Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Priscilla Batista do
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6472997937784460, https://orcid.org/0000-0002-1487-111X
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6837
Resumo: Vários alunos iniciantes em cursos de engenharia e ciências exatas apresentam dificuldades de aprendizagem nas disciplinas introdutórias de programação, onde iniciam o desenvolvimento do raciocínio lógico e sistemático e tem o primeiro contato com uma linguagem de programação. Nesse contexto, muitas dúvidas podem surgir ao longo do processo de ensino e aprendizagem e, se não houver ações pedagógicas adequadas para apoiar os alunos, alguns podem se sentir desestimulados, sem ânimo e, consequentemente, podem abandonar o curso, contribuindo assim, para o alto índice de desistência e reprovação dos cursos de ciências exatas que possui essas disciplinas em sua grade. Com isso, professores devem procurar abordagens pedagógicas para auxiliar esses alunos com dificuldades de aprendizagem. Diante desse cenário, este trabalho apresenta um sistema para Recomendação de Ações Pedagógicas para o ensino de disciplinas introdutórias de programação, e que emprega a técnica de Raciocínio Baseado em Casos (RBC) para sugerir uma ação pedagógica, a partir de um problema de aprendizagem do aluno. Para isso, é explorada uma base de casos com soluções de problemas de aprendizagem empregadas no passado. O sistema utiliza atributos específicos que constituem o caso e esses compõem o problema de aprendizagem do aluno no contexto do ensino de programação. Também é utilizado o estilo de aprendizagem do aluno como um dos atributos para a formação do caso, com o intuito de fornecer uma ação pedagógica personalizada para o aluno. O sistema foi avaliado por professores e alunos e os resultados dos ensaios experimentais indicam que a recomendação personalizada de ação pedagógica por meio de um sistema RBC mostra-se uma ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem promissora quando empregada em um ambiente educacional.
id UFAM_7126585f73fca0bf200176c947339f56
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6837
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casosPedagogical action recommendation in teaching introductory programming by case based reasoningRaciocínio Baseado em CasosAção PedagógicaPersonalização do EnsinoIntrodução à ProgramaçãoCase Based ReasoningPedagogic ActionPersonalization of EducationIntroductory ProgrammingCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRAVários alunos iniciantes em cursos de engenharia e ciências exatas apresentam dificuldades de aprendizagem nas disciplinas introdutórias de programação, onde iniciam o desenvolvimento do raciocínio lógico e sistemático e tem o primeiro contato com uma linguagem de programação. Nesse contexto, muitas dúvidas podem surgir ao longo do processo de ensino e aprendizagem e, se não houver ações pedagógicas adequadas para apoiar os alunos, alguns podem se sentir desestimulados, sem ânimo e, consequentemente, podem abandonar o curso, contribuindo assim, para o alto índice de desistência e reprovação dos cursos de ciências exatas que possui essas disciplinas em sua grade. Com isso, professores devem procurar abordagens pedagógicas para auxiliar esses alunos com dificuldades de aprendizagem. Diante desse cenário, este trabalho apresenta um sistema para Recomendação de Ações Pedagógicas para o ensino de disciplinas introdutórias de programação, e que emprega a técnica de Raciocínio Baseado em Casos (RBC) para sugerir uma ação pedagógica, a partir de um problema de aprendizagem do aluno. Para isso, é explorada uma base de casos com soluções de problemas de aprendizagem empregadas no passado. O sistema utiliza atributos específicos que constituem o caso e esses compõem o problema de aprendizagem do aluno no contexto do ensino de programação. Também é utilizado o estilo de aprendizagem do aluno como um dos atributos para a formação do caso, com o intuito de fornecer uma ação pedagógica personalizada para o aluno. O sistema foi avaliado por professores e alunos e os resultados dos ensaios experimentais indicam que a recomendação personalizada de ação pedagógica por meio de um sistema RBC mostra-se uma ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem promissora quando empregada em um ambiente educacional.Several students who are new to engineering and science courses have learning difficulties in the introductory programming disciplines, where they begin to develop logical and systematic reasoning and have the first contact with a programming language. In this context, many doubts may arise throughout the teaching and learning process, and if there are no adequate pedagogical actions to support students, some may feel discouraged and therefore may drop out. Thus, contributing to the index of withdrawal and failure of the courses of exact sciences that has in its grid these disciplines. With this, teachers should seek pedagogical approaches to assist these students with learning difficulties. Given this scenario, this work presents a system for the Recommendation of Pedagogical Actions for the teaching of introductory programming disciplines, and employs the Case Based Reasoning (CBR) technique to suggest a pedagogical action, based on a learning problem of the student. To this end, a case base with solutions to learning problems used in the past is explored. The system uses specific attributes that constitute the case, these make up the problem of student learning in the context of programming teaching. The student's learning style is also used as one of the attributes for the formation of the case, in order to provide a personalized pedagogical action for the student. Teachers and students evaluated the system and the results of the experimental tests indicate that the personalized recommendation of pedagogical action through a CBR system is a tool to support promising teaching and learning when employed in an educational environment.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de ComputaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em InformáticaOliveira, Elaine Harada Teixeira dehttp://lattes.cnpq.br/6553721651836761Castro Junior, Alberto Nogueira dehttp://lattes.cnpq.br/5919189481858271Silva, Kátia Cilene Neles daNascimento, Priscilla Batista dohttp://lattes.cnpq.br/6472997937784460https://orcid.org/0000-0002-1487-111X2019-01-09T20:28:00Z2018-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Priscilla Batista do. Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6837porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-01-10T05:03:27Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6837Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-01-10T05:03:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos
Pedagogical action recommendation in teaching introductory programming by case based reasoning
title Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos
spellingShingle Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos
Nascimento, Priscilla Batista do
Raciocínio Baseado em Casos
Ação Pedagógica
Personalização do Ensino
Introdução à Programação
Case Based Reasoning
Pedagogic Action
Personalization of Education
Introductory Programming
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos
title_full Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos
title_fullStr Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos
title_full_unstemmed Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos
title_sort Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos
author Nascimento, Priscilla Batista do
author_facet Nascimento, Priscilla Batista do
http://lattes.cnpq.br/6472997937784460
https://orcid.org/0000-0002-1487-111X
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/6472997937784460
https://orcid.org/0000-0002-1487-111X
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Elaine Harada Teixeira de
http://lattes.cnpq.br/6553721651836761
Castro Junior, Alberto Nogueira de
http://lattes.cnpq.br/5919189481858271
Silva, Kátia Cilene Neles da
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Priscilla Batista do
http://lattes.cnpq.br/6472997937784460
https://orcid.org/0000-0002-1487-111X
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio Baseado em Casos
Ação Pedagógica
Personalização do Ensino
Introdução à Programação
Case Based Reasoning
Pedagogic Action
Personalization of Education
Introductory Programming
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
topic Raciocínio Baseado em Casos
Ação Pedagógica
Personalização do Ensino
Introdução à Programação
Case Based Reasoning
Pedagogic Action
Personalization of Education
Introductory Programming
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
description Vários alunos iniciantes em cursos de engenharia e ciências exatas apresentam dificuldades de aprendizagem nas disciplinas introdutórias de programação, onde iniciam o desenvolvimento do raciocínio lógico e sistemático e tem o primeiro contato com uma linguagem de programação. Nesse contexto, muitas dúvidas podem surgir ao longo do processo de ensino e aprendizagem e, se não houver ações pedagógicas adequadas para apoiar os alunos, alguns podem se sentir desestimulados, sem ânimo e, consequentemente, podem abandonar o curso, contribuindo assim, para o alto índice de desistência e reprovação dos cursos de ciências exatas que possui essas disciplinas em sua grade. Com isso, professores devem procurar abordagens pedagógicas para auxiliar esses alunos com dificuldades de aprendizagem. Diante desse cenário, este trabalho apresenta um sistema para Recomendação de Ações Pedagógicas para o ensino de disciplinas introdutórias de programação, e que emprega a técnica de Raciocínio Baseado em Casos (RBC) para sugerir uma ação pedagógica, a partir de um problema de aprendizagem do aluno. Para isso, é explorada uma base de casos com soluções de problemas de aprendizagem empregadas no passado. O sistema utiliza atributos específicos que constituem o caso e esses compõem o problema de aprendizagem do aluno no contexto do ensino de programação. Também é utilizado o estilo de aprendizagem do aluno como um dos atributos para a formação do caso, com o intuito de fornecer uma ação pedagógica personalizada para o aluno. O sistema foi avaliado por professores e alunos e os resultados dos ensaios experimentais indicam que a recomendação personalizada de ação pedagógica por meio de um sistema RBC mostra-se uma ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem promissora quando empregada em um ambiente educacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-06
2019-01-09T20:28:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Priscilla Batista do. Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6837
identifier_str_mv NASCIMENTO, Priscilla Batista do. Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732031546916864