Emenda Constitucional 95/2016: instrumento de retomada da desvinculação das receitas da União sobre a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Darlyng Maria Gomes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4688611171548316, https://orcid.org/0000-0003-2521-5174
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7376
Resumo: A dissertação aborda a implementação da Emenda Constitucional (EC) 95, de 15 de dezembro de 2016, que alterou o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, instituindo o Novo Regime Fiscal. Trata da intervenção do Governo do Federal, por meio da EC 95/2016, no financiamento da Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) sob a responsabilidade da União. A pesquisa – de natureza teórico-documental – tem por objetivo desvelar as imposições da EC 95/ 2016 para a política de financiamento da Manutenção e Desenvolvimento do Ensino da União. A análise da materialidade histórica, que propiciou a aprovação da EC 95/2016, revelou a atenção máxima do governo para a manutenção da economia política mediante a legislação, em atendimento aos interesses de uma fração da sociedade brasileira alinhada às imposições de instituições internacionais, principalmente, no contexto de crise e de intensificação neoliberal. A investigação da relação entre o financiamento da educação brasileira e a EC 95/2016 demonstrou que, essa correlação é divergente, ao entrar em contradição com as políticas de financiamento da educação impressas na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e na Lei do Plano Nacional de Educação. As contradições revelam que a EC 95/2016 é um retrocesso legal para a política de financiamento da educação, ao desvincular os recursos da União, definidos legalmente, para a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino e ao retroagir conquistas financeiras para a área. Nesse sentido, a síntese é que a Emenda 95/2016, além de ter sido uma ofensiva, trata-se da retomada de projeto de uma fração da sociedade brasileira, alinhada aos interesses do capital internacional. Nesse contexto, revela-se que, nesse projeto de sociedade, o financiamento da educação pública não é uma prioridade do Estado brasileiro.
id UFAM_759b33ee75d122c505213091288cd0f7
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7376
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Emenda Constitucional 95/2016: instrumento de retomada da desvinculação das receitas da União sobre a Manutenção e Desenvolvimento do EnsinoConstitutional Amendment 95/2016: resumption instrument for unleashing Union revenue on the Maintenance and Development of EducationDireito constitucional - Emendas - EducaçãoEducação - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei do Plano Nacional de EducaçãoSubsídios governamentais - EducaçãoCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEmenda Constitucional 95/2016Financiamento da educaçãoDesvinculaçãoManutenção e Desenvolvimento do EnsinoA dissertação aborda a implementação da Emenda Constitucional (EC) 95, de 15 de dezembro de 2016, que alterou o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, instituindo o Novo Regime Fiscal. Trata da intervenção do Governo do Federal, por meio da EC 95/2016, no financiamento da Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) sob a responsabilidade da União. A pesquisa – de natureza teórico-documental – tem por objetivo desvelar as imposições da EC 95/ 2016 para a política de financiamento da Manutenção e Desenvolvimento do Ensino da União. A análise da materialidade histórica, que propiciou a aprovação da EC 95/2016, revelou a atenção máxima do governo para a manutenção da economia política mediante a legislação, em atendimento aos interesses de uma fração da sociedade brasileira alinhada às imposições de instituições internacionais, principalmente, no contexto de crise e de intensificação neoliberal. A investigação da relação entre o financiamento da educação brasileira e a EC 95/2016 demonstrou que, essa correlação é divergente, ao entrar em contradição com as políticas de financiamento da educação impressas na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e na Lei do Plano Nacional de Educação. As contradições revelam que a EC 95/2016 é um retrocesso legal para a política de financiamento da educação, ao desvincular os recursos da União, definidos legalmente, para a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino e ao retroagir conquistas financeiras para a área. Nesse sentido, a síntese é que a Emenda 95/2016, além de ter sido uma ofensiva, trata-se da retomada de projeto de uma fração da sociedade brasileira, alinhada aos interesses do capital internacional. Nesse contexto, revela-se que, nesse projeto de sociedade, o financiamento da educação pública não é uma prioridade do Estado brasileiro.The dissertation approaches the implementation of Constitutional Amendment (CA) 95, of December 15, 2016, which amended the Transitional Constitutional Provisions Act, establishing the New Fiscal Regime. It deals with the Federal Government's intervention, through CA 95/2016, in the financing of Education Maintenance and Development (EMD) under the responsibility of the Union. The research - theoretical and documentary - aims to unveil the requirements of CA 95/2016 for the funding policy of the Maintenance and Development of Union Education. The analysis of the historical materiality, which led to the approbation of CA 95/2016, revealed the maximum attention of the government to the maintenance of the political economy through the legislation, in compliance with the interests of a fraction of Brazilian society aligned with the impositions of international institutions, principally in the context of crisis and neoliberal intensification. The Investigation of the relationship between the financing of Brazilian education and CA 95/2016 has shown that this correlation is divergent, in contradiction with the education financing policies printed in the Federal Constitution, the Law of Guidelines and Bases for National Education and in the National Education Plan Act. The contradictions reveal that CA 95/2016 is a legal setback for education financing policy by unlink the Union's legally defined resources for the Maintenance and Development of Education and by retroacting financial achievements for the area. In this sense, the synthesis is that the 95/2016 Amendment, besides being an offensive, is the resumption of the project of a fraction of Brazilian society, aligned with the interests of international capital. In this context, it is revealed that, in this society project, the financing of public education is not a priority of the Brazilian state.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoNogueira, Silvia Cristina Condehttp://lattes.cnpq.br/2597065203873535Mourão, Arminda Rachel Botelhohttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379Camargo, Rubens Barbosa dehttp://lattes.cnpq.br/0406496907482429Tavares, Darlyng Maria Gomeshttp://lattes.cnpq.br/4688611171548316https://orcid.org/0000-0003-2521-51742019-09-19T20:51:48Z2019-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTAVARES, Darlyng Maria Gomes. Emenda Constitucional 95/2016: instrumento de retomada da desvinculação das receitas da União sobre a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7376porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-10-27T05:03:31Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7376Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-10-27T05:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Emenda Constitucional 95/2016: instrumento de retomada da desvinculação das receitas da União sobre a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino
Constitutional Amendment 95/2016: resumption instrument for unleashing Union revenue on the Maintenance and Development of Education
title Emenda Constitucional 95/2016: instrumento de retomada da desvinculação das receitas da União sobre a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino
spellingShingle Emenda Constitucional 95/2016: instrumento de retomada da desvinculação das receitas da União sobre a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino
Tavares, Darlyng Maria Gomes
Direito constitucional - Emendas - Educação
Educação - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei do Plano Nacional de Educação
Subsídios governamentais - Educação
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Emenda Constitucional 95/2016
Financiamento da educação
Desvinculação
Manutenção e Desenvolvimento do Ensino
title_short Emenda Constitucional 95/2016: instrumento de retomada da desvinculação das receitas da União sobre a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino
title_full Emenda Constitucional 95/2016: instrumento de retomada da desvinculação das receitas da União sobre a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino
title_fullStr Emenda Constitucional 95/2016: instrumento de retomada da desvinculação das receitas da União sobre a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino
title_full_unstemmed Emenda Constitucional 95/2016: instrumento de retomada da desvinculação das receitas da União sobre a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino
title_sort Emenda Constitucional 95/2016: instrumento de retomada da desvinculação das receitas da União sobre a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino
author Tavares, Darlyng Maria Gomes
author_facet Tavares, Darlyng Maria Gomes
http://lattes.cnpq.br/4688611171548316
https://orcid.org/0000-0003-2521-5174
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/4688611171548316
https://orcid.org/0000-0003-2521-5174
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Silvia Cristina Conde
http://lattes.cnpq.br/2597065203873535
Mourão, Arminda Rachel Botelho
http://lattes.cnpq.br/3864748731992379
Camargo, Rubens Barbosa de
http://lattes.cnpq.br/0406496907482429
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Darlyng Maria Gomes
http://lattes.cnpq.br/4688611171548316
https://orcid.org/0000-0003-2521-5174
dc.subject.por.fl_str_mv Direito constitucional - Emendas - Educação
Educação - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei do Plano Nacional de Educação
Subsídios governamentais - Educação
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Emenda Constitucional 95/2016
Financiamento da educação
Desvinculação
Manutenção e Desenvolvimento do Ensino
topic Direito constitucional - Emendas - Educação
Educação - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei do Plano Nacional de Educação
Subsídios governamentais - Educação
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Emenda Constitucional 95/2016
Financiamento da educação
Desvinculação
Manutenção e Desenvolvimento do Ensino
description A dissertação aborda a implementação da Emenda Constitucional (EC) 95, de 15 de dezembro de 2016, que alterou o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, instituindo o Novo Regime Fiscal. Trata da intervenção do Governo do Federal, por meio da EC 95/2016, no financiamento da Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) sob a responsabilidade da União. A pesquisa – de natureza teórico-documental – tem por objetivo desvelar as imposições da EC 95/ 2016 para a política de financiamento da Manutenção e Desenvolvimento do Ensino da União. A análise da materialidade histórica, que propiciou a aprovação da EC 95/2016, revelou a atenção máxima do governo para a manutenção da economia política mediante a legislação, em atendimento aos interesses de uma fração da sociedade brasileira alinhada às imposições de instituições internacionais, principalmente, no contexto de crise e de intensificação neoliberal. A investigação da relação entre o financiamento da educação brasileira e a EC 95/2016 demonstrou que, essa correlação é divergente, ao entrar em contradição com as políticas de financiamento da educação impressas na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e na Lei do Plano Nacional de Educação. As contradições revelam que a EC 95/2016 é um retrocesso legal para a política de financiamento da educação, ao desvincular os recursos da União, definidos legalmente, para a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino e ao retroagir conquistas financeiras para a área. Nesse sentido, a síntese é que a Emenda 95/2016, além de ter sido uma ofensiva, trata-se da retomada de projeto de uma fração da sociedade brasileira, alinhada aos interesses do capital internacional. Nesse contexto, revela-se que, nesse projeto de sociedade, o financiamento da educação pública não é uma prioridade do Estado brasileiro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-19T20:51:48Z
2019-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TAVARES, Darlyng Maria Gomes. Emenda Constitucional 95/2016: instrumento de retomada da desvinculação das receitas da União sobre a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7376
identifier_str_mv TAVARES, Darlyng Maria Gomes. Emenda Constitucional 95/2016: instrumento de retomada da desvinculação das receitas da União sobre a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732035531505664