O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Marcicley Rego
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5968187591315796
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7467
Resumo: Os indicadores de desempenho da população brasileira em leitura são preocupantes, o que compromete consideravelmente o processo de formação desde a educação infantil até aos estudos de nível superior. Nesse trabalho fazemos uma revisão de literatura, sobre os fundamentos da Realidade Aumentada (RA) e como esta pode influenciar na melhora do processo de letramento e alfabetização por meio de recursos visuais, focando na aplicação da RA como estratégia didática para potencializar e motivar a leitura. Na sequencia, discutimos a integração da RA nos processos de iniciação a leitura indagando se esta pode proporcionar aos leitores uma experiência de imersão na leitura, onde, os recursos da RA, dão vida aos recursos visuais como grafismo, ilustrações, animações, etc., enriquecendo a experiência física, tátil e sinestésica. Criando uma nova perspectiva de interação com o livro como objeto físico e digital capaz de melhorar a fluência da leitura e auxiliar na melhora dos índices de compreensão leitora e na aquisição de conhecimento.
id UFAM_77c4eb89cc9115ddc3f017928b1687da
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7467
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetizaçãoRealidade aumentadaAlfabetizaçãoAlfabetização visualOUTROSDesign editorialRealidade aumentadaInovaçãoRecursos didáticos interativosOs indicadores de desempenho da população brasileira em leitura são preocupantes, o que compromete consideravelmente o processo de formação desde a educação infantil até aos estudos de nível superior. Nesse trabalho fazemos uma revisão de literatura, sobre os fundamentos da Realidade Aumentada (RA) e como esta pode influenciar na melhora do processo de letramento e alfabetização por meio de recursos visuais, focando na aplicação da RA como estratégia didática para potencializar e motivar a leitura. Na sequencia, discutimos a integração da RA nos processos de iniciação a leitura indagando se esta pode proporcionar aos leitores uma experiência de imersão na leitura, onde, os recursos da RA, dão vida aos recursos visuais como grafismo, ilustrações, animações, etc., enriquecendo a experiência física, tátil e sinestésica. Criando uma nova perspectiva de interação com o livro como objeto físico e digital capaz de melhorar a fluência da leitura e auxiliar na melhora dos índices de compreensão leitora e na aquisição de conhecimento.The indicators of performance of the Brazilian population in reading are worrisome, which considerably compromises the process of formation from the infantile education to the studies of superior level. In this work, we review the literature on the foundations of the Augmented Reality (AR) and how it can influence the improvement of the literacy and literacy process through visual resources, focusing on the application of AR as a didactic strategy to enhance and motivate reading. In the sequel, we discuss the integration of AR in the processes of initiation and reading by asking whether it can provide readers with a reading immersion experience, where AR resources bring visual resources such as graphics, illustrations, animations, etc., enriching the physical, tactile and synesthetic experience. Creating a new perspective of interaction with the book as a physical and digital object capable of improving reading fluency and helping to improve reading comprehension indexes and knowledge acquisition.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-Graduação em DesignSilva, Jackson Colares dahttp://lattes.cnpq.br/2892628810743886Castro, Daniel Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/6171009772728593Raposo, Marcicley Regohttp://lattes.cnpq.br/59681875913157962019-11-05T15:29:00Z2019-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAPOSO, Marcicley Rego. O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização. 2019. 55 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7467porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-10-27T05:03:34Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7467Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-10-27T05:03:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização
title O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização
spellingShingle O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização
Raposo, Marcicley Rego
Realidade aumentada
Alfabetização
Alfabetização visual
OUTROS
Design editorial
Realidade aumentada
Inovação
Recursos didáticos interativos
title_short O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização
title_full O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização
title_fullStr O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização
title_full_unstemmed O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização
title_sort O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização
author Raposo, Marcicley Rego
author_facet Raposo, Marcicley Rego
http://lattes.cnpq.br/5968187591315796
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5968187591315796
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Jackson Colares da
http://lattes.cnpq.br/2892628810743886
Castro, Daniel Ferreira de
http://lattes.cnpq.br/6171009772728593
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Marcicley Rego
http://lattes.cnpq.br/5968187591315796
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade aumentada
Alfabetização
Alfabetização visual
OUTROS
Design editorial
Realidade aumentada
Inovação
Recursos didáticos interativos
topic Realidade aumentada
Alfabetização
Alfabetização visual
OUTROS
Design editorial
Realidade aumentada
Inovação
Recursos didáticos interativos
description Os indicadores de desempenho da população brasileira em leitura são preocupantes, o que compromete consideravelmente o processo de formação desde a educação infantil até aos estudos de nível superior. Nesse trabalho fazemos uma revisão de literatura, sobre os fundamentos da Realidade Aumentada (RA) e como esta pode influenciar na melhora do processo de letramento e alfabetização por meio de recursos visuais, focando na aplicação da RA como estratégia didática para potencializar e motivar a leitura. Na sequencia, discutimos a integração da RA nos processos de iniciação a leitura indagando se esta pode proporcionar aos leitores uma experiência de imersão na leitura, onde, os recursos da RA, dão vida aos recursos visuais como grafismo, ilustrações, animações, etc., enriquecendo a experiência física, tátil e sinestésica. Criando uma nova perspectiva de interação com o livro como objeto físico e digital capaz de melhorar a fluência da leitura e auxiliar na melhora dos índices de compreensão leitora e na aquisição de conhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-05T15:29:00Z
2019-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAPOSO, Marcicley Rego. O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização. 2019. 55 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7467
identifier_str_mv RAPOSO, Marcicley Rego. O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização. 2019. 55 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-Graduação em Design
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-Graduação em Design
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732037115904000