A trajetória do narrador de Dom Casmurro Do romance ao cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisco Guaracy Andrade da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0611021830294506
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2370
Resumo: O trabalho em questão aborda as categorias da Transtextualidade proposta por Gerard Genette (1982, p.8-12), na trajetória do narrador de Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis para o filme Dom (2003), de Moacyr Góes. É enfatizada a identificação das relações intertextuais do filme com o romance para contar a trajetória do narrador-personagem. Menciona-se a identificação de um texto em outro no estudo comparativo. Os elementos necessários para o melhor entendimento da proposta na estruturação do percurso emocional do narrador-personagem são destacados pelas relações entre o texto literário e os outros textos que cercam as cenas da adaptação fílmica. O delineamento do espaço e a sugestão do tempo são importantes na relação de co-presença da caracterização do narrador-personagem. É levada em consideração a análise crítica sobre o romance pelas personagens do filme nas cenas que sugerem relação com o texto primeiro e outros textos paralelos. É através da visão do narrador-personagem que podemos explicitar, nessas mesmas leituras, coerências e inteligibilidades supostamente tendenciosas na trajetória da narrativa de Bento Santiago nas três fases de sua vida. A suposição de semelhanças entre os textos filme e romance que implicam em analogias formais ou de conteúdo entre textualidades, é apresentada ao leitor através de um narrador tanto multifacetado em seus sentimentos quanto ambíguo na sua fase adulta no que diz respeito ao seu comportamento. A partir daí, o processo de resgate da sua juventude que se encontra presa no passado se dá através da hipertextualidade de um texto preexistente em função do qual o filme se estrutura, na tentativa de recriar a vida do narrador-personagem através do seu depoimento.
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