Processos de formação e autoformação de professores(as) formadores(as) da Educação Infantil na SEMED/Manaus: vivências à luz da perspectiva histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luna, Rita Esther Ferreira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3807042671218885, https://orcid.org/0000-0001-9815-6027
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7827
Resumo: A tese intitulada “Processos de formação e autoformação de professores(as) formadores(as) da Educação Infantil na SEMED/Manaus: vivências à luz da perspectiva histórico-cultural”, inserida na Linha de Pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, preocupa-se em compreender as contribuições de uma proposta de formação continuada para os processos de formação e autoformação e de construção da identidade de professores(as) formadores(as) da Equipe Rede Colaborativa/Polo de Formação Continuada da Educação Infantil, que trabalham na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da SEMED/Manaus, por constituir-se nas inquietações e no lócus de trabalho da pesquisadora. A pesquisa assume a Teoria Histórico-Cultural como base conceitual e metodológica, a partir dos objetivos: (re)conhecer quem é o(a) professor(a) formador(a) lotado(a) na Equipe Rede Colaborativa de Formação Continuada/Polo – Educação Infantil, da DDPM/SEMED; identificar e analisar de que maneira se dá o processo formativo e autoformativo do(a) professor(a) formador(a) e como tal processo impacta na construção de sua identidade; entender como os(as) professores(as) formadores(as) se (re)conhecem no percurso da profissão e indicar possibilidades de caminhos que possam contribuir com os processos de formação e autoformação do(a) professor(a) formador(a). Realizamos, ao longo de 2018, uma pesquisa de campo com treze encontros com formação e seis conversas individuais com sete professores(as) formadores(as), sujeitos da pesquisa. Os dados produzidos foram registrados em caderno de pesquisa, fotografias e gravações em áudio, focalizando especialmente os textos orais e escritos enunciados nos encontros com e entre os sujeitos. A análise dos dados empíricos utilizou-se do método genético- causal desenvolvido por Vygotski, possibilitando-nos perceber que os processos de formação continuada do(a) professor(a) formador(a) podem colaborar para a tomada de consciência a respeito do ser professor(a) formador(a), da sua formação e autoformação, desde que, na centralidade desses processos, estejam as relações que se pautem a sua pessoa e a sua profissionalidade. Para isso, devem utilizar-se, de forma intencional e sistemática, de uma ação reflexiva e dialógica como elementos mediadores que, por meio de abstrações e generalizações, possam constituir-se em atividade mobilizadora de novas construções conceituais.
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A pesquisa assume a Teoria Histórico-Cultural como base conceitual e metodológica, a partir dos objetivos: (re)conhecer quem é o(a) professor(a) formador(a) lotado(a) na Equipe Rede Colaborativa de Formação Continuada/Polo – Educação Infantil, da DDPM/SEMED; identificar e analisar de que maneira se dá o processo formativo e autoformativo do(a) professor(a) formador(a) e como tal processo impacta na construção de sua identidade; entender como os(as) professores(as) formadores(as) se (re)conhecem no percurso da profissão e indicar possibilidades de caminhos que possam contribuir com os processos de formação e autoformação do(a) professor(a) formador(a). Realizamos, ao longo de 2018, uma pesquisa de campo com treze encontros com formação e seis conversas individuais com sete professores(as) formadores(as), sujeitos da pesquisa. Os dados produzidos foram registrados em caderno de pesquisa, fotografias e gravações em áudio, focalizando especialmente os textos orais e escritos enunciados nos encontros com e entre os sujeitos. A análise dos dados empíricos utilizou-se do método genético- causal desenvolvido por Vygotski, possibilitando-nos perceber que os processos de formação continuada do(a) professor(a) formador(a) podem colaborar para a tomada de consciência a respeito do ser professor(a) formador(a), da sua formação e autoformação, desde que, na centralidade desses processos, estejam as relações que se pautem a sua pessoa e a sua profissionalidade. Para isso, devem utilizar-se, de forma intencional e sistemática, de uma ação reflexiva e dialógica como elementos mediadores que, por meio de abstrações e generalizações, possam constituir-se em atividade mobilizadora de novas construções conceituais.The thesis entitled “Training and self-training processes for teacher education in early Childhood Education at SEMED / Manaus: experiences in the light of the historicalcultural perspective”, inserted in the Educator Education and Training Line Facing the Amazon Challenges of The Graduate Program in Education at the Federal University of Amazonas is concerned with understanding the contributions of a proposal for continuing education to the training and self-training processes and building the identity of the teachers who form the Collaboration Network Team / Pole Continuing Education for Beginners. Child Education, where they work in the Division of Professional Development of Teaching (DDPM), from SEMED / Manaus, because it constitutes the researcher’s concerns and locus of work. The research takes the Historical-Cultural Theory as a conceptual and methodological basis, based on the objectives: to recognize who is the teacher of the Collaborative Network Team of Continuing Education / Polo - Child Education, of DDPM / SEMED/Manaus; identify and analyze how the teacher formative and selfformative process occurs and how this process affects the construction of his/her identity; understand how teacher educators recognize themselves in the course of the profession and indicate possibilities of paths that can contribute to the training and self-training processes of teacher educators. Throughout 2018, we held thirteen research meetings with training and six individual conversations with seven teacher educators, subjects of the research. The data produced were recorded in a research notebook, photographs and audio recordings, focusing especially on the oral and written texts enunciated in the meetings with and among the subjects. The analysis of the empirical data used the genetic-causal method developed by Vygotski, allowing us to realize that the continuing education processes of the teacher educator can collaborate for the awareness of being teacher educator, his/her training and self-training, provided that, in the centrality of these processes, there are the relationships that are based on your person and your professionalism. For that, they must use, in an intentional and systematic way, a reflexive and dialogic action as mediating elements that, through abstractions and generalizations, can constitute an activity that mobilizes new conceptual constructions.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBissoli, Michelle de Freitashttp://lattes.cnpq.br/8731672923902328Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simõeshttp://lattes.cnpq.br/9600062169250020Costa, Sinara Almeida dahttp://lattes.cnpq.br/4985156340614183Silva, Camila Ferreira daLuna, Rita Esther Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/3807042671218885https://orcid.org/0000-0001-9815-60272020-07-07T19:48:19Z2999-12-312020-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLUNA, Rita Esther Ferreira de. Processos de formação e autoformação de professores(as) formadores(as) da Educação Infantil na SEMED/Manaus: vivências à luz da perspectiva histórico-cultural. 2020. 225 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7827porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-10-31T05:03:41Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7827Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-10-31T05:03:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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