Contexto e realidade amazônica: questões sociocientíficas na formação continuada de professores de Ciências/Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Denny William de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6153907026219832
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6133
Resumo: A necessidade de melhoria no processo ensino e aprendizagem, de se aproximar o conhecimento produzido em educação aos educadores e da superação da visão simplista da atividade docente são algumas justificativas para concepção e manutenção de programas de formação continuada (FC). Esta pesquisa teve por objetivo investigar como a abordagem de questões sociocientíficas (QSC) do contexto regional amazônico pode contribuir na FC de professores de Ciências/Química. Para tanto, considerou-se os professores como protagonistas nesse processo de formação, valorizando seus saberes experienciais na perspectiva do Paradigma da Racionalidade Prática. Assim, adotou-se a abordagem qualitativa de pesquisa pautada na pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa foram professores de Biologia, Física e Química que atuam no Ensino Médio em três escolas públicas de Manaus. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, entrevista semiestruturada, diário de campo, gravações audiovisuais do curso oferecido e fórum em ambiente virtual. A análise dos dados foi realizada mediante a Análise Textual Discursiva. Os resultados foram analisados com base na Pedagogia Crítica de Giroux e Freire. Nas escolas constatamos que os professores atuam na própria área de formação e a maioria possuem pós-graduação. Dos 55 professores participantes, 54 aceitariam participar de uma ação de FC. Desses, 42 já participaram de FC. Os temas do contexto amazônico, como o encontro das águas entre os rios Negro e Solimões e a abordagem de QSC foram abordados por 22 dos 55 professores. As questões ambientais foram a temática mais frequente e seminário e debate as estratégias didáticas mais utilizadas. De início constatou-se um ensino com características da “educação bancária” e uma concepção equivocada da abordagem de QSC e de contextualização, como a simples citação de exemplos na exposição de conteúdos, ou como realização de experimentos. Algumas QSC mencionadas foram drogas, origem da vida, sexualidade, discussão sobre a legalização do aborto e da maconha. O despertamento do interesse nos alunos e a escolha dos temas a serem abordados por parte dos professores foram indicadas como facilidades para abordagem de QSC. Entre as dificuldades estão a falta de recursos e de conhecimento prévio e de interesse dos alunos. A abordagem de QSC no contexto amazônico suscitada na FC proporcionou aos professores serem autores de suas próprias sequências didáticas (SD) sendo elaboradas oito propostas, das quais seis relacionadas à questões ambientais e as demais aos hábitos alimentares dos amazonenses, somente uma SD não apresentou relação direta com o contexto amazônico. Ficou evidenciado que os professores reconhecem a importância dessa formação como potencial para mudança de suas práticas pedagógicas e a abordagem de QSC regional promoveu a discussão de aspectos sociais, políticos, econômicos, morais, éticos e ambientais e a compreensão de que pode contribuir para uma maior compreensão de conceitos científicos, indispensáveis à tomada de decisão responsável. E também reconhecem essa abordagem como superação ao modelo tradicional de ensino.
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Os sujeitos da pesquisa foram professores de Biologia, Física e Química que atuam no Ensino Médio em três escolas públicas de Manaus. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, entrevista semiestruturada, diário de campo, gravações audiovisuais do curso oferecido e fórum em ambiente virtual. A análise dos dados foi realizada mediante a Análise Textual Discursiva. Os resultados foram analisados com base na Pedagogia Crítica de Giroux e Freire. Nas escolas constatamos que os professores atuam na própria área de formação e a maioria possuem pós-graduação. Dos 55 professores participantes, 54 aceitariam participar de uma ação de FC. Desses, 42 já participaram de FC. Os temas do contexto amazônico, como o encontro das águas entre os rios Negro e Solimões e a abordagem de QSC foram abordados por 22 dos 55 professores. As questões ambientais foram a temática mais frequente e seminário e debate as estratégias didáticas mais utilizadas. De início constatou-se um ensino com características da “educação bancária” e uma concepção equivocada da abordagem de QSC e de contextualização, como a simples citação de exemplos na exposição de conteúdos, ou como realização de experimentos. Algumas QSC mencionadas foram drogas, origem da vida, sexualidade, discussão sobre a legalização do aborto e da maconha. O despertamento do interesse nos alunos e a escolha dos temas a serem abordados por parte dos professores foram indicadas como facilidades para abordagem de QSC. Entre as dificuldades estão a falta de recursos e de conhecimento prévio e de interesse dos alunos. A abordagem de QSC no contexto amazônico suscitada na FC proporcionou aos professores serem autores de suas próprias sequências didáticas (SD) sendo elaboradas oito propostas, das quais seis relacionadas à questões ambientais e as demais aos hábitos alimentares dos amazonenses, somente uma SD não apresentou relação direta com o contexto amazônico. Ficou evidenciado que os professores reconhecem a importância dessa formação como potencial para mudança de suas práticas pedagógicas e a abordagem de QSC regional promoveu a discussão de aspectos sociais, políticos, econômicos, morais, éticos e ambientais e a compreensão de que pode contribuir para uma maior compreensão de conceitos científicos, indispensáveis à tomada de decisão responsável. E também reconhecem essa abordagem como superação ao modelo tradicional de ensino.The need to improve the teaching and learning process, to approach the knowledge produced in education to educators and to overcome the simplistic view of teaching activity are some justifications for the design and maintenance of continuing education programs. This research had as objective to investigate how the approach of socio-scientific issues (SSI) of the Amazon regional context can contribute in the CF of Science / Chemistry teachers. For this, the teachers were considered as protagonists in this formation process, valuing their experiential knowledge in the perspective of the Paradigm of Practical Rationality. Thus, the qualitative research approach based on action research was adapted. The subjects of the research were Biology, Physics and Chemistry teachers who work in High School in three public schools in Manaus. The instruments of data collection were questionnaires, semi-structured interview, field diary, audiovisual recordings of the course offered and forum in a virtual environment. Data analysis was performed using Discursive Textual Analysis. The results were analyzed based on the Critical Pedagogy of Giroux and Freire. In schools we found that teachers work in the training area and most of them have a postgraduate degree. Of the 55 participating teachers, 54 would accept to participate in a CF action. Of these, 42 have already participated in CF. The topics of the Amazon context, such as the meeting of the waters between the Negro and Solimões rivers and the SSI approach were approached by 22 of the 55 teachers. Environmental issues were the most frequent topic and seminar and discussed the most used didactic strategies. At the outset, teaching with characteristics of "banking education" and a mistaken conception of the SSI approach and contextualization, such as the simple citing of examples in the content exposition, or as experiments were observed. Some of the SSI mentioned were drugs, origin of life, sexuality, discussion on the legalization of abortion and marijuana. The awakening of interest in students and the choice of topics to be addressed by teachers were indicated as facilities for approaching SSI. Among the difficulties are the lack of resources and prior knowledge and interest of the students. The QSC approach in the Amazon context raised in the CF allowed the teachers to be authors of their own didactic sequences (DS). Eight proposals were elaborated, of which six related to environmental issues and the others to the eating habits of the Amazonians. Only one DS had no relation with the Amazonian context. It was evidenced that teachers recognize the importance of this training as a potential for change in their pedagogical practices and the regional SSI approach promoted the discussion of social, political, economic, moral, ethical and environmental aspects and the understanding that it can contribute to a greater understanding of scientific concepts, indispensable to responsible decision-making. And they also recognize this approach as an overcoming of the traditional teaching model.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em QuímicaFarias, Sidilene Aquino dehttp://lattes.cnpq.br/6974383103784984Mesquita, Denny William de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/61539070262198322018-02-02T18:44:38Z2017-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMESQUITA, Denny William de Oliveira. Contexto e realidade amazônica: questões sociocientíficas na formação continuada de professores de Ciências/Química. 2017. 247 f. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6133porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-02-03T05:03:35Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-02-03T05:03:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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