Tecnologia da realidade aumentada na propaganda: avaliação da eficácia com base em entendimento, risco e resposta afetiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ricardo Menzes Carvalho
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Geleilate, José Mauricio Galli, Leocadio, Aurio Lucio, Gomes, Danielle Miranda de Oliveira Arruda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79328
Resumo: A Realidade Virtual, técnica que permite a interação entre pessoas e computadores, tem tido sua interface melhorada avançando para a tecnologia da Realidade Aumentada (RA), que permite uma interação “usuário-ambiente” mais eficiente e rica. Este estudo questiona como os consumidores avaliam a eficácia da propaganda em ambiente de Realidade Aumentada tendo como base o seu entendimento, a resposta afetiva e risco de compra. O uso da tecnologia da Realidade Aumentada foi avaliado neste estudo quanto à sua eficácia em propaganda via internet, no intuito de descobrir o quão eficazmente este recurso é percebido, com base nas influências dos constructos sobre percepção de risco do consumidor em relação ao produto, resposta afetiva ao experimentar o recurso e entendimento geral da propaganda. Utilizou-se como base teórica os conhecimentos a respeito dos usos da Realidade Aumentada, além do resgate de pesquisas que envolvessem os quatro pilares teóricos do estudo: risco percebido, entendimento, resposta afetiva e eficácia da propaganda. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, predominantemente quantitativa, com aplicação de questionários com 261 respondentes, abordados de forma não probabilística. Os resultados demonstraram que com o uso da tecnologia da Realidade Aumentada, o entendimento da propaganda apresenta uma relação positiva e significativa estatisticamente com eficácia da propaganda. Da mesma forma que a resposta afetiva também está positivamente relacionada com a essa eficácia. Entretanto, o risco percebido apresenta relação negativa com a eficácia, confirmando as hipóteses testadas pela pesquisa e a literatura existente.
id USP-40_c1c654edad3d7caf63cda8de6720fd34
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79328
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Tecnologia da realidade aumentada na propaganda: avaliação da eficácia com base em entendimento, risco e resposta afetivaInovaçãoPropagandaRealidade Aumentada.A Realidade Virtual, técnica que permite a interação entre pessoas e computadores, tem tido sua interface melhorada avançando para a tecnologia da Realidade Aumentada (RA), que permite uma interação “usuário-ambiente” mais eficiente e rica. Este estudo questiona como os consumidores avaliam a eficácia da propaganda em ambiente de Realidade Aumentada tendo como base o seu entendimento, a resposta afetiva e risco de compra. O uso da tecnologia da Realidade Aumentada foi avaliado neste estudo quanto à sua eficácia em propaganda via internet, no intuito de descobrir o quão eficazmente este recurso é percebido, com base nas influências dos constructos sobre percepção de risco do consumidor em relação ao produto, resposta afetiva ao experimentar o recurso e entendimento geral da propaganda. Utilizou-se como base teórica os conhecimentos a respeito dos usos da Realidade Aumentada, além do resgate de pesquisas que envolvessem os quatro pilares teóricos do estudo: risco percebido, entendimento, resposta afetiva e eficácia da propaganda. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, predominantemente quantitativa, com aplicação de questionários com 261 respondentes, abordados de forma não probabilística. Os resultados demonstraram que com o uso da tecnologia da Realidade Aumentada, o entendimento da propaganda apresenta uma relação positiva e significativa estatisticamente com eficácia da propaganda. Da mesma forma que a resposta afetiva também está positivamente relacionada com a essa eficácia. Entretanto, o risco percebido apresenta relação negativa com a eficácia, confirmando as hipóteses testadas pela pesquisa e a literatura existente.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2013-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79328INMR - Innovation & Management Review; v. 10 n. 3 (2013); 09-362515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79328/83398Pereira, Ricardo Menzes CarvalhoGeleilate, José Mauricio GalliLeocadio, Aurio LucioGomes, Danielle Miranda de Oliveira Arrudainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-14T19:00:59Zoai:revistas.usp.br:article/79328Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-14T19:00:59Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia da realidade aumentada na propaganda: avaliação da eficácia com base em entendimento, risco e resposta afetiva
title Tecnologia da realidade aumentada na propaganda: avaliação da eficácia com base em entendimento, risco e resposta afetiva
spellingShingle Tecnologia da realidade aumentada na propaganda: avaliação da eficácia com base em entendimento, risco e resposta afetiva
Pereira, Ricardo Menzes Carvalho
Inovação
Propaganda
Realidade Aumentada.
title_short Tecnologia da realidade aumentada na propaganda: avaliação da eficácia com base em entendimento, risco e resposta afetiva
title_full Tecnologia da realidade aumentada na propaganda: avaliação da eficácia com base em entendimento, risco e resposta afetiva
title_fullStr Tecnologia da realidade aumentada na propaganda: avaliação da eficácia com base em entendimento, risco e resposta afetiva
title_full_unstemmed Tecnologia da realidade aumentada na propaganda: avaliação da eficácia com base em entendimento, risco e resposta afetiva
title_sort Tecnologia da realidade aumentada na propaganda: avaliação da eficácia com base em entendimento, risco e resposta afetiva
author Pereira, Ricardo Menzes Carvalho
author_facet Pereira, Ricardo Menzes Carvalho
Geleilate, José Mauricio Galli
Leocadio, Aurio Lucio
Gomes, Danielle Miranda de Oliveira Arruda
author_role author
author2 Geleilate, José Mauricio Galli
Leocadio, Aurio Lucio
Gomes, Danielle Miranda de Oliveira Arruda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ricardo Menzes Carvalho
Geleilate, José Mauricio Galli
Leocadio, Aurio Lucio
Gomes, Danielle Miranda de Oliveira Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Propaganda
Realidade Aumentada.
topic Inovação
Propaganda
Realidade Aumentada.
description A Realidade Virtual, técnica que permite a interação entre pessoas e computadores, tem tido sua interface melhorada avançando para a tecnologia da Realidade Aumentada (RA), que permite uma interação “usuário-ambiente” mais eficiente e rica. Este estudo questiona como os consumidores avaliam a eficácia da propaganda em ambiente de Realidade Aumentada tendo como base o seu entendimento, a resposta afetiva e risco de compra. O uso da tecnologia da Realidade Aumentada foi avaliado neste estudo quanto à sua eficácia em propaganda via internet, no intuito de descobrir o quão eficazmente este recurso é percebido, com base nas influências dos constructos sobre percepção de risco do consumidor em relação ao produto, resposta afetiva ao experimentar o recurso e entendimento geral da propaganda. Utilizou-se como base teórica os conhecimentos a respeito dos usos da Realidade Aumentada, além do resgate de pesquisas que envolvessem os quatro pilares teóricos do estudo: risco percebido, entendimento, resposta afetiva e eficácia da propaganda. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, predominantemente quantitativa, com aplicação de questionários com 261 respondentes, abordados de forma não probabilística. Os resultados demonstraram que com o uso da tecnologia da Realidade Aumentada, o entendimento da propaganda apresenta uma relação positiva e significativa estatisticamente com eficácia da propaganda. Da mesma forma que a resposta afetiva também está positivamente relacionada com a essa eficácia. Entretanto, o risco percebido apresenta relação negativa com a eficácia, confirmando as hipóteses testadas pela pesquisa e a literatura existente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79328
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79328/83398
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 10 n. 3 (2013); 09-36
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221936033202176