Acarajé em Manaus: etnografias de saberes e conexões em torno desse alimento de matriz africana – Amazonas / Brasil
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9482 |
Resumo: | Acarajé em Manaus: Etnografias de saberes e conexões em torno desse alimento de matriz africana – Amazonas/Brasil. O presente estudo está circunscrito no panorama das relações entre saberes e fazeres de culinária africana e afro-brasileira, no espaço urbano de Manaus. O objeto é acarajé; tema, acarajé em Manaus; perfil do trabalho é qualitativo com viés reflexivo, sem comparações, nem expectativas, mas embasado na veracidade encontrada de como se apresenta o acarajé em Manaus. A representatividade dá-se a partir da disponibilidade das interlocutoras colaboradoras através de perguntas abertas, em campo on-line em tempos de pandemia em distanciamento e normas sanitárias vigentes. Questão Central - Como se apresenta o acarajé em Manaus? Objetivos: Geral - Compreender como se apresenta o acarajé em Manaus. Específicos: 1) identificar, através da antropologia da alimentação, o universo do acarajé nas dimensões geográfica, histórica e cultural em África, Salvador (BA) e Manaus (AM) com peculiaridades e especificidade. 2). Investigar etnograficamente pessoas colaboradoras interlocutoras quanto ao seu “saber-fazer” acarajé local, enquanto coisa viva, redes, conexões e sentidos envolvendo comercialização e relações com o sagrado. 3) Elaborar interações entre estudos da antropologia da alimentação, conteúdos etnográficos produzidos por nossas colaboradoras interlocutoras de Manaus, em seu “saber-fazer” local, e nas Instituições ABAM e IPHAN. Pretende-se, nas Considerações Finais, responder à questão central desse estudo, ao universo acadêmico e à sociedade em geral, respeitando o protagonismo local, sobre a presença do acarajé em Manaus, Amazonas / Brasil. Contribuições teóricas de Mainardes (2009), Magnani (2009), Christian Ghasarian (2002). Formação da Representatividade são mulheres ou pessoas auto reconhecidas como tal, maiores de 18 anos, que façam acarajés em Manaus. Fundamentação teórica: Antropologia da Alimentação. |
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A representatividade dá-se a partir da disponibilidade das interlocutoras colaboradoras através de perguntas abertas, em campo on-line em tempos de pandemia em distanciamento e normas sanitárias vigentes. Questão Central - Como se apresenta o acarajé em Manaus? Objetivos: Geral - Compreender como se apresenta o acarajé em Manaus. Específicos: 1) identificar, através da antropologia da alimentação, o universo do acarajé nas dimensões geográfica, histórica e cultural em África, Salvador (BA) e Manaus (AM) com peculiaridades e especificidade. 2). Investigar etnograficamente pessoas colaboradoras interlocutoras quanto ao seu “saber-fazer” acarajé local, enquanto coisa viva, redes, conexões e sentidos envolvendo comercialização e relações com o sagrado. 3) Elaborar interações entre estudos da antropologia da alimentação, conteúdos etnográficos produzidos por nossas colaboradoras interlocutoras de Manaus, em seu “saber-fazer” local, e nas Instituições ABAM e IPHAN. Pretende-se, nas Considerações Finais, responder à questão central desse estudo, ao universo acadêmico e à sociedade em geral, respeitando o protagonismo local, sobre a presença do acarajé em Manaus, Amazonas / Brasil. Contribuições teóricas de Mainardes (2009), Magnani (2009), Christian Ghasarian (2002). Formação da Representatividade são mulheres ou pessoas auto reconhecidas como tal, maiores de 18 anos, que façam acarajés em Manaus. Fundamentação teórica: Antropologia da Alimentação.Acarajé in Manaus: Ethnographies of knowledge and connections around this food of African origin – Amazonas/Brazil. The present study is circumscribed in the panorama of the relations between knowledge and practices of African and Afro-Brazilian cuisine, in the urban space of Manaus. The object is acarajé; theme, acarajé in Manaus; The work's profile is qualitative with a reflective bias, without comparisons or expectations, but based on the veracity found on how acarajé is presented in Manaus. Representativeness comes from the availability of collaborating interlocutors through open questions, in the online field in times of pandemic, distancing and current health standards. Central Question - How is acarajé presented in Manaus? Objectives: General - Understand how acarajé is presented in Manaus. Specific: 1) identify, through the anthropology of food, the universe of acarajé in the geographic, historical and cultural dimensions in Africa, Salvador (BA) and Manaus (AM) with peculiarities and specificity. 2). To ethnographically investigate collaborating interlocutors regarding their “know-how” local acarajé, as a living thing, networks, connections and meanings involving commercialization and relationships with the sacred. 3) Elaborate interactions between food anthropology studies, ethnographic contents produced by our collaborators in Manaus, in their local “know-how”, and in the ABAM and IPHAN Institutions. It is intended, in the Final Considerations, to answer the central question of this study, the academic universe and society in general, respecting the local protagonism, about the presence of acarajé in Manaus, Amazonas / Brazil. Theoretical contributions of Mainardes (2009), Magnani (2009), Christian Ghasarian (2002). Formation of Representativeness are women or people self-recognized as such, over 18 years old, who make acarajés in Manaus. Theoretical foundation: Anthropology of Food.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Antropologia SocialBraga, Sérgio Ivan Gilhttp://lattes.cnpq.br/2146777152891330Maciel, Maria Eunice de SouzaRufino, Márcia Regina Caldeiripe FariasSilva, Maristela Santoshttp://lattes.cnpq.br/66669809056445422023-07-14T15:41:39Z2023-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Maristela dos Santos. Acarajé em Manaus: etnografias de saberes e conexões em torno desse alimento de matriz africana – Amazonas / Brasil. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9482porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-07-15T05:04:14Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9482Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-07-15T05:04:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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Acarajé em Manaus: etnografias de saberes e conexões em torno desse alimento de matriz africana – Amazonas / Brasil Silva, Maristela Santos Antropologia urbana - Usos e Costumes Relativismo cultural Culinária africana CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA: ANTROPOLOGIA URBANA CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA: ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRAS Acarajé Etnografias Manaus-Amazonas Antropologia do alimento Matriz africana |
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