O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7467 |
Resumo: | Os indicadores de desempenho da população brasileira em leitura são preocupantes, o que compromete consideravelmente o processo de formação desde a educação infantil até aos estudos de nível superior. Nesse trabalho fazemos uma revisão de literatura, sobre os fundamentos da Realidade Aumentada (RA) e como esta pode influenciar na melhora do processo de letramento e alfabetização por meio de recursos visuais, focando na aplicação da RA como estratégia didática para potencializar e motivar a leitura. Na sequencia, discutimos a integração da RA nos processos de iniciação a leitura indagando se esta pode proporcionar aos leitores uma experiência de imersão na leitura, onde, os recursos da RA, dão vida aos recursos visuais como grafismo, ilustrações, animações, etc., enriquecendo a experiência física, tátil e sinestésica. Criando uma nova perspectiva de interação com o livro como objeto físico e digital capaz de melhorar a fluência da leitura e auxiliar na melhora dos índices de compreensão leitora e na aquisição de conhecimento. |
id |
UFAM_77c4eb89cc9115ddc3f017928b1687da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7467 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetizaçãoRealidade aumentadaAlfabetizaçãoAlfabetização visualOUTROSDesign editorialRealidade aumentadaInovaçãoRecursos didáticos interativosOs indicadores de desempenho da população brasileira em leitura são preocupantes, o que compromete consideravelmente o processo de formação desde a educação infantil até aos estudos de nível superior. Nesse trabalho fazemos uma revisão de literatura, sobre os fundamentos da Realidade Aumentada (RA) e como esta pode influenciar na melhora do processo de letramento e alfabetização por meio de recursos visuais, focando na aplicação da RA como estratégia didática para potencializar e motivar a leitura. Na sequencia, discutimos a integração da RA nos processos de iniciação a leitura indagando se esta pode proporcionar aos leitores uma experiência de imersão na leitura, onde, os recursos da RA, dão vida aos recursos visuais como grafismo, ilustrações, animações, etc., enriquecendo a experiência física, tátil e sinestésica. Criando uma nova perspectiva de interação com o livro como objeto físico e digital capaz de melhorar a fluência da leitura e auxiliar na melhora dos índices de compreensão leitora e na aquisição de conhecimento.The indicators of performance of the Brazilian population in reading are worrisome, which considerably compromises the process of formation from the infantile education to the studies of superior level. In this work, we review the literature on the foundations of the Augmented Reality (AR) and how it can influence the improvement of the literacy and literacy process through visual resources, focusing on the application of AR as a didactic strategy to enhance and motivate reading. In the sequel, we discuss the integration of AR in the processes of initiation and reading by asking whether it can provide readers with a reading immersion experience, where AR resources bring visual resources such as graphics, illustrations, animations, etc., enriching the physical, tactile and synesthetic experience. Creating a new perspective of interaction with the book as a physical and digital object capable of improving reading fluency and helping to improve reading comprehension indexes and knowledge acquisition.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-Graduação em DesignSilva, Jackson Colares dahttp://lattes.cnpq.br/2892628810743886Castro, Daniel Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/6171009772728593Raposo, Marcicley Regohttp://lattes.cnpq.br/59681875913157962019-11-05T15:29:00Z2019-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAPOSO, Marcicley Rego. O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização. 2019. 55 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7467porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-10-27T05:03:34Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7467Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-10-27T05:03:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização |
title |
O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização |
spellingShingle |
O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização Raposo, Marcicley Rego Realidade aumentada Alfabetização Alfabetização visual OUTROS Design editorial Realidade aumentada Inovação Recursos didáticos interativos |
title_short |
O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização |
title_full |
O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização |
title_fullStr |
O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização |
title_full_unstemmed |
O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização |
title_sort |
O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização |
author |
Raposo, Marcicley Rego |
author_facet |
Raposo, Marcicley Rego http://lattes.cnpq.br/5968187591315796 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/5968187591315796 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Jackson Colares da http://lattes.cnpq.br/2892628810743886 Castro, Daniel Ferreira de http://lattes.cnpq.br/6171009772728593 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raposo, Marcicley Rego http://lattes.cnpq.br/5968187591315796 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realidade aumentada Alfabetização Alfabetização visual OUTROS Design editorial Realidade aumentada Inovação Recursos didáticos interativos |
topic |
Realidade aumentada Alfabetização Alfabetização visual OUTROS Design editorial Realidade aumentada Inovação Recursos didáticos interativos |
description |
Os indicadores de desempenho da população brasileira em leitura são preocupantes, o que compromete consideravelmente o processo de formação desde a educação infantil até aos estudos de nível superior. Nesse trabalho fazemos uma revisão de literatura, sobre os fundamentos da Realidade Aumentada (RA) e como esta pode influenciar na melhora do processo de letramento e alfabetização por meio de recursos visuais, focando na aplicação da RA como estratégia didática para potencializar e motivar a leitura. Na sequencia, discutimos a integração da RA nos processos de iniciação a leitura indagando se esta pode proporcionar aos leitores uma experiência de imersão na leitura, onde, os recursos da RA, dão vida aos recursos visuais como grafismo, ilustrações, animações, etc., enriquecendo a experiência física, tátil e sinestésica. Criando uma nova perspectiva de interação com o livro como objeto físico e digital capaz de melhorar a fluência da leitura e auxiliar na melhora dos índices de compreensão leitora e na aquisição de conhecimento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-05T15:29:00Z 2019-09-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RAPOSO, Marcicley Rego. O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização. 2019. 55 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7467 |
identifier_str_mv |
RAPOSO, Marcicley Rego. O design editorial e recursos didáticos interativos: integrando Realidade Aumentada nos processos de letramento e alfabetização. 2019. 55 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-Graduação em Design |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-Graduação em Design |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732037115904000 |