O processo cognitivo das emoções: perspectivas à formação contínua dos professores do bloco pedagógico da SEMED/Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thaiany Guedes da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1605473259537850
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7490
Resumo: A pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, vinculada à linha “Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos”, objetiva compreender como os conhecimentos sobre os processos cognitivos da emoção podem implicar nas mediações pedagógicas da formação contínua dos professores do Bloco Pedagógico Semed-Manaus. Orienta-se na perspectiva metódica da hermenêutica crítica, cunhada por Paul Ricoeur (1983, 1978, 1977), que auxiliou a construção e interpretação dos dados, tais como: pesquisa documental, observação de campo e entrevistas realizadas no contexto da formação contínua dos professores do Bloco Pedagógico da DDPM SEMED/Manaus. Fundamenta-se nos campos da Ciência Cognitiva e Neurociência Cognitiva, principalmente no trabalho de A. Damásio (1996, 2000, 2011, 2018). Desta pesquisa resulta a compreensão de que os processos cognitivos das emoções e sentimentos atuam mobilizando outros recursos cognitivos indispensáveis à aprendizagem, como atenção e memória. Diante do que propõe Damásio, estamos assumindo que a aprendizagem acontece como uma passagem da experiência à vivência mediada pela valência, ou seja, o valor do objeto da experiência para o sujeito que aprende. Verificamos que a formação de professores do Bloco Pedagógico possui inúmeras fragilidades e contrariedades entre os objetivos informados nos documentos e as práticas desenvolvidas junto aos professores. Concluímos que é mais profícua a mediação pedagógica que estrutura o conteúdo das formações de modo a permitir o diálogo e integração com as subjetividades individuais e sociais dos professores. O sujeito que trabalha deve ser ponto recursivo de diálogo sobre o trabalho docente. Entretanto, o trabalho indica que essa compreensão encontra obstáculos políticos e econômicos que se interpõem para legitimar e manter o padrão atual de desenvolvimento profissional dos docentes da rede pública municipal de educação.
id UFAM_700c696e3d393c2c6a58a49f698c4028
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7490
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O processo cognitivo das emoções: perspectivas à formação contínua dos professores do bloco pedagógico da SEMED/ManausEmoções e cogniçãoProfessores - FormaçãoSecretaria Municipal de Educação de ManausCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOProcesso cognitivo da emoçãoFormação contínua de professoresMediações pedagógicasA pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, vinculada à linha “Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos”, objetiva compreender como os conhecimentos sobre os processos cognitivos da emoção podem implicar nas mediações pedagógicas da formação contínua dos professores do Bloco Pedagógico Semed-Manaus. Orienta-se na perspectiva metódica da hermenêutica crítica, cunhada por Paul Ricoeur (1983, 1978, 1977), que auxiliou a construção e interpretação dos dados, tais como: pesquisa documental, observação de campo e entrevistas realizadas no contexto da formação contínua dos professores do Bloco Pedagógico da DDPM SEMED/Manaus. Fundamenta-se nos campos da Ciência Cognitiva e Neurociência Cognitiva, principalmente no trabalho de A. Damásio (1996, 2000, 2011, 2018). Desta pesquisa resulta a compreensão de que os processos cognitivos das emoções e sentimentos atuam mobilizando outros recursos cognitivos indispensáveis à aprendizagem, como atenção e memória. Diante do que propõe Damásio, estamos assumindo que a aprendizagem acontece como uma passagem da experiência à vivência mediada pela valência, ou seja, o valor do objeto da experiência para o sujeito que aprende. Verificamos que a formação de professores do Bloco Pedagógico possui inúmeras fragilidades e contrariedades entre os objetivos informados nos documentos e as práticas desenvolvidas junto aos professores. Concluímos que é mais profícua a mediação pedagógica que estrutura o conteúdo das formações de modo a permitir o diálogo e integração com as subjetividades individuais e sociais dos professores. O sujeito que trabalha deve ser ponto recursivo de diálogo sobre o trabalho docente. Entretanto, o trabalho indica que essa compreensão encontra obstáculos políticos e econômicos que se interpõem para legitimar e manter o padrão atual de desenvolvimento profissional dos docentes da rede pública municipal de educação.The research developed in the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Amazonas, linked to the "Educator's Training and Praxis Facing the Amazon Challenges" line, aims to understand how knowledge about the cognitive processes of emotion can pedagogical mediation of the continuous training of teachers of the Semed-Manaus Pedagogical Block. It is guided by the methodical perspective of critical hermeneutics, coined by Paul Ricoeur (1983, 1978, 1977), who assisted in the construction and interpretation of data, such as documentary research, field observation and interviews carried out in the context of continuing teacher education of the SEMED / Manaus DDPM Pedagogical Block. It is based in the fields of Cognitive Science and Cognitive Neuroscience, mainly in the work of A. Damásio (1996, 2000, 2011, 2018). From this research results the understanding that the cognitive processes of emotions and feelings act by mobilizing other cognitive resources indispensable to learning, such as attention and memory. Given what Damasio proposes, we are assuming that learning happens as a passage from experience to experience mediated by valence, that is, the value of the object of experience for the learner. We verified that the teacher training of the Pedagogical Block has numerous fragilities and contradictions between the objectives informed in the documents and the practices developed with the teachers. We conclude that it is more profitable to pedagogical mediations that structure the content of the formations in order to allow the dialogue and integration with the individual and social subjectivities of the teachers. The subject who works should be a recursive point of dialogue about the teaching work. However, the work indicates that this understanding encounters political and economic obstacles that intervene to legitimize and maintain the current pattern of professional development of teachers in the municipal public education network.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoGhedin, Evandrohttp://lattes.cnpq.br/5879015398476679Bissoli, Michelle de Freitashttp://lattes.cnpq.br/8731672923902328Silva, Iolete Ribeiro dahttp://lattes.cnpq.br/6024598140248335Fernandes, Wania Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/8182491076826479Silva, Thaiany Guedes dahttp://lattes.cnpq.br/16054732595378502019-11-11T18:33:31Z2019-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Thaiany Guedes da. O processo cognitivo das emoções: perspectivas à formação contínua dos professores do bloco pedagógico da SEMED/Manaus. 2019. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7490porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-01-07T05:03:22Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7490Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-01-07T05:03:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo cognitivo das emoções: perspectivas à formação contínua dos professores do bloco pedagógico da SEMED/Manaus
title O processo cognitivo das emoções: perspectivas à formação contínua dos professores do bloco pedagógico da SEMED/Manaus
spellingShingle O processo cognitivo das emoções: perspectivas à formação contínua dos professores do bloco pedagógico da SEMED/Manaus
Silva, Thaiany Guedes da
Emoções e cognição
Professores - Formação
Secretaria Municipal de Educação de Manaus
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Processo cognitivo da emoção
Formação contínua de professores
Mediações pedagógicas
title_short O processo cognitivo das emoções: perspectivas à formação contínua dos professores do bloco pedagógico da SEMED/Manaus
title_full O processo cognitivo das emoções: perspectivas à formação contínua dos professores do bloco pedagógico da SEMED/Manaus
title_fullStr O processo cognitivo das emoções: perspectivas à formação contínua dos professores do bloco pedagógico da SEMED/Manaus
title_full_unstemmed O processo cognitivo das emoções: perspectivas à formação contínua dos professores do bloco pedagógico da SEMED/Manaus
title_sort O processo cognitivo das emoções: perspectivas à formação contínua dos professores do bloco pedagógico da SEMED/Manaus
author Silva, Thaiany Guedes da
author_facet Silva, Thaiany Guedes da
http://lattes.cnpq.br/1605473259537850
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/1605473259537850
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ghedin, Evandro
http://lattes.cnpq.br/5879015398476679
Bissoli, Michelle de Freitas
http://lattes.cnpq.br/8731672923902328
Silva, Iolete Ribeiro da
http://lattes.cnpq.br/6024598140248335
Fernandes, Wania Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/8182491076826479
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thaiany Guedes da
http://lattes.cnpq.br/1605473259537850
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções e cognição
Professores - Formação
Secretaria Municipal de Educação de Manaus
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Processo cognitivo da emoção
Formação contínua de professores
Mediações pedagógicas
topic Emoções e cognição
Professores - Formação
Secretaria Municipal de Educação de Manaus
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Processo cognitivo da emoção
Formação contínua de professores
Mediações pedagógicas
description A pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, vinculada à linha “Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos”, objetiva compreender como os conhecimentos sobre os processos cognitivos da emoção podem implicar nas mediações pedagógicas da formação contínua dos professores do Bloco Pedagógico Semed-Manaus. Orienta-se na perspectiva metódica da hermenêutica crítica, cunhada por Paul Ricoeur (1983, 1978, 1977), que auxiliou a construção e interpretação dos dados, tais como: pesquisa documental, observação de campo e entrevistas realizadas no contexto da formação contínua dos professores do Bloco Pedagógico da DDPM SEMED/Manaus. Fundamenta-se nos campos da Ciência Cognitiva e Neurociência Cognitiva, principalmente no trabalho de A. Damásio (1996, 2000, 2011, 2018). Desta pesquisa resulta a compreensão de que os processos cognitivos das emoções e sentimentos atuam mobilizando outros recursos cognitivos indispensáveis à aprendizagem, como atenção e memória. Diante do que propõe Damásio, estamos assumindo que a aprendizagem acontece como uma passagem da experiência à vivência mediada pela valência, ou seja, o valor do objeto da experiência para o sujeito que aprende. Verificamos que a formação de professores do Bloco Pedagógico possui inúmeras fragilidades e contrariedades entre os objetivos informados nos documentos e as práticas desenvolvidas junto aos professores. Concluímos que é mais profícua a mediação pedagógica que estrutura o conteúdo das formações de modo a permitir o diálogo e integração com as subjetividades individuais e sociais dos professores. O sujeito que trabalha deve ser ponto recursivo de diálogo sobre o trabalho docente. Entretanto, o trabalho indica que essa compreensão encontra obstáculos políticos e econômicos que se interpõem para legitimar e manter o padrão atual de desenvolvimento profissional dos docentes da rede pública municipal de educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-11T18:33:31Z
2019-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Thaiany Guedes da. O processo cognitivo das emoções: perspectivas à formação contínua dos professores do bloco pedagógico da SEMED/Manaus. 2019. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7490
identifier_str_mv SILVA, Thaiany Guedes da. O processo cognitivo das emoções: perspectivas à formação contínua dos professores do bloco pedagógico da SEMED/Manaus. 2019. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732037307793408