Promoção da aprendizagem significativa de conceitos químicos para alunos em progressão parcial utilizando um AVA como ferramenta de apoio pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mário Cabral dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3051775397859368
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7035
Resumo: Apresentando-se como ferramentas pedagógicas auxiliares, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) somam-se às salas de aulas físicas, sendo utilizadas como suporte ao ensino, como troca de informações e experiências, bem como, sendo subsídio à construção do conhecimento formal. Sendo assim, os AVA, vêm sendo amplamente utilizados para o fortalecimento desse conhecimento formal, ao mesmo tempo em que, os conteúdos nele apresentados (situações do dia a dia, experiências vicárias, entre outros) possam ter significado no cotidiano do aluno, contribuindo assim, para a formação cidadã de cada um. Pautados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96, que trata do regime de progressão parcial, iremos ao longo desse trabalho, avaliar, de forma quali-quantitativa, como a utilização de um AVA pode ser uma ferramenta de apoio educacional positiva, pautados ainda, na teoria da aprendizagem significativa. Espera-se que esse estudo possa responder o seguinte questionamento: “O Ambiente Virtual de Aprendizagem é eficaz como ferramenta de apoio educacional para uma aprendizagem significativa com alunos em progressão parcial do 1º ano do ensino médio noturno na disciplina Química”? Essa pesquisa, em linhas gerais, foi dividida em três momentos distintos e sequenciais. No primeiro momento foi aplicado um questionário diagnóstico inicial, questionário esse que serviu para identificar algumas das questões sociais do grupo pesquisado, bem como, identificar as possíveis causas de sua progressão parcial. No segundo momento os alunos pesquisados exploram a sala virtual, se apropriam do material nela existente, que foi disponibilizado em diversos formatos (vídeo, texto, charge). O terceiro momento, contou com um encontro presencial, onde os alunos pesquisados responderam um questionário final, onde foi possível verificar se houve uma significação no que foi discutido no âmbito da Química com a vida desse aluno. Diante dos resultados obtidos, foi possível inferir que existem vantagens quanto a utilização do AVA, vantagens como o envolvimento dos alunos pesquisados, melhoria na aprendizagem e significação nos conceitos químicos estabelecidos, trazendo assim ganhos significativos tanto para a ciência, quanto para a educação. Sendo assim, esta pesquisa deixa uma possibilidade para novas pesquisas, onde outras disciplinas e modalidades de ensino possam lançar mão do AVA para um melhor desempenho na prática docente e no processo ensino e aprendizagem.
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spelling Promoção da aprendizagem significativa de conceitos químicos para alunos em progressão parcial utilizando um AVA como ferramenta de apoio pedagógicoPromotion of the significative learning about chemistry concepts for students in partial progression using a virtual learning environments (VLE) as an educational support toolEnsino de químicaProgressão parcialTecnologias para a educaçãoAmbiente virtual de aprendizagemTeaching chemistryPartial progressionTechnologies for educationVirtual learning environmentCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEMApresentando-se como ferramentas pedagógicas auxiliares, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) somam-se às salas de aulas físicas, sendo utilizadas como suporte ao ensino, como troca de informações e experiências, bem como, sendo subsídio à construção do conhecimento formal. Sendo assim, os AVA, vêm sendo amplamente utilizados para o fortalecimento desse conhecimento formal, ao mesmo tempo em que, os conteúdos nele apresentados (situações do dia a dia, experiências vicárias, entre outros) possam ter significado no cotidiano do aluno, contribuindo assim, para a formação cidadã de cada um. Pautados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96, que trata do regime de progressão parcial, iremos ao longo desse trabalho, avaliar, de forma quali-quantitativa, como a utilização de um AVA pode ser uma ferramenta de apoio educacional positiva, pautados ainda, na teoria da aprendizagem significativa. Espera-se que esse estudo possa responder o seguinte questionamento: “O Ambiente Virtual de Aprendizagem é eficaz como ferramenta de apoio educacional para uma aprendizagem significativa com alunos em progressão parcial do 1º ano do ensino médio noturno na disciplina Química”? Essa pesquisa, em linhas gerais, foi dividida em três momentos distintos e sequenciais. No primeiro momento foi aplicado um questionário diagnóstico inicial, questionário esse que serviu para identificar algumas das questões sociais do grupo pesquisado, bem como, identificar as possíveis causas de sua progressão parcial. No segundo momento os alunos pesquisados exploram a sala virtual, se apropriam do material nela existente, que foi disponibilizado em diversos formatos (vídeo, texto, charge). O terceiro momento, contou com um encontro presencial, onde os alunos pesquisados responderam um questionário final, onde foi possível verificar se houve uma significação no que foi discutido no âmbito da Química com a vida desse aluno. Diante dos resultados obtidos, foi possível inferir que existem vantagens quanto a utilização do AVA, vantagens como o envolvimento dos alunos pesquisados, melhoria na aprendizagem e significação nos conceitos químicos estabelecidos, trazendo assim ganhos significativos tanto para a ciência, quanto para a educação. Sendo assim, esta pesquisa deixa uma possibilidade para novas pesquisas, onde outras disciplinas e modalidades de ensino possam lançar mão do AVA para um melhor desempenho na prática docente e no processo ensino e aprendizagem.Introducing themselves as auxiliary pedagogical tools, Virtual Learning Environments (VLE) are added to the physical classrooms, being used as support for teaching, as an exchange of information and experiences, as well as being an aid to the construction of formal knowledge. Therefore, the VLEs have been widely used to strengthen this formal knowledge, while at the same time, the contents presented in it (everyday situations, vicarious experiences, among others) can have meaning in the student's daily life, contributing in this way, for the citizenship formation of each one. Guided by the National Education Guidelines and Bases Law - Law 9394/96, which deals with the partial progression regime, we will, throughout this work, evaluate qualitative and quantitatively how the use of a VLE can be a positive support tool educational, still based on the theory of meaningful learning. It is hoped that this study may answer the following question: "Is the Virtual Learning Environment effective as an educational support tool for meaningful learning with students in partial progression of the 1st year of high school in chemistry?" This research, in general, was divided into three distinct and sequential moments. At the first moment, an initial diagnostic questionnaire was applied, a questionnaire that served to identify some of the social issues of the group studied, as well as to identify the possible causes of its partial progression. At a second moment, the researched students explore the virtual room, appropriated the material in it, which was made available in several formats (video, text, charge). The third moment, it had a face-to-face meeting, where the students surveyed answered a final questionnaire, where it was possible to verify if there was a meaning in what was discussed in the scope of chemistry with that student's life. The results obtained, it was possible to infer that there are advantages in the use of VLE, advantages such as the involvement of the students studied, improvement in learning and signification in the established chemical concepts, thus bringing significant gains for both science and education. Therefore, this research leaves a possibility for new research, where other disciplines and teaching modalities can use VLE for better performance in teaching practice and in the teaching and learning process.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaMagalhães Netto, José Francisco dehttp://lattes.cnpq.br/3958238119785924Bentes, Karime Rita de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3565618106744402Pio, José Luiz de Souzahttp://lattes.cnpq.br/1014904168887285Santos, Mário Cabral doshttp://lattes.cnpq.br/30517753978593682019-03-20T13:49:24Z2018-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Mário Cabral dos. Promoção da aprendizagem significativa de conceitos químicos para alunos em progressão parcial utilizando um AVA como ferramenta de apoio pedagógico. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7035porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-03-21T05:03:54Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7035Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-03-21T05:03:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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