A qualidade das aulas experimentais no Laboratório de Física. Um estudo de caso na Universidade Federal do Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos Silveira da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2830788566863921
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5535
Resumo: Este trabalho objetivou medir a qualidade percebida pelos discentes que frequentam as aulas experimentais nos Laboratórios de Física da Universidade Federal do Amazonas, onde se verificou os atributos mais importantes para os alunos, pontos fortes e fracos do Laboratório e as oportunidades de melhorias. O método utilizado foi uma pesquisa exploratória com estudo de caso através de questionários com os Técnicos, Professores e Alunos, sendo este último no modelo SERVQUAL, com aplicação de uma análise quali-quantitativa, que possibilitou a avaliação dos atributos do Laboratório de Física. Concluiu-se que as três classes tiveram um atributo comum como ponto mais fraco, sendo este a quantidade de materiais e equipamentos, e como ponto forte, obteve-se, para os discentes, a disponibilidade do Laboratório e a segurança para realizar os experimentos, para os Técnicos, um bom conhecimento sobre os instrumentos e equipamentos e para os Professores a importância da participação dos Técnicos durante as aulas experimentais. Os resultados obtidos possibilitaram o conhecimento de como os alunos percebem a qualidade das aulas experimentais e como principais oportunidades de melhorias a aquisição de mais equipamentos com novas tecnologias e aquisição e instalação de projetores nos Laboratórios
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