Políticas de formação inicial de professores no CampusManaus Centro/IFAM (2009-2015): uma análise com a abordagem do Ciclo de Políticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salazar, Deuzilene Marques
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4519799169077909
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6105
Resumo: O estudo investiga apolítica de formação inicial dos cursos de licenciatura no Campus Manaus Centro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, no período de 2009 a 2015, numa abordagem do ciclo de políticas.Esse referencial abordaa política como texto e como discurso,desenvolvendoumaanálisedas relações entre as diferentes dimensões em queas políticas circulam e são interpretadase traduzidasimersas em relações de saber e poder. Ainda problematiza a interrelação dos contextos de influência, de definição do texto e da prática, as relações global/local, demonstrando que toda política está sujeita à interpretação e recriação mediante as negociações em torno dessas políticas nas arenas políticas. O estudo se propõe a:a) Identificar os discursos circulantes da institucionalidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a produçãodapolítica de formação de professores; b) Explicitar o processodas definiçõesda política de formação de professores no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM); c) Analisar as práticasdiscursivas da política deformação inicial de professores nos cursos de licenciatura no Campus Manaus Centro do IFAM.Ocorpusda pesquisa se constitui dedocumentos, entendendo-os como textos políticos que trazem indícios e vestígios sobre as tramas e os processos vividos registrados em determinado tempo e espaço de ação, atuação e interação dos sujeitos nas arenas políticas.Este corpuscorroborouna compreensão dosmovimentosdereinterpretações e traduções da políticadeformação inicial de professores e suas relações de aproximação, de distanciamento, de criação, de resistênciaede adaptação à política educacional.A análise do corpusfundamentouatesede que a política de formação inicial dos cursos de licenciatura do Campus Manaus Centro/IFAM se constitui pela fabricação de políticas formativas mediante a atuação de sujeitos como produtores de política,incorporadas por práticas imersas em relações de saber-poder, que, em articulação com as tecnologias políticas, visibilizam discursos da cultura empreendedora, da inclusão social, da pesquisa e da inovação.
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O estudo se propõe a:a) Identificar os discursos circulantes da institucionalidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a produçãodapolítica de formação de professores; b) Explicitar o processodas definiçõesda política de formação de professores no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM); c) Analisar as práticasdiscursivas da política deformação inicial de professores nos cursos de licenciatura no Campus Manaus Centro do IFAM.Ocorpusda pesquisa se constitui dedocumentos, entendendo-os como textos políticos que trazem indícios e vestígios sobre as tramas e os processos vividos registrados em determinado tempo e espaço de ação, atuação e interação dos sujeitos nas arenas políticas.Este corpuscorroborouna compreensão dosmovimentosdereinterpretações e traduções da políticadeformação inicial de professores e suas relações de aproximação, de distanciamento, de criação, de resistênciaede adaptação à política educacional.A análise do corpusfundamentouatesede que a política de formação inicial dos cursos de licenciatura do Campus Manaus Centro/IFAM se constitui pela fabricação de políticas formativas mediante a atuação de sujeitos como produtores de política,incorporadas por práticas imersas em relações de saber-poder, que, em articulação com as tecnologias políticas, visibilizam discursos da cultura empreendedora, da inclusão social, da pesquisa e da inovação.Thisstudy investigates the initialteachertraining policy of undergraduate courses at the Manaus Center Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology ofAmazonas, from 2009 to 2015, bya policy cycle approach. This framework deals with politics as a text and as a discourse, developing an analysis of the relations between the different dimensions in which the policies circulate and are interpreted and translated immersed in relations of knowledge and power. It also problematizes the interrelationship of contexts of influence, definition of text and practice, global/local relations, showing that all those politics are subject to interpretation and recreation through the negotiations around these policies in the political arenas. The study aims to: a) Identify the circulating discourses of the institutionality of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education and the production of the policy of teacher training; b) Explain the process of definitions of the teacher education policy within the framework of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM); c) Analyze the discursive practices of the policy of initial teacher training in undergraduate courses at Campus Manaus CenterofIFAM. The corpus of research is constituted of documents, understood as political texts that bring clues and traces about the plots and processes lived registered in a given time and placeof action, action and interaction of the subjects in the political arenas. This corpus corroborated the understanding of the reinterpretation movements and translations of the policy of initial teacher education and their relations of approximation, distance, creation, resistance and adaptation to educational policy. The analysis of the corpus based the thesis that the policy of initial training of undergraduate courses of IFAM Campus Manaus Center is constituted by the fabrication of teacher training policies through the performance of subjects as producers of politics, incorporated by practices immersed in knowledge andpower, which in articulation with political technologies, make visible the discourses of the entrepreneurial culture, social inclusion, research and innovationCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMourão, Arminda Rachel Botelhohttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379Garcia, Fabiane MaiaGarcia, Maria Manuela AlvesAzevedo, Rosa Oliveira MarinsSalazar, Deuzilene Marqueshttp://lattes.cnpq.br/45197991690779092018-01-25T13:41:23Z2017-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSALAZAR, Deuzilene Marques. Políticas de formação inicial de professores no CampusManaus Centro/IFAM (2009-2015): uma análise com a abordagem do Ciclo de Políticas. 2017. 278 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6105porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-01-26T05:03:31Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6105Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-01-26T05:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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