A qualidade das aulas experimentais no Laboratório de Física. Um estudo de caso na Universidade Federal do Amazonas
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5535 |
Resumo: | Este trabalho objetivou medir a qualidade percebida pelos discentes que frequentam as aulas experimentais nos Laboratórios de Física da Universidade Federal do Amazonas, onde se verificou os atributos mais importantes para os alunos, pontos fortes e fracos do Laboratório e as oportunidades de melhorias. O método utilizado foi uma pesquisa exploratória com estudo de caso através de questionários com os Técnicos, Professores e Alunos, sendo este último no modelo SERVQUAL, com aplicação de uma análise quali-quantitativa, que possibilitou a avaliação dos atributos do Laboratório de Física. Concluiu-se que as três classes tiveram um atributo comum como ponto mais fraco, sendo este a quantidade de materiais e equipamentos, e como ponto forte, obteve-se, para os discentes, a disponibilidade do Laboratório e a segurança para realizar os experimentos, para os Técnicos, um bom conhecimento sobre os instrumentos e equipamentos e para os Professores a importância da participação dos Técnicos durante as aulas experimentais. Os resultados obtidos possibilitaram o conhecimento de como os alunos percebem a qualidade das aulas experimentais e como principais oportunidades de melhorias a aquisição de mais equipamentos com novas tecnologias e aquisição e instalação de projetores nos Laboratórios |
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A qualidade das aulas experimentais no Laboratório de Física. Um estudo de caso na Universidade Federal do AmazonasQualidade em serviçosEscala de LikertAulas experimentaisFormação profissionalENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOEste trabalho objetivou medir a qualidade percebida pelos discentes que frequentam as aulas experimentais nos Laboratórios de Física da Universidade Federal do Amazonas, onde se verificou os atributos mais importantes para os alunos, pontos fortes e fracos do Laboratório e as oportunidades de melhorias. O método utilizado foi uma pesquisa exploratória com estudo de caso através de questionários com os Técnicos, Professores e Alunos, sendo este último no modelo SERVQUAL, com aplicação de uma análise quali-quantitativa, que possibilitou a avaliação dos atributos do Laboratório de Física. Concluiu-se que as três classes tiveram um atributo comum como ponto mais fraco, sendo este a quantidade de materiais e equipamentos, e como ponto forte, obteve-se, para os discentes, a disponibilidade do Laboratório e a segurança para realizar os experimentos, para os Técnicos, um bom conhecimento sobre os instrumentos e equipamentos e para os Professores a importância da participação dos Técnicos durante as aulas experimentais. Os resultados obtidos possibilitaram o conhecimento de como os alunos percebem a qualidade das aulas experimentais e como principais oportunidades de melhorias a aquisição de mais equipamentos com novas tecnologias e aquisição e instalação de projetores nos LaboratóriosThis study aimed to measure the quality perceived by the students who attend classes in experimental physics laboratories of the Federal University of Amazonas, where there was the most important attributes for the students strengths and weaknesses of the Laboratory and the opportunities for improvement. The method used was an exploratory research with case study through questionnaires with the technicians, teachers and students, the latter being in the SERVQUAL model, applying a quali-quantitative analysis, which allowed the evaluation of the attributes of Physics Laboratory. It was concluded that the three classes have a common attribute as the weakest point, which is the amount of materials and equipment, and as a strong point, was obtained for the students, the availability of laboratory and safety to perform the experiments, for technicians, a good knowledge of the instruments and equipment and for the teachers the importance of the participation of technicians in the experimental classes. The results enabled the knowledge of how students perceive the quality of experimental classes and main improvement opportunities to acquire more equipment with new technologies and the purchase and installation of projectors in laboratories.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoMachado, Waltair Vieirahttp://lattes.cnpq.br/6043745262619436Lago Neto, João Caldas doCalheiros, Carla SouzaSilva, Marcos Silveira dahttp://lattes.cnpq.br/28307885668639212017-02-24T09:42:25Z2016-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Marcos Silveira da. A qualidade das aulas experimentais no Laboratório de Física. Um estudo de caso na Universidade Federal do Amazonas. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5535porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-02-25T05:03:27Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5535Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-02-25T05:03:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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