O narrador e a figuração de personagens em Les misérables, de Victor Hugo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Erickson Henrique Martins dos [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214566
Resumo: A presente dissertação objetiva a investigação crítica do narrador e das personagens presentes no romance Les misérables (1862), de Victor Hugo. Nessa narrativa, a figuração de personagens difere daquela empregada em obras anteriores do mesmo autor, pois, em Les misérables, as personagens possuem uma função ainda mais essencial para o estabelecimento e o desenvolvimento da diegese, visto que são plenamente manipuladas pelo narrador, que cria, por meio da narrativa, uma rede de relações entre todas elas. Para a análise, precisou-se reclassificar as personagens considerando seu nível de figuração na narrativa, o grau de condução pelo narrador, o coletivo pertencente e o processo narrativo ao qual elas podem se sujeitar a depender do propósito narrativo. Para a verificação dessa nova proposta de classificação, escolhemos tomar duas personagens que funcionam como polos na narrativa, atraindo para si outros entes fictícios com níveis de figuração mais baixos. Os polos selecionados para este trabalho são M. Myriel e Fantine, pois as duas personagens foram classificadas em níveis diferentes na análise, além de apresentarem figurações muito distintas. A categoria da personagem literária foi, por algum tempo, negligenciada pelos principais teóricos da narrativa. O maior problema gerado por essa negligência foi a perpetuação da ideia errônea de que o ser ficcional é uma mera representação do ser humano na literatura. Para confrontar esse entendimento, fez-se necessário retomar todo o percurso da análise da personagem de ficção, desde o início dos estudos literários com o teórico Aristóteles, recuperando, posteriormente, alguns trabalhos gerados nos anos vinte, como as obras de Forster, Muir, Propp, entre outras, até se chegar aos estudos mais recentes como os de Antonio Candido, Carlos Reis, Cristina da Costa Vieira, Michel Zéraffa e Fernando Segolin. Esta dissertação integra a linha de pesquisa História Literária e Crítica do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários.
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spelling O narrador e a figuração de personagens em Les misérables, de Victor HugoLe narrateur et la figuration des personnages dans Les Misérables, de Victor HugoNarradorFiguração de personagensVictor HugoLes misérablesNarrateurFiguration de personnagesLes misérablesA presente dissertação objetiva a investigação crítica do narrador e das personagens presentes no romance Les misérables (1862), de Victor Hugo. Nessa narrativa, a figuração de personagens difere daquela empregada em obras anteriores do mesmo autor, pois, em Les misérables, as personagens possuem uma função ainda mais essencial para o estabelecimento e o desenvolvimento da diegese, visto que são plenamente manipuladas pelo narrador, que cria, por meio da narrativa, uma rede de relações entre todas elas. Para a análise, precisou-se reclassificar as personagens considerando seu nível de figuração na narrativa, o grau de condução pelo narrador, o coletivo pertencente e o processo narrativo ao qual elas podem se sujeitar a depender do propósito narrativo. Para a verificação dessa nova proposta de classificação, escolhemos tomar duas personagens que funcionam como polos na narrativa, atraindo para si outros entes fictícios com níveis de figuração mais baixos. Os polos selecionados para este trabalho são M. Myriel e Fantine, pois as duas personagens foram classificadas em níveis diferentes na análise, além de apresentarem figurações muito distintas. A categoria da personagem literária foi, por algum tempo, negligenciada pelos principais teóricos da narrativa. O maior problema gerado por essa negligência foi a perpetuação da ideia errônea de que o ser ficcional é uma mera representação do ser humano na literatura. Para confrontar esse entendimento, fez-se necessário retomar todo o percurso da análise da personagem de ficção, desde o início dos estudos literários com o teórico Aristóteles, recuperando, posteriormente, alguns trabalhos gerados nos anos vinte, como as obras de Forster, Muir, Propp, entre outras, até se chegar aos estudos mais recentes como os de Antonio Candido, Carlos Reis, Cristina da Costa Vieira, Michel Zéraffa e Fernando Segolin. Esta dissertação integra a linha de pesquisa História Literária e Crítica do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários.Ce mémoire vise à une enquête critique sur le narrateur et les personnages présents dans le roman Les Misérables (1862), de Victor Hugo. Dans cette narration, la figuration des personnages diffère de celle utilisée dans les œuvres précédentes du même auteur, car, dans Les Misérables, les personnages ont une fonction d'autant plus essentielle pour l'établissement et le développement de la diégèse, parce qu'ils sont entièrement manipulés par le narrateur qui crée, à travers le récit, un réseau de relations entre eux tous. Pour l'analyse, il a fallu reclasser les personnages en fonction de leur niveau de figuration dans le récit, du degré de conduction par le narrateur, de l'appartenance collective et du processus narratif auquel ils peuvent être soumis, selon la finalité narrative. Afin de vérifier cette nouvelle proposition de classification, nous avons choisi de prendre deux personnages qui fonctionnent comme des pôles dans le récit, attirant à eux d'autres entités fictionnelles avec des niveaux de figuration inférieurs. Les pôles choisis pour ce travail sont M. Myriel et Fantine, car les deux personnages ont été classés à des niveaux différents dans l'analyse et présentent des figurations très différentes. La catégorie du personnage littéraire a été pendant un certain temps négligée par les principaux théoriciens de la littérature. Le plus gros problème généré par cette négligence était la perpétuation de l'idée erronée que l'être fictif est une simple représentation de l'être humain dans la littérature. Pour dépasser cette compréhension, il a fallu reprendre tout le cours de l'analyse du personnage de fiction, depuis le début des études littéraires avec le théoricien Aristote, en récupérant plus tard certaines œuvres générées dans les années vingt, telles que les œuvres de Forster, Muir, Propp, entre autres, jusqu'à atteindre les études les plus récentes telles que celles d'Antonio Candido, Carlos Reis, Cristina da Costa Vieira, Michel Zéraffa et Fernando Segolin. Ce mémoire fait partie de la ligne de recherche História Literária e Crítica du Programa de Pós-graduação em Estudos Literários.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vicente, Adalberto Luis [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Erickson Henrique Martins dos [UNESP]2021-09-27T16:46:40Z2021-09-27T16:46:40Z2021-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21456633004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:27:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214566Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T14:27:43Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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