação Física pelo PARFOR no Estado de Roraima: diálogo com egressos. 2021. 218 f. 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