Poder e sexualidade na Peça Histórica Eduardo II, de Christopher Marlowe
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4007 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado realiza uma análise histórico-literária da peça Eduardo II (1592), do dramaturgo inglês Christopher Marlowe. O contexto histórico abre o primeiro capítulo e as tradições grega e romana são analisadas na obra de Marlowe assim como as rupturas e inovações do dramaturgo nessa tragédia-histórica. Essas análises são baseadas nas obras: Poética de Aristóteles, História Mundial do Teatro de Margot Berthold e Tragédia Moderna de Raymond Williams. Na segunda parte, as personagens principais da peça e suas relações de poder e sexualidade são analisadas e essas mesmas personagens são comparadas às figuras históricas. Tais análises estão pautadas nas obras Personagem de Ficção, de Décio Almeida Prado, Para Ler o Teatro, de Anne Ubersfeld e, principalmente, na obra O Romance Histórico, de George Lukács. Na terceira parte dessa dissertação, foi realizada uma pesquisa sobre a recepção e crítica da peça Eduardo II na Inglaterra, assim como uma pesquisa sobre a história da homossexualidade. Ecos da obra do autor no cinema: Eduardo II de Derek Jarman, Coração Valente de Mel Gibson, na literatura contemporânea: Gaveston de Stephanie Merritt e no cânone: Richard II, de Shakespeare também foram lidas e analisadas. |
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Poder e sexualidade na Peça Histórica Eduardo II, de Christopher MarloweChristopher MarloweTeatroTragédiaHistóriaSexualidadeHomossexualidadeTheatreTragedyHistoryPowerSexualityHomosexualityLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRASEsta dissertação de mestrado realiza uma análise histórico-literária da peça Eduardo II (1592), do dramaturgo inglês Christopher Marlowe. O contexto histórico abre o primeiro capítulo e as tradições grega e romana são analisadas na obra de Marlowe assim como as rupturas e inovações do dramaturgo nessa tragédia-histórica. Essas análises são baseadas nas obras: Poética de Aristóteles, História Mundial do Teatro de Margot Berthold e Tragédia Moderna de Raymond Williams. Na segunda parte, as personagens principais da peça e suas relações de poder e sexualidade são analisadas e essas mesmas personagens são comparadas às figuras históricas. Tais análises estão pautadas nas obras Personagem de Ficção, de Décio Almeida Prado, Para Ler o Teatro, de Anne Ubersfeld e, principalmente, na obra O Romance Histórico, de George Lukács. Na terceira parte dessa dissertação, foi realizada uma pesquisa sobre a recepção e crítica da peça Eduardo II na Inglaterra, assim como uma pesquisa sobre a história da homossexualidade. Ecos da obra do autor no cinema: Eduardo II de Derek Jarman, Coração Valente de Mel Gibson, na literatura contemporânea: Gaveston de Stephanie Merritt e no cânone: Richard II, de Shakespeare também foram lidas e analisadas.This master´s degree dissertation completes a historical-literary analysis of the play Edward II (1592) by the English playwright Christopher Marlowe. A historic context opens the first chapter and the Greek and Roman traditions are analyzed in Marlowe‟s work as well as the ruptures and innovations of the playwright in this historic tragedy. These analysis are based on the works: Poetics by Aristotle, History of World Theatre by Margot Berthold and Modern Tragedy by Raymond Williams. In the second section, the power and sexual relations of the main characters are analyzed and these same characters are compared to the historic figures. These analysis are based on the works Personagem de Ficção by Décio Almeida Prado, Reading Theatre by Anne Ubbersfeld and predominately on the work of George Lukács, The Historical Novel. The third section of the dissertation will research the reception and critique of the play in England, as well as a research into the history of homosexuality. Echoes of the author‟s work on the cinema: Edward II by Derek Jarman, Braveheart by Mel Gibson, on contemporary literature: Gaveston by Stephanie Merritt and on the canon: Richard II by Shakespeare are analyzed.Não InformadaUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasSilva, Lajosyhttp://lattes.cnpq.br/4220995373459046Cacheado, Mary Ellen Riverahttp://lattes.cnpq.br/09034755296814872015-06-08T13:32:11Z2013-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCACHEADO, Mary Ellen Rivera. Poder e sexualidade na Peça Histórica Eduardo II, de Christopher Marlowe. 2013. 138f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4007porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-31T11:57:30Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4007Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-31T11:57:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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