Músicas norte-americanas de protesto: uma análise dialógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Annemeire Araújo de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9024133427528079
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6103
Resumo: Esta dissertação é resultado de estudos realizados no âmbito da Análise de Discurso sob a perspectiva dialógica bakhtiniana e tem por objetivo compreender os discursos manifestos em treze letras de músicas de protesto escritas nos Estados Unidos no período de 1905 a 2014. Por admitir que todo texto se constitui por sua relação com outros textos e que, por esta razão, não é somente uma sequência de frases mas uma unidade comunicativa formada por linguagem,sujeito e história inter-relacionados, a abordagem aplicada ao objeto em análise (que nesta pesquisa se comunica com o pesquisador) demonstrou que o sentido nele se dá por vozes sociais manifestas em seu material verbal. Essas vozes pertencem a grupos excluídos, a religiosos,a governantes autoritários, aos que são a favor (e aos que são contra) a guerra, denunciam a omissão que atinge alguns, o preconceito que humilha outros e fazem com que a música de protesto comunique interações que ultrapassam a luta de classes do ponto de vista econômico e que, ao apresentar novas categorias desta luta,se modificam e modificam a sociedade através das décadas. Apreender os sentidos do que se enuncia verbalmente por meio desta cadeia de relações vem se tornando cada vez mais necessário aos estudos que prezem por um olhar menos dicotômico de linguagem.
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